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ARQUITETURA CORPORATIVA E TI: COMO SE RELACIONAM E AJUDAM AS EMPRESAS?

Conforme prometido no último artigo, hoje vamos falar sobre a arquitetura corporativa, uma prática que teve início com estudos voltados para a TI e que ajuda em todo o mapa e visão geral de uma empresa. Saiba mais continuando a leitura.

O Que é Arquitetura Corporativa?

É o processo pelo qual as organizações padronizam e organizam a infraestrutura de TI para se alinhar aos objetivos de negócios. Em outras palavras, é uma estrutura para a transformação e competitividade. É a prática de analisar, projetar e implementar estratégias de negócios com sucesso.

Como a Arquitetura Corporativa e a TI Ajudam as Empresas? 

Esses dois aliados ajudam as empresas uma vez que organiza e estrutura projetos e políticas de TI para alcançar os resultados de negócios desejados, permanecer ágeis e resilientes diante de mudanças rápidas e acompanhar as tendências e interrupções do setor, usando princípios e práticas de arquitetura, um processo também conhecido como planejamento de arquitetura corporativa (PAE). A partir de agora vamos usar a sigla EA par designar o termo arquitetura corporativa.

Qual a Relação entre Arquitetura Corporativa e TI?

Essa relação começou na década de 1960, com os “vários manuscritos arquitetônicos sobre Business Systems Planning (BSP) do professor Dewey Walker”, de acordo com o Enterprise Architecture Book of Knowledge (EABOK). John Zachmann, um dos alunos de Walker, ajudou a formular esses documentos no formato mais estruturado de EA. Ambos também trabalharam para a IBM durante esse período, e foi quando Zachman publicou a estrutura no IBM Systems Journal, em 1987.

Com o aumento da tecnologia nos negócios, requereu-se essa prática, especialmente na década de 1980, quando os sistemas de computador estavam apenas se consolidando no local de trabalho. As empresas logo perceberam que precisariam de um plano e estratégia de longo prazo para apoiar o rápido crescimento da tecnologia e isso continua sendo verdadeiro hoje.

Como você viu no início do artigo, a EA é um processo que organiza (até de modo visual, desenhado mesmo) a infraestrutura necessária (requisitos) de TI para que a empresa acompanhe a evolução natural do seu ramo com o uso da TI e alcance objetivos específicos inovadores.

Objetivos e Funcionalidades da EA

A EA é guiada pelos requisitos de negócios da organização — eles ajudam a definir como informações e tecnologia fluem juntos num modelo de negócio. Isso se tornou uma prioridade para as empresas que estão tentando acompanhar as novas tecnologias, como nuvem, IoT, machine learning e outras tendências emergentes que culminam na transformação digital.

O processo é impulsionado por uma imagem abrangente de uma empresa inteira do ponto de vista do proprietário, como dito anteriormente. Ao contrário de outros frameworks, a EA não inclui uma estrutura de documentação formal; em vez disso, destina-se a oferecer uma visão mais holística da empresa.

Outra prioridade da EA é a agilidade. Com uma sólida estratégia de EA, as empresas podem enfrentar melhor as mudanças complexas e rápidas e podem até mesmo colocar sua organização em posição de prosperidade em tempos turbulentos.

Uma boa estratégia de EA considera as últimas inovações em processos de negócios, estrutura organizacional, agilidade, sistemas de informação e tecnologias. Também inclui linguagem padrão e melhores práticas para processos de negócios, incluindo a análise de onde os processos podem ser integrados ou eliminados em toda a organização. O objetivo de qualquer boa estratégia de EA é melhorar a eficiência, pontualidade e confiabilidade das informações comerciais. Obviamente, para implementar qualquer estratégia de EA, você também precisará garantir a adesão de outros executivos e partes interessadas.

Metodologias da EA

As quatro principais metodologias de EA a, de acordo com a The Computing Technology Industry Association (CompTIA) são:

  • Open Group Architectural Framework (TOGAF): O TOGAF fornece princípios para projetar, planejar, implementar e governar a arquitetura de TI corporativa. A estrutura TOGAF ajuda as empresas a criar uma abordagem padronizada para EA com um vocabulário comum, padrões recomendados, métodos de conformidade, ferramentas e software sugeridos e um método para definir as melhores práticas. A estrutura TOGAF é amplamente popular como uma estrutura de arquitetura corporativa e, de acordo com o The Open Group, foi adotada por mais de 80% das principais empresas do mundo.
  • Zachman Framework for Enterprise Architecture: O Zachman framework tem o nome de um dos fundadores originais da arquitetura corporativa e é outra metodologia popular de EA. É melhor entendido como uma “taxonomia”, de acordo com a CompTIA, e abrange seis pontos focais de arquitetura e seis principais partes interessadas para ajudar a padronizar e definir os componentes e resultados da arquitetura de TI.
  • Federal Enterprise Architecture Framework (FEAF): O FEAF foi introduzido em 1996 como resposta ao ato Clinger-Cohen, que introduziu mandatos para eficácia de TI em agências federais. Ele foi projetado para o governo dos EUA, mas também pode ser aplicado a empresas privadas que desejam usar a estrutura.
  • Gartner: Após adquirir o The Meta Group em 2005, o Gartner estabeleceu as melhores práticas para EAP e as adaptou às práticas gerais de consultoria da empresa. Embora não seja uma estrutura individual, a CompTIA a reconhece como uma metodologia “prática” que se concentra nos resultados de negócios com “poucas etapas ou componentes explícitos”.

Benefícios da arquitetura corporativa

Existem vários benefícios para a arquitetura corporativa, incluindo resiliência e adaptabilidade, gerenciamento de interrupções na cadeia de suprimentos, recrutamento e retenção de funcionários, entrega aprimorada de produtos e serviços e rastreamento de dados e APIs. A EA pode oferecer suporte para redesenho e reorganização, especialmente durante grandes mudanças organizacionais, fusões ou aquisições. Também é útil para trazer mais disciplina para a organização, padronizando e consolidando processos para obter mais consistência.

A EA também é usada no desenvolvimento de sistemas, gerenciamento e tomada de decisões de TI e gerenciamento de riscos de TI para eliminar erros, falhas do sistema e violações de segurança. Também pode ajudar as empresas a navegar em estruturas de TI complexas ou a tornar a TI mais acessível a outras unidades de negócios.

Arquiteto de TI

Como você viu no artigo, EA e TI são inseparáveis e indispensáveis para o crescimento de uma organização. Para pequenas empresas, um trabalho de mapeamento de processos podee ser o inicio de tudo. Uma empresa de TI pode vir depois para avaliar o resultado e planejar a infra-estrutura. Para grandes empresas, algumas já contratam o arquiteto corporativo. Mas independente de onde se encaixa a sua empresa, é preciso conversar com uma empresa de TI, então aproveite e fale conosco.