You are currently viewing QUAL A DIFERENÇA ENTRE MULTICLOUD E NUVEM HIBRIDA?

QUAL A DIFERENÇA ENTRE MULTICLOUD E NUVEM HIBRIDA?

A multicloud se refere à presença de mais de uma implantação de nuvem do mesmo tipo (pública e privada), originada de diferentes fornecedores, com alguma forma de integração ou orquestração entre elas. A nuvem hibrida refere-se ao uso combinado de plataformas de nuvem pública e privada. Quer mais detalhes? Continue lendo!

Uma abordagem de multicloud pode envolver dois ambientes de nuvem pública ou privada. Por exemplo, imagine que sua empresa vai disponibilizar um aplicativo específico voltado para o cliente com altas taxas de uso variável, o que exigiu pesquisas e identificação de um provedor de nuvem pública que pudesse atender aos requisitos de serviços, protocolos de segurança e tempo de atividade. Depois de um período, os clientes começam a requerer recursos que só estão disponíveis por meio de um aplicativo proprietário do fornecedor. A integração desses recursos ao seu aplicativo exige não só a compra do aplicativo como também a hospedagem do mesmo na nuvem pública proprietária dele. Esse caminho possibilita que os dois aplicativos tenham escalabilidade com a demanda. Agora você entendeu melhor o que é multicloud.

Nuvem híbrida refere-se ao uso combinado de plataformas de nuvem pública e privada. O termo pode se referir a uma combinação de soluções de nuvem que operam em conjunto no local e fora do local para fornecer serviços de computação em nuvem para uma empresa. Um ambiente de nuvem híbrida permite que as organizações aproveitem as vantagens dos dois tipos de plataformas de nuvem e escolham qual nuvem usar de acordo com as necessidades específicas dos dados.

Essas abordagens de nuvem são mutuamente exclusivas: não é possível ter ambas simultaneamente porque as nuvens estarão interconectadas (nuvem híbrida) ou não (multicloud). Como as empresas buscam aprimorar a segurança e o desempenho por meio de um portfólio ampliado de ambientes, ter diversas implantações de nuvem tem se tornado cada vez mais comum.

Existem diversas opções disponíveis, mas a forte integração entre as nuvens privadas e públicas é sempre essencial para o sucesso de qualquer ambiente de nuvem híbrida. Agora que você já sabe dessas possibilidades, que tal usar isso com estratégias inteligentes para sua empresa?

REFERÊNCIAS: 

FOTO: Positivo Tecnologia 

Deixe um comentário