You are currently viewing SAIBA A DIFERENÇA ENTRE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E INFORMÁTICA.

SAIBA A DIFERENÇA ENTRE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E INFORMÁTICA.

A palavra tecnologia pode ter significados diferentes dependendo do contexto. Nesse artigo, você vai conhecer o conceito formal, alguns exemplos e a importância da TI aliada à informática.

Para um engenheiro, tecnologia é tudo o que é usado para facilitar seu trabalho. O computador, o sistema que mostra os projetos e os fluxos, assim como os status, assim como alguns equipamentos utilizados para medir, por exemplo, níveis de humidade.

Numa família produtora de leite para uma cooperativa, a tecnologia é a máquina automática que extrai o leite das vacas.

No mundo corporativo, com cadeias mais longas, pense na Infraero, numa montador de autos.  Elas planejam as tecnologias desde a produção dos veículos até os recursos usados dentro deles por clientes finais. Enquanto que, uma empresa que trabalha com extração de petróleo, pensa em tecnologia como formas de extrair e transformar o petróleo em combustível.

Independente do uso que se faz dela, a tecnologia da informação (TI) tem uma definição formal. Ela pode ser definida como “o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos computacionais que visam permitir a obtenção, o armazenamento, o acesso, o gerenciamento e o uso das informações”. Embora esse seja o norte, devido às diversas aplicações, não há um consenso definitivo sobre o termo.

Se você fizer uma busca minuciosa na internet, possivelmente achará diferentes definições, mas mesmo assim, elas possuem importantes interseções.

A primeira é quanto à natureza: um conjunto de atividades relacionadas com recursos computacionais. 

A segunda diz respeito à função, que é a busca, armazenamento, processamento, gerenciamento e uso de dados.

Portanto, o recorte conceitual do artigo considerou que TI se refere às tecnologias relacionadas aos recursos computacionais “relativos” (softwares e hardwares) e as interseções sobre a natureza e a função da TI.

Assim, a transformação química do petróleo em combustível não é necessariamente TI, mas é também tecnologia. Já as funções de conectividade de um carro são da área de TI, pois visam trafegar dados entre dispositivos móveis e o automóvel. Em outras palavras, existe claramente a presença dos dados que trafegam o meio de comunicação neste último exemplo.

Agora que, de forma didática você soube o conceito de tecnologia, vamos ao conceito de informática para ficar clara a diferença.

Informática

A definição de informática é “a disciplina que lida com o tratamento racional e sistemático da informação por meios automáticos. É a informação automatizada. Quer detalhes? Vamos à etimologia da palavra.

O termo surgiu em meados do século XX, uma referência do termo francés “informatique“, um derivado da junção das palavras “information” (em português: “informação”) e “automatique” (em portugues: “automática”), estabelecida pelo cientista Philippe Dreyfus, derivado do termo alemão “informatik“, criado pelo alemão Karl Steinbuch em 1957 no trabalho denominado “Informatik”; a informática surgiu devido a necessidade de se fazer um processamento da informação de forma automatizada, processamento por meios automáticos analógicos ou digitais (quer sejam binários, ou não como o bit quântico). O meio mais comum da utilização de informática são os computadores que tratam informações de maneira automática.

informática é a disciplina que lida com o tratamento racional e sistemático da informação por meios automáticos e eletrônicos. Representa o tratamento automático da informação. Constitui o emprego da ciência da informação através do computador. Embora não se deva confundir informática com computadores, na verdade ela existe porque estes existem.

Diferenças de Interpretação entre Informática e TI

Na internet encontram-se algumas explicações sobre as duas áreas e colocando a informática como algo mais abrangente e sendo a TI, uma derivação da informática. Isso não é real. E nem a informática é derivação da TI. Pode-se dizer que, em alguns casos, as palavras podem ser usadas como sinônimos. Para efeitos de comunicação, uma expressão como “tenho bons conhecimentos em informática”, se referindo a TI e operação de hardware.

Como você viu, apesar dos termos Informática e Tecnologia da Informação poderem ser usados como sinônimos em algumas situações, na realidade, eles apresentam diferenças.

São sinônimos quando ambos representarem conhecimentos aplicáveis sobre as informações, afinal, para automatizar os dados é preciso de recursos computacionais.

São diferentes quando queremos diferenciar as disciplinas das atividades fim, como nos exemplos compartilhados no início do artigo.

Mesmo que você não preciso usar esse conhecimento de forma direta em seu dia-a-dia, ter o conhecimento é importante pois ajuda a compreender que o mundo moderno exige um esforço que ficou claro pela história.

Se sua empresa está ultrapassada nos processos, na segurança da informação e atrás dos concorrentes, precisa de uma transformação digital ou atualização.