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Tendências Tecnológicas Relevantes para o Mundo dos Negócios

Que a pandemia do COVID 19 mudou para sempre os negócios todo mundo sabe mas, a pergunta que vamos responder no artigo de hoje é: como as empresas estão utilizando e vão aproveitar as tendências tecnológicas nesse futuro próximo. Leia e descubra.

Correio eletrônico, pesquisa eletrônica, assinatura eletrônica. Tudo muito familiar não é? Muito familiar e ágil. Já foi o tempo que a coisa mais rápida que você podia receber era um telegrama, comparado a uma carta. Em muitos sentidos o mundo gira em torno da tecnologia, assim, empresas de todos os segmentos precisaram observar o movimento do mundo para adequar suas estratégias, garantindo que a tecnologia seja um aliado para o sucesso! Confira a seguir, cinco tendências que já são uma realidade.

pesquisa da International Data Corporation (IDC), revela que o investimento em transformação digital está crescendo a uma taxa anual de 15,5% até 2023 e deve se aproximar de US$ 6,8 trilhões. Em 2022, 70% de todas as empresas terão acelerado o uso de tecnologias digitais.

Neste cenário, algumas tendências estão se destacando e os gestores, principalmente dos segmentos bancário, de saúde, alimentos e bebidas, varejo e comércio eletrônico, precisam ficar de olho nelas para chamar a atenção e aumentar a competitividade relacionada a experiência do cliente. Veja a seguir algumas tendências e como estão sendo usadas.

Pesquisa de Voz

Em busca de maior rapidez e agilidade nas buscas e até em compras online, os internautas estão usando cada vez mais os assistentes de voz, que é é um formato de comando ou pergunta habilitado por fala e não pela digitação, como originalmente ocorre em mecanismos de busca. Assim, em vez de o usuário digitar o que deseja, ele realiza a pesquisa fazendo a pergunta diretamente para o serviço, como se estivesse falando com uma pessoa real. Então, encaminha-se para uma era em que, com alguns comandos, será possível fazer uma compra sem precisar abrir uma tela, nem um aplicativo, muito menos digitar.

Chatbots Inteligentes

Com o aumento das demandas para o e-commerce, em solicitações de suporte e atendimento em empresas de telecomunicações e serviços financeiros, os chatbots inteligentes se tornaram fundamentais. Vamos entender melhor! Eles permitem automatizar diversas atividades repetitivas, facilitar a vida dos clientes, resolver problemas e ainda efetuar vendas. Tudo isso com o aumento do nível de satisfação! Veja por quê a seguir.

Os robôs de voz com IA similar a humanos podem entender sentimentos, intenções e comportamentos passados, e também modificar o tom, a animação e outras características para se adequar aos sentimentos e intenções do cliente.

Um Chatbot na Prática

Vamos citar um exemplo de varejo: Magalu, pois todos conhecem. A Lu, o chatbot, foi desenvolvido para atender a demanda de pós-venda. Utilizando um sistema Deep Learning, que ensina o bot com NLP (Natural Language Processing) a entender a linguagem natural, compreender gírias e até mesmo erros de português. Isso facilita ainda mais o entendimento entre máquina e consumidor, além de resolver com mais rapidez por não gerar fila de espera, estar à disposição do cliente 24/7 e ter integração direta aos dados da empresa, sem depender de interface humana para consulta.

Nos sete primeiros meses de operação, o atendente virtual interagiu com mais de 1,2 milhões de usuários em quase 1,3 milhões de sessões. Neste período foram mais de 6 milhões de mensagens enviadas em conversas com média de 2m24s de duração. A eficácia do assistente conversacional é comprovada pela sua taxa de compreensão, de mais de 94% das solicitações realizadas.

Hiperautomação

A hiperautomação se refere ao uso de tecnologias avançadas, como a Inteligência Artificial (IA), a ML (Machine Learning, Aprendizado de Máquina) e o RPA (Robot Process Automation, Automação robótica de processos), para automatizar tarefas como interação com planilhas e documentos externos, mimetizando de atividades manuais, que antes eram feitas pelos humanos.

O RPA pode desempenhar atividades analíticas e interpretativas, assim, será que gradativamente, profissões como de advogados poderão ser substituídas?

É importante lembrar que muitas das atividades de um advogado consideram relacionamento, entendimento, dissertação, argumentação e conversas. O crivo humano da escuta ativa e a capacidade de relacionamento dificilmente serão substituídos. Por outro lado, para auxiliar o processo de trabalho na área, já utilizam-se mecanismos de automação para levantamento e análise de dados.

A tendência é de que, em 2022, 45% das tarefas de trabalho repetitivas em grandes empresas serão automatizadas, segundo a pesquisa mencionada no início do artigo.

Privacidade e Segurança

Com cada vez mais notícias sobre ransomwares, essa é uma realidade mas ao mesmo tempo uma tendência porque as pessoas estão cada vez mais temerosas por sua privacidade e segurança, conforme

Um levantamento do Mastercard em parceria com o Datafolha.  Este revela que 92% dos brasileiros temem pela segurança de suas informações no ambiente digital. Além disso, 73% dizem já ter sofrido algum tipo de ameaça digital, como mensagens falsas e tentativas de roubo de senha.

Portanto, se a empresa atua no mundo online, é fundamental não só garantir a segurança dos dados e a privacidade dos usuários, como desenvolver a maturação digital e promover maior transparência quanto à utilização das informações coletadas.

Como você viu no início do artigo, uma situação que emergiu mudou os hábitos de consumo de do jeito de fazer compras. Esse movimento obrigou as empresas a olhar para fora e perceber a necessidade do uso da tecnologia para atender esse novo normal.

Independente do ramo em que você atue, seguir essa tendência pode fazer toda a diferença.

Precisa de ajuda para saber o que a Tecnologia pode Fazer por sua empresa?

Créditos:  

Foto: mkgroup.com.br

Informações técnicas: IBM