You are currently viewing Ficou Sem Redes Sociais Nesta Semana? O Servidor não Funcionou. Saiba Como Prevenir esse Risco em Sua Empresa.

Ficou Sem Redes Sociais Nesta Semana? O Servidor não Funcionou. Saiba Como Prevenir esse Risco em Sua Empresa.

Imagine ter que acessar seus sites preferidos através de números de protocolos da internet, conhecidos como IPs, tendo que memorizar sequências de números para cada um deles. Seria muito mais difícil memorizar e digitar “216.58.210.163” ao invés de “www.google.com”, por exemplo. Saiba o que isso tem a ver com o Whatsapp e outras redes sociais e sua empresa. Continue lendo.

A tecnologia veio para facilitar e encurtar os caminhos, mas ela precisa ser gerenciada.

As redes sociais são utilizadas para se fazer negócios, ainda mais durante a Covid 19. Assim, nesta segunda-feira, dia 04 de outubro, houve um grande gap mundial. O Whatsapp só voltou a funcionar a noite no Brasil, assim, no dia seguinte, empresas estavam justificando o não envio de informações, documentos, correndo pra atualizar suas rotinas e prazos.

Se sua empresa é pequena do ponto de vista da TI, ou seja, se ela tem dez computadores, obrigatoriamente precisa de um servidor que vai reger toda a segurança e facilitação do fluxo de informações. Porém, existe a cultura que basta adquirir uma infra-estrutura e tudo será automático. Alguns cuidados precisam ser tomados antes mesmo da aquisição, pois a escolha do servidor tem impacto direto na velocidade do carregamento dos sites no navegador.

Você pode questionar: mas há os servidores DNS públicos que já vem com os meus aplicativos. Certo, mas você pode optar por troca-los e ter melhor resultado na velocidade.

Devido a importância do DNS é necessário garantir a sua segurança, esta fornecida pelo DNSSEC (DNS Security Extensions), um esquema de criptografia que faz uso de chaves públicas e privadas para garantir a autenticidade dos endereços consultados, de forma a garantir que quando um endereço é consultado ele seja traduzido para o número de IP correto, evitando fraudes de internet.

Além de oportunizar uma navegação mais rápida, muitos servidores DNS oferecem detecção de sites falsos ou infectados e até sistema de proteção parental para bloquear sites de conteúdo impróprio.

Quer saber como escolher o melhor servidor para o perfil de sua empresa, outros estudos sobre infra-estrutura, segurança ou terceirização de TI?

Deixe um comentário