You are currently viewing POR QUE CONTRATAR PROFISSIONAIS DE TI É UM DESAFIO?

POR QUE CONTRATAR PROFISSIONAIS DE TI É UM DESAFIO?

Os últimos anos foram de mudanças tecnológicas significativas, o que demandou recursos humanos além do projetado. Essas mudanças também afetaram as empresas, que diferente de quando precisam de capital de giro, não podem emprestar recursos humanos. Então, como enfrentar esse desafio e como reter depois de contratar os talentos? Existe outra solução? É o que você vai ver nesse artigo. Boa leitura!

A tecnologia faz parte da gestão estratégica das empresas. Setores como marketing precisam, não raro, trabalhar com bancos de dados múltiplos, dependendo do segmento, e precisam de profissionais para gerenciar os bancos de dados, sempre digitalmente. Esse é apenas um exemplo. A área TI é mais abrangente e a demanda por profissionais aumentou de modo exponencial.

Como dito no início, a TI é uma área estratégica e todos os players precisam ter essa noção. Ai começam os desafios. Vamos então enumera-los.

Falta de especialização

Sendo uma área relativamente nova, há dificuldades em se encontrar especialistas em procedimentos específicos são comuns. À medida que a tecnologia evolui e as demandas dos clientes crescem, novas habilidades são esperadas dos técnicos.

Além disso, a Tecnologia da Informação é mutável. O surgimento de novas linguagens de programação e estratégias de organização de dados é constante, por isso, as expectativas dos recrutadores acerca de novos funcionários tendem a mudar com o tempo.

Falta de profissionais com visão estratégica do negócio

As empresas vêm buscando profissionais que, além de terem o conhecimento técnico, saibam o impacto de suas ações para o negócio, ou seja, tenham visão estratégica. A busca por profissionais cada vez mais capacitados é importante, mas nem sempre é possível encontrar alguém que cumpra todos os requisitos de uma oportunidade de trabalho.

Descrição da vaga incompleta

Por ser uma área técnica e algumas oportunidades demandarem atividades muito específicas, a melhor prática para evitar dúvidas durante a contratação ou frustrações após a mesma, é solicitar ajuda do gestor técnico e depois compor a descrição da vaga ou função se a mesma for nova. Vale ressaltar que além dos aspectos técnicos todas as funções em uma empresa, precisam deixar claro sobre os requisitos de habilidades e atitudes, o famoso CHA (competências, habilidades e atitudes).

Falta de Candidatos

Como dito antes, há muitas vagas e faltam candidatos. Só na área de cibersegurança, em janeiro de 21, faltavam mais de 320 mil profissionais – que não existem. Agora imagine quantos faltam se considerarmos toda a área de TI.

Com essa análise você, empresário, pode refletir sobre a lei da oferta e da demanda: nesse cenário, o que se encontra são salários altos, amplo pacote de benefícios, pois a concorrência para atrair candidatos não é pequena.

Imagine um planejamento e logística para um recrutamento e seleção de um ou dois candidatos. Depois de contratar você acha que estará em paz. Que nada! Eles continuam procurando trilhar seus caminhos, as empresas continuam buscando preencher suas vagas e, se houver qualquer descontentamento, pode ser que os esforços terminam ali.

A lição: assim como a tecnologia, o mundo está em movimento. Não importa qual sua área de atuação, sua empresa não pode parar no tempo. Ela precisa se reinventar e a questão dos recursos humanos como área estratégica também é fundamental.

Treinar é se modernizar.

Além do desafio da contratação, a manutenção desses talentos é necessária:  outro desafio. Confira a seguir, algumas estratégias para reter os talentos de TI.

Crie planos de carreira e benefícios atraentes

A maioria dos profissionais tem o desejo de crescer na carreira. A aspiração por cargos de nível mais elevado é bastante comum e pode ser utilizada pela companhia como estratégia de retenção de talentos. Por isso, é importante criar um plano de carreira bem estruturado, o que significa definir bem os papéis que serão desempenhados em cada nível e o que é necessário para chegar até eles.

Entre os benefícios procurados por profissionais de TI estão: horários flexíveis, possibilidade de home office e dress code informal. Eles também buscam trabalhar em ambientes inovadores e preferem empresas cujo propósito seja algo em que acreditem. Assim, oferecer alguns desses incentivos é relevante.

Faça um programa de recrutamento em universidades

O recrutamento de estagiários traz à empresa a possibilidade de atrair talentos e aperfeiçoá-los conforme as necessidades da organização. Além desse aspecto, é uma ótima forma de trazer visibilidade ao negócio.

As feiras relacionadas ao mercado de trabalho têm grande impacto local e são boas formas de atrair os estudantes. Que tal já começar a investir nas universidades logo após a pandemia?

Invista na qualificação dos profissionais

Cada empresa tem suas necessidades. Por isso, encare a realidade de que encontrar alguém exatamente como a descrição do cargo é quase ficção. Selecione aqueles que mais se encaixam aos valores da organização e então invista em sua qualificação. No momento da contratação, avalie se o profissional tem a capacidade de desenvolver novas habilidades e a humildade de querer. Com bons treinamentos, o colaborador poderá trazer ótimos resultados.

Contrate pessoas dispostas a aprender com os usuários do sistema

O desenvolvimento de um sistema significa trabalho constante. Por isso, a experiência do usuário é fundamental para que a equipe de TI possa identificar oportunidades de melhoria e colocá-las em prática rapidamente (lembra da visão estratégica mencionada acima?). É importante contratar profissionais dispostos a receber feedbacks de usuários e a ter uma relação amigável com eles.

Avalie as soft skills do candidato

Com um mundo em rápida transformação, não é possível saber quais atribuições serão necessárias aos profissionais de TI no futuro próximo. Se algo no negócio mudar, as expectativas quanto à equipe de desenvolvimento também mudarão.

Nesse aspecto, é importante dar preferência aos profissionais flexíveis, com boa capacidade de adaptação e facilidade em buscar novos conhecimentos com autonomia. Eles serão capazes de abraçar as mudanças e trarão bom retorno ao negócio.

Como vimos, a contratação de profissionais de TI pode trazer dificuldades ao recrutador. Algumas delas se referem ao perfil dos candidatos e outras, à forma como é feita a seleção. Logo, é importante que a área de RH da empresa esteja atenta às necessidades dos da empresa, ao movimento da mudança e ajuste isso ao processo da busca dos candidatos.

Equipe Estratégica e Feliz: precisa investir!

Existe outra solução? Sim, a terceirização da TI. Quer saber mais?

Deixe um comentário