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COMO IMPLEMENTAR A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: ESTRATÉGIAS QUE NÃO PODEM FALTAR.

No artigo de hoje, você vai entender o que significa a transformação digital, quais os requisitos para ter a transformação cada vez mais plena e conhecer um caso real.

A transformação digital é um fenômeno que está mudando a forma de fazer negócios e estabelecer relacionamentos comerciais e com colaboradores, a partir da transformação de empresas em organizações digitalizadas, mais eficazes e eficientes.

O termo está ligado ao uso da tecnologia e atende todas as áreas de uma empresa, seja ela pública, privada ou outra classificação. Mas vale entender que a transformação digital é abrangente e as estratégias e recursos adotados, vão depender do plano de negócio, do segmento e de quanto a empresa está disposta a inovar conforme o mercado requer.

Das empresas que figuraram na lista Fortune 500 em 2017, 70% contavam com equipes dedicadas à transformação digital, a visão de futuro tão básica para empresas inovadora. Hoje 67% da jornada de compradores é feita pela internet. Mas você deve estar pensando: “mas minha empresa nunca vai fazer parte dessa lista”. Pode ser que não, mas ficam os números para provar que as empresas inovadoras crescem.

Uma empresa pode ser pequena e pode continuar enxuta terceirizando serviços de tecnologia e outros, mas as empresas pequenas não têm a opção não adotar a transformação digital. A seguir, veja quais são os requisitos para implementar e transformação digital.

Mas antes, conforme prometido, veja o caso de uma empresa que mudou o seu modelo de negócio a partir da transformação digital. Aliás, ela ficou gigante. Trata-se da Netflix.

Em 1997, logo após vender uma empresa de tecnologia, Reed Hastings, ao precisar pagar uma multa de US$ 40 para a Blockbuster por atraso na devolução,teve um insight de abrir uma empresa no ramo de locação de DVDs que fazia entregas por correio, com taxa fixa de sem multas. Era a Netflix.

No início a empresa não decolou, mas em 2005 ao usar a tecnologia, foi a virada. A empresa mudou o modelo de negócio de locação de filmes para o streaming digital de filmes e outros conteúdos audiovisuais.  Em 2013 decidiram produzir os próprios conteúdos, estreando com a série House of Cards.

Hoje a empresa trabalha com o tripé tecnologia, marketing e conteúdo. A inteligência artificial gera informações importantes para a experiência dos clientes. A frase que você possivelmente já viu enquanto procura um conteúdo “opções para…”  mostra o quanto a empresa conhece do perfil dos clientes. A tecnologia facilita para empresa e cliente,

O fundador da empresa resume o papel da tecnologia na transformação das empresas:  “nós não sabemos ao certo. Não é a Netflix que está fazendo as mudanças, é a internet. Todos os anos a gente descobre como usar a internet para melhorar a experiência do consumidor. Todo ano é um novo experimento” (para a revista Venture Beat).

A inteligência artificial coleta informações e personaliza as sugestões de conteúdo para cada cliente

Como você viu, independente do seu modelo de negócio, do plano de negócio que fez e aplica, a tecnologia traz novas oportunidade de modernização, lucratividade e crescimento. Então, veja a seguir os requisitos para começar a transformação digital, independente do ramo ou tamanho da empresa.

COMO IMPLEMENTAR A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Existem empresas que ainda enfrentam dificuldades para iniciar a transformação digital. Mesmo implementando novas tecnologias, o verdadeiro bloqueio emerge do ambiente pouco propício ao uso da criatividade para enxergar oportunidades e resolver problemas.

A transformação digital convida as pessoas a quebrar paradigmas e fazer as coisas com novas formas, procurar novos caminhos, com agilidade e de forma intuitiva e de acordo com o segmento em que atuam e a realidade interna. Por isso, é difícil promover a transformação digital quando o pensamento predominante é o convencional. A forma mais segura de implantá-la é definindo objetivos, estratégias e fomentar para toda a empresa para que haja a adoção das novas práticas.  

Incluir estratégia de TI

O plano estratégico de TI deve estar alinhado com o plano de negócios, e os objetivos do plano de negócios devem estar claros, para que o time de TI, ou a empresa terceirizada, consiga alinhar as expectativas e buscar soluções compatíveis com os objetivos. Uma boa estratégia é avaliar as mudanças e ir atrás de tecnologias para alcançá-las.

Mapear a arquitetura corporativa

A arquitetura corporativa ajuda a reduzir a complexidade associada à transformação digital ao monitorar a arquitetura de sistemas e a infraestrutura de TI. Um conjunto de regras ajuda na governança de todo o processo e facilita o trabalho. No artigo da próxima semana vamos falar dessa temática em detalhes.

Criar planos para gerenciar mudanças

Como a cultura da empresa talvez não esteja alinhada à transformação digital, pode haver atrasos na implementação. A mudança cultural é um passo muito importante e não deve ser subestimado ou adiado; pelo contrário, ele deve ser tratado com cuidado, para não se tornar um empecilho. Os planos devem ser claros e focar os objetivos esperados e como dito antes, todos precisam estar cientes e mobilizados para adota-los.

Rever os processos de negócios

A transformação digital traz possibilidades de otimizar processos. Por exemplo, a implementação de um software CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) voltado para vendas é um passo simples e eficiente. Dados sobre desempenho serão obtidos, e isso ajudará os gestores a tomar as melhores decisões. Independente do sistema de gestão adotado, é preciso ser acessível e atraente, com dashboards fáceis e funcionais para que sejam usados alimentando um sistema de informações de forma garantida.

Estabelecer requisitos de gerenciamento de risco

É impossível determinar quando um risco se realizará e qual será seu impacto, mas é possível desenvolver abordagens de gerenciamento de riscos e prever fatores potencialmente perigosos. É importante mapear os riscos e definir planos para diminuir a fragilidade dos sistemas.

Avaliar a estrutura escalável

Uma estrutura escalável é aquela em que o crescimento ocorre em proporção muito maior que o aumento de capital e/ou pessoal. Para isso, é preciso um processo automatizado que garanta a qualidade.

Toda empresa precisa ter escalabilidade similar à das startups. Escalando o negócio, é possível aumentar lucro e produtividade e utilizar os recursos ganhos para desenvolver outros setores da empresa.

Procurar por inovação disruptiva

Um dos maiores exemplos de inovação disruptiva é a transformação digital da indústria musical. No passado, as pessoas precisavam comprar um conjunto de músicas em meios físicos, mas não queriam isso. A Apple entendeu o cliente e criou todo um ecossistema que transformou para sempre o mercado — o iPod. Olhe para dentro de sua empresa, mas olhe para o movimento do mercado antes de tomar decisões de investimentos em TI, mercado e outras áreas.

Repensar o modelo de negócio

A identidade de uma empresa é fortemente relacionada com o seu modelo de negócio e a maneira como as atividades são executadas. A transformação digital deve mudar a forma como os negócios são feitos, automatizando e abusando do uso de analytics (ou análise de dados – por isso a importância de todos alimentarem os sistemas com as informações corretas e atualizadas). 

Criar valor a partir de dados

Os dados devem ser aproveitados para gerar valor para a empresa. Se aplicados de maneira estratégica, eles podem aumentar a receita e ajudar na criação de ideias e projetos inovadores. Assim, a análise de dados é essencial nesse processo, e as empresas que sabem aproveitar os benefícios de analytics se destacam no mercado. Mas quem deve fazer isso? Além da área de marketing, se possível, ter um comitê para fazer braintormings a partir dos dados que foram transformados em informações valiosas para a empresa.

Como você viu nesse artigo, a transformação digital implica uma transformação cultural e mudança de atitude de empresários e colaboradores para que o modo como se faz as atividades seja realmente diferente e perene. A tecnologia chama as empresas para a modernização. A questão é: sua empresa está aceitando ou não essa oportunidade?