You are currently viewing QUANDO A TI É INVESTIMENTO E QUANDO É DESPESA.

QUANDO A TI É INVESTIMENTO E QUANDO É DESPESA.

O artigo de hoje deve ter causado estranheza no título. Como uma empresa de TI pode afirmar isso? Nossa resposta: porque existem várias realidades nas empresas e você vai conhece-las a partir de agora. Leia e descubra!

A MR Soluções é uma empresa de TI que tem um amplo portfólio de serviços. Entre eles está a consultoria. Uma consultoria em qualquer área tem por princípio a orientação da empresa cliente a fim de ajudar a formatar o planejamento estratégico e as operações e ao mesmo tempo evitar perdas. Essa é a maior justificativa do assunto de hoje.

Com uma consultoria em TI, a empresa planeja o Investimento e a Manutenção do mesmo.

Quando a TI é Investimento

Como você já deve saber, a TI facilita o uso das informações, logo, os processos e as tomadas de decisões são mais rápidos e assertivos.

Com recursos como o machine learning e computação em nuvem, as empresa passam a ter mais acessibilidade e segurança com seus dados em qualquer lugar do mundo. O artigo vai expor apenas algumas práticas que justificam a TI como investimento. São inúmeras que precisaríamos de outras publicações com a mesma temática.

Um estudo feito pela consultoria Deloitte em 2021, em inglês, incluindo vários países, indica que as pequenas e médias empresas que usam a tecnologia da nuvem cresceram 26% mais rapidamente e têm lucros 21% maiores, pelos motivos colocados acima: a gestão das informações.

Ferramentas analíticas preditivas ajudam a determinar o que os clientes podem querer na próxima semana ou no próximo mês, enquanto as ferramentas analíticas sociais fornecem feedback imediato sobre a mentalidade dos consumidores, só para citar como exemplos.

Outro aspecto importante é que a TI integra os sistemas de gestão, tornando toda a empresa mais dinâmica em seus fluxos e processos. Com uma empresa dinâmica, rápida e inovadora, os clientes serão melhor atendidos e a marca tem seu valor agregado, aumentado.

Quando a TI é Despesa

Agora imagine uma empresa de qualquer segmento que se conscientizou da importância da TI para o seu crescimento. Ela fez um financiamento junto ao órgão competente até com subsídios e adotou as boas práticas com a TI. Mas com o passar dos meses, o gestor observa uma queda no desempenho em comparação com o início dessas mudanças. O que pode ter ocorrido? Veja as possíveis causas:

  • Falta de mapeamento e revisão dos processos: é preciso entender por que as pessoas fazem o que fazem e se estão fazendo de modo coerente com os objetivos. Mapas mostram pontos fortes e fracos;
  • Falta de adaptações na infraestrutura de TI e na estrutura organizacional visando acomodar os demais processos de gestão de riscos em TI, focando os objetivos estratégicos (lembra do artigo das OKRs?). Se a empresa contrata alguém para um novo cargo, é preciso considerar o que a TI precisa adaptar;
  • Ausência de indicadores e métricas que permitam avaliar os riscos nos processos e rotinas suportadas pela TI, além da eficiência e robustez das ferramentas e soluções usadas naquele momento;
  • Falta de Backup e restauração de dados importantes e críticos para a empresa, tudo seguido de virtualização, se possível. Esse é um dos fatores que mais causa prejuízo para as empresas, pois com o roubo de dados, a falta de backup implica em perdas financeiras pelo retrabalho;
  • Falta de ações preventivas contra roubos de informações e ataques virtuais;
  • Negligência ou falta de solução de problemas e sinistros;
  • Gestão de pessoas de forma inadequada: pessoas precisam ser mobilizadas, treinadas e relembradas de atividades. Ao contratar novos colaboradores, empresa precisa ter um plano para manter o alinhamento humano para que os processos não se percam e o investimento mude de nome.

Como você viu no artigo, a TI pode ser um investimento ou uma despesa. Vai depender da posição da empresa sobre como fazer a manutenção do investimento feito em TI. Já parou para pensar nisso? Se ainda não, pare, pense e fale com um especialista. Até o próximo artigo!

REFERÊNCIAS

www.4infra.com.br

Imagem da capa: Imagem de Pressfoto | Freepik

Imagem do corpo do texto: Image by tirachardz on Freepik: https://www.freepik.com/author/tirachardz