No artigo de hoje você vai saber o significado da sigla CIO, mas o mais importante é saber o significado profissional que carrega esse título. Essa é o assunto que você vai aproveitar muito. Se sua empresa é pequena, parabéns, você vai acumular essa função se não quiser terceirizar. Veja em detalhes.
O que Significa CIO?
A sigla CIO (Chief Information Officer) denota o profissional responsável pelos sistemas de tecnologia da informação da empresa a nível de processos e do ponto de vista do planejamento. Ele analisa quais benefícios a empresa pode obter ao investir em novas tecnologias e avaliar seu funcionamento. O CIO também se concentra na melhoria a eficiência dos processos internos com vistas a garantir uma comunicação efetiva e manter a organização funcionando de maneira eficiente e produtiva.
Como Se Tornar um CIO?
Para essa função, mais do que qualquer outra, torna-se não significa permanecer. Por quê? A área é mais ágil e requer um perfil semelhante, que tenha visão de futuro para conseguir se preparar para ele de modo rápido e aplicar as mudanças numa organização.
Além da visão, são necessários outros requisitos como conhecimento técnico, e outras competências e habilidades como as atitudinais e comportamentais. Veja a seguir.
Comunicação Assertiva
Uma das principais habilidades é essa, mas ainda existem profissionais que não se preocupam ou não conseguem comunicar claramente a estratégia, os processos que estão sendo construídos, os resultados almejados. O CIO precisa estar consciente de que é um intraempreendedor e precisa mobilizar as pessoas a realizarem o que for necessário. A comunicação é o instrumento.
Gestão da Equipe
Um executivo de TI normalmente é alguém que veio da área técnica, que tem dificuldade em lidar com pessoas. Mas isso não o exime da responsabilidade. Gerenciar pessoas presencial ou remotamente é um grande desafio. O futuro se antecipou com a pandemia e com ele, a necessidade de os executivos se anteciparem com cursos e informações, além de programas voltados para o desenvolvimento e liderança.
Conhecimento do Negócio
O líder de tecnologia precisa saber tudo do negócio sob sua responsabilidade. Isso envolve pesquisas constantes no micro e no macro ambientes.
Informação Como um Bem Valioso
Para se cumprir bem a gestão de uma área de TI, é necessário conhecer e se interessar pelas tendências não apenas das inovações mas do comportamento do consumidor, as descobertas cientificas que podem influenciar ou requerer ferramentas tecnológicas. Já foi o tempo da previsibilidade e da demora nas mudanças – e dos profissionais e empresas confortavelmente em seu nicho, acomodados.
Inovação como um Propósito
A tecnologia sempre foi um suporte para o empreendedorismo. Mas hoje, ela é vista como uma área estratégica que usa recursos para transformar o negócio. O líder de TI precisa ter esse papel e entender que ele será um agente de mudança e inovação, pensando em quais ferramentas já existem ou podem ser desenvolvidas para mudar os processos ou até os produtos das companhias.
Pense no sentimento de um cliente heavy user de cartão de crédito. O banco disponibiliza a oportunidade de ele fazer um cartão virtual, específico para efetuar uma compra de um bem ou investimento mais caro. Logo após a transação, o cartão é cancelado. Questão de segurança e que já é uma realidade. E um simples aplicativo para um restaurante, com o qual o cliente faz seu pedido na mesa, com um tablet? Evitam-se problemas de comunicação, demora ou mau atendimento, sem contar a economia de tempo.
Percebeu a importância de uma figura para gerenciar a TI? Essa é não apenas a profissão do futuro, mas o futuro das empresas bem sucedidas. Precisa de mais informações?
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