AUTOMAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA PARCERIA INEVITÁVEL

AUTOMAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA PARCERIA INEVITÁVEL

Toda empresa tem algum processo automatizado, seja ele banco de dados para a emissão de notas, cadastro de clientes, estoque com o caixa, enfim, são inúmeras possibilidades, desde estas mais simples até muito complexas. Hoje vamos refletir sobre a importância da automação, mas com a união da inteligência artificial. Seja qual for o tamanho da empresa e os objetivos, não tem como fugir da tecnologia. Ela chegou para ficar. Quem determina o jeito que a empresa precisa ser é o mercado e não o dono. Palavras duras, mas é a pura realidade. Esse artigo vai mostrar os benefícios da automação e como a sua empresa pode adotar e crescer. Boa leitura.

As empresas recebem dados e informações continuamente. Eles vêm de fornecedores, clientes, parceiros e ficam disponíveis para análise. Saber extrair o que tem de mais valioso neles é essencial. Ferramentas que têm como base a inteligência artificial conseguem compilar dados de uma maneira bem mais eficiente do que uma pessoa faria.

O que é Inteligência Artificial (IA)?

É uma tecnologia com capacidade para realizar atividades no lugar dos seres humanos. São softwares e máquinas desenvolvidos para ter comportamento inteligente, ou seja, seu pensamento se aproxima do pensamento de um ser humano em razão de uma capacidade que faz parte do conceito de inteligência: o aprendizado.

Diferentemente de um software convencional, soluções que exploram a inteligência artificial conseguem “aprender” a melhorar o próprio serviço a que se destinam. Hoje em dia, é possível observar a implementação desses softwares em celulares, casas, carros, empresas, etc.

Especificamente nas empresas, a inteligência artificial é utilizada como forma de potencializar os resultados, aumentar a produtividade e economizar tempo. Ela pode ser implementada em diversos setores para melhorar o desempenho de tarefas e ajudar os profissionais de gestão a mapear processos.

Podemos ilustrar: numa casa, se uma janela é muito alta devido ao pé direito, para subir a cortina, alguém precisaria de uma escada, de equipamento de segurança e gastaria um bom tempo na tarefa. Com a IA, a janela tem um botão e um controle remoto que sobem a cortina automaticamente quando acionados.  Numa empresa: utilizando os algoritmos da empresa, ela conecta o seu ERP a uma ferramenta de IA e com isso, é capaz de analisar o passado e “prever” o futuro. Uma poderosa aliada para temas como vendas e marketing.

Abaixo, relacionamos apenas algumas aplicações da IA:

1. Chatbots

Os chatbots utilizam a linguagem para conversar com as pessoas de maneira natural e pré-programada. Reconhecem nomes e números de telefones e reproduzem o comportamento humano. Quando você liga para sua TV por assinatura e digita seu CPF, o robô diz que já encontrou seu cadastro. Daí segue a conversa.

2. Aplicações de Gestão

As aplicações de inteligência artificial para gestão são mais utilizadas em corporações. Elas são úteis para identificar quais colaboradores estão desempenhando as tarefas com mais eficiência. Através de chips conectados a veículos e equipamentos, os dados são analisados. E o colaborador que se cuide!

3. Assistente Pessoal

É útil para agendar reuniões, horários na agenda e atividades do cotidiano, a inteligência artificial como assistente pessoal vai muito além. Uma das mais conhecidas é a Siri, presente nos produtos da Apple. Ela reconhece comando de voz e é utilizada como um facilitador para diferentes funções cotidianas.

4. Mecanismos de Segurança

A inteligência artificial também pode ser desenvolvida como mecanismo de segurança tanto em ataques digitais quanto em situações do cotidiano, como eventos.

5. Predições

As máquinas equipadas com inteligência artificial nas empresas podem ser desenvolvidas para fazer previsões do comportamento humano em determinadas circunstâncias. Essa tecnologia pode ser utilizada em campanhas de marketing, por exemplo, para prever diferentes cenários e possíveis resultados.

6. Ensino

No Brasil e no mundo, a educação vem se transformando cada vez mais. A forma como os conteúdos são passados pelo professor nem sempre geram os resultados esperados. Crescentemente, o ensino tem demandado uma maior interação entre alunos e professores dentro de sala de aula como forma de potencializá-lo.

A inteligência artificial possibilita que instituições de ensino superior ofereçam atendimento personalizado 24/7 para que os alunos saibam lidar com todas as questões relacionadas à vida universitária. Os sistemas permitem que os alunos façam perguntas usando linguagem natural e recebam resposta imediata sobre tópicos como serviços do campus, notas, horários de aula e cursos, além de requisitos para a graduação. Além disso, estes sistemas de inteligência artificial aprendem com o tempo a partir do histórico de perguntas, de modo que a sua precisão melhora.

Além disso, a IA tem potencial para melhorar  a experiência de aprendizagem de estudantes com deficiência é muito promissor. Entre os sistemas disponíveis ou em desenvolvimento estão aqueles que podem descrever o conteúdo das fotos para pessoas com deficiência visual, criar automaticamente legendas de vídeo para surdos e deficientes auditivos, sintetizar mais vozes realistas em vários idiomas para vocalização de texto, operação de mouse e teclado, ou ainda de conversão de texto para fala usando apenas movimentos dos olhos para o caso de pessoas com algum tipo de deficiência física.

Esses são apenas exemplos de como a tecnologia, a automação e a inteligência artificial são aliadas e fazem parte do dia-a-dia dos cidadãos. Mas essas soluções só existem porque alguém pensou sobre os problemas e focou em soluções. Agora pense em sua situação: que problemas você conhece em sua empresa ou ao seu redor? Pense em como a inteligência artificial pode ajudar a resolver. Pesquise. Vivemos num mundo digital onde para tudo a uma resposta – e se ela não existe você pode construí-la. Conte conosco!

Fontes das informações:

IBM

Porvir.org

Crédito da Foto de capa: unsplash

Este post tem 4 comentários

  1. Gostei da sua publicação e conseguir tirar algumas dúvidas
    que eu tinha e não sabia ao certo onde procurar para
    poder esclarecer. Também possuo um site gratuito de
    utilidade pública e gostaria que você conhecesse. E quem
    sabe até trocarmos experiências sobre SEO ou marketing
    digital em nosso segmento. Agradeço à atenção e que
    Deus nos abençoe.

  2. Me chamo Roberto e Seu site é muito bom, gostei das
    postagens e já salvei aqui nos Favoritos. Vocês aceitam
    parcerias para troca de Backlinks, ou banners, para
    melhorar as suas visitas reais? Se tiver interesse em crescer
    o número de visitantes com Tráfego Orgânico, entre no
    meu site tambem (TrafegoParaSite.Com.Br) e Fale
    Conosco.

Deixe uma resposta