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COMO A TECNOLOGIA QUEBROU PADRÕES NA ÁREA DE LOGISTICA

A Tecnologia disruptiva ou inovação disruptiva é um termo que descreve a inovação tecnológica, produto, ou serviço, com características que provocam uma ruptura com os padrões, modelos ou tecnologias já estabelecidos no mercado. Com esse conceito, o artigo de hoje vai compartilhar algumas inovações da área logística, que fazem muita diferença para os processos de trabalho, a competitividade do setor e como você, cliente, usufrui desses avanços. Continue lendo.

setor logístico vem crescendo e se adaptando às inovações tecnológicas de modo disruptivo e engana-se quem pensa que a pandemia abalou este importante segmento. Pelo contrário, o ramo cresceu muito, acompanhou os avanços da Indústria 4.0.

Devido à necessidade de entrega em casa de forma rápida e segura, as empresas precisaram se adaptar a essa nova realidade. O lead time de entrega (tempo de fabricação e entrega) dos fabricantes e distribuidores precisou ser ajustado para que cada produto vendido chegasse com segurança até seu destino final. Esse ajuste necessário requereu um sistema funcional para toda a cadeia de suprimentos, de ponta a ponta. Vamos passar por cada uma dessas mudanças. Conheça a seguir cada uma das principais mudanças.

  1. INOVAÇÕES NOS SISTEMAS DE ENTREGAS

Omnichannel

O termo é conhecido como “compre e retire”, que representa a interligação do estoque e sistemas online (sites web na nuvem) e offline (rodando nas lojas e outros pontos físicos). Esse processo requer uma reorganização logística, garantindo que o pedido chegue, o pagamento seja processado e em poucas horas o produto esteja disponível para retirada no mesmo dia. Isso é uma mudança importante, pois deve haver organização nos processos internos e uma otimização do controle de estoque que não eram necessários antes.

Drones

Trata-se de uma tecnologia para atender necessidades em diversos mercados, inclusive nas entregas de produtos. Uma delas, em fase de testes e estudos, é a entrega de encomendas, compras e refeições. Se aprovada e regulamentada, os benefícios dessa tecnologia são vários: é ecologicamente correto, economiza combustível, ganha tempo por sobrevoar o trânsito e reduz custos com a tradicional operação transportadora-caminhão-motorista.

Anticipatory Shipping

Essa é uma das inovações mais promissoras no segmento logístico: a compra antecipada, e já vamos explicar porque. Quando o consumidor já é cliente e conhecido pelo fornecedor, é possível analisar seu comportamento através de ações como “adicionar à lista de desejos” ou “adicionar à sacola”. Com isso, o sistema pode definir o processo de entrega antes da finalização da compra!

A Amazon é pioneira nesta tecnologia, pois cruza e interpreta os dados entre a plataforma de venda e a inteligência logística. A partir daí, o produto é encaminhado ao centro de distribuição mais próximo do usuário com intenção de compra,antecipando boa parte do percurso de entrega.

Entregas Cheias (Full)

Consistem na compra realizada, pagamento aprovado e entrega da mercadoria em questão de horas, recebida pelo consumidor no mesmo dia da compra. Essa novidade já está sendo usada pelo Mercado Livre (Mercado Envios), o que pode incluir armazenamento, embalagem personalizada do Mercado Livre e entrega até o dia seguinte, incluindo sábados. Empresas já sofrem com os impactos de perderem clientes por não oferecerem esse serviço.

Blockchain

Um pouco mais complexo, o blockchain consiste em um banco de dados confiável que armazena e rastreia dados de transações. Seu uso mais conhecido é armazenar e controlar diferentes moedas virtuais, como o bitcoin. Ele também pode ser usado para rastrear processos logísticos entre empresas e usuários, como armazenar os dados do consumidor, quem foi o beneficiário e quando a transação foi feita, quem fará a entrega do produto e toda a cadeia até a entrega final. Esse armazenamento é feito por blocos interligados, que formam uma cadeia de blocos, por isso o nome blockchain.

O sistema é seguro e conta com intermediadores que verificam e fazem os registros no bloco, que por sua vez são recompensados por moedas digitais, e nisso consiste o incentivo cada vez maior em colaborar e tornar a rede cada vez mais sustentável e segura para todos.

Já existem lojas que aceitam pagamentos com moedas virtuais. Pode apostar que há um sistema como esse por trás, para assegurar ao consumidor e empresa na entrega de seus produtos e serviços.

2. COMO IMPLEMENTAR AS NOVAS TECNOLOGIAS E SEUS IMPACTOS NA CULTURA ORGANIZACIONAL

A cultura é algo arraizado, que vem com os modelos mentais dos grupos de trabalho. Quando as novas tecnologias são adotadas, há necessidade de treinamentos, mudanças no jeito de trabalhar, mudança de funções e até realocação de times, sendo que nem todos estão dispostos a adotar esse novo modelo. Surge uma pergunta: há como mudar isso?

Como começar a Mudar a Cultura da Resistência?

Nessas situações, a empresa precisa conceder treinamentos, cursos profissionalizantes, oportunidades de mudanças de áreas, além de estimular o aperfeiçoamento pessoal e profissional. Nem todos são obrigados a ter interesse em crescer, mas nas grandes mudanças de times e equipes, é importante fornecer as condições adequadas para que o colaborador se sinta amparado. Gerenciar pessoas é gerenciar recursos escassos, assim, crescer é união, amparo e realização conjunta.

As Novas Tecnologias do Setor Logístico e os Impactos Mundiais

Todas as mudanças e tendências para o mercado logístico citadas produzem impactos em nível mundial. Hoje falamos da compra antecipada da Amazon, entregas full do Mercado Livre e entregas via drone do Ifood, entre outras. Por que é tão importante conhecer e discutir essas realidades para o mercado logístico? Porque todas as inovações que chegam para mudar e expandir a logística são rapidamente disseminadas e definem novos padrões mundiais no nível de serviço.

Para uma empresa ser uma referência em um determinado mercado, ela precisa investir e aplicar bem os resultados de uma nova tecnologia. É possível abrir vantagem frente à concorrência, se adequar a novos modelos de negócios e oferecer serviços de maneira mais competitiva. O mercado exige isso hoje, e o risco da não adequação é ficar fora da globalização que as novas tecnologias impõem.

Além disso, o artigo tratou de questões como os gargalos da cadeia logística. As novas tecnologias permitem localizar em tempo real cada ponto que ameace o êxito na distribuição e entrega.  Como os novos modelos de entrega afetam diretamente a estrutura logística, existem preocupações ainda maiores em rastrear de perto as frotas de caminhões, manter a temperatura interna no caso de produtos perecíveis e manter informações sigilosas de controle de lacre. 

O grande desafio para as operações logísticas é ter que acompanhar as tendências para o mercado logísticopara fazer frente aos concorrentes e se tornar mais competitiva no mercado. É um processo que requer adaptação, versatilidade, esforço e aprendizagem. Sua empresa está preparada?