You are currently viewing CICLO DE VIDA CORPORATIVO: QUANTO TEMPO PODE DURAR E POR QUÊ?

CICLO DE VIDA CORPORATIVO: QUANTO TEMPO PODE DURAR E POR QUÊ?

As empresas podem ser consideradas organismos vivos porque nascem, crescem e podem morrer. Elas possuem um ciclo de vida como qualquer outro ser vivo. Esse ciclo é caracterizado por fases que são: Pré-natal, Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio. Vamos detalhar cada fase.

  1. Pré-Natal: foi decidido abrir a empresa. É preciso fazer pesquisa, confirmar dados e informações, analisar o macro e o micro ambientes. Aqui, podemos dizer, que os futuros sócios ou empresário individual pode realizar o seu Business Model Canvas, definindo a proposta de valor. Também faz o planejamento da empresa, fontes de recursos que utilizará, planeja a estrutura necessária, os sistemas que utilizará, os investimentos e também prevê a sazonalidade ou tempo em que a empresa precisará para ter a receita planejada.
  2. Introdução: organizar as instalações da empresa, contratar e treinar os colaboradores e prestadores de serviços, comprar estoque, fazer planejamento estratégico e divulgar a inauguração.
  3. Crescimento: as operações da empresa começam a dar resultado financeiro positivo. Esta fase pode levar de dois a quatro anos. É quando ela está sendo conhecida pelo mercado e os consumidores passam a ser clientes. Não é a líder de mercado e a concorrência é acirrada. Dependendo do mercado em que atua e do perfil de clientes, a política de preços é alvo de atenção. Se o preço é algo que o cliente valoriza por exemplo, a estratégia será praticar preços mais atraentes nessa fase, a fim de tornar a empresa conhecida e, ao chegar na próxima fase, faz o ajuste de modo sutil.
  4. Maturidade: a empresa tem um nome consolidado ou marcas de produtos ou serviços respeitados. Detém uma boa fatia do mercado. Os clientes são fiéis. Essa fase pode durar longas décadas. Consegue lembrar de empresas ou marcas que estão nessa fase? Nestlé, Leite Moça, BMW e assim por diante.
  5. Declínio: em algum momento todas as empresas entram na fase de declínio, pois seus produtos e serviços serão ultrapassados pela concorrência ou pelo tempo. Uma inovação será lançada antes da sua, uma empresa mais competitiva está entrando no mercado, ou faltou capital de giro ou outros motivos. Se a empresa não reagir pode morrer, ou seja, falir.
  6. Rejuvenescimento: é a fase em que a empresa começa a reagir para não morrer. Toma ciência dos problemas e da urgência de medidas necessárias. Usa toda a sua expertise e busca novas informações para se reinventar.

As fases geralmente mostradas em infográficos são essas, mas consultores precisam orientar fases antes e após o caminho obvio. Todo projeto precisa de planejamento, que é a fase anterior (pré-natal) e como sabemos, atualmente é possivel testar várias hipóteses antes da fase de introdução e ter maior probabilidade de sucesso. Outro aspecto importante que queremos trazer é que o tipo de gestão influencia em muito no ciclo de vida da empresa. Você deve se lembrar de alguma empresa que surgiu e logo passou ser mundialmente conhecida. Outras demoraram décadas para dar os primeiros passos. A globalização democratizou as informações, assim, conclui-se que o conhecimento e a vontade não raro ficam só na mente do gestor. A ação não se concretiza e o crescimento não vem.

A Principal Razão para um Ciclo de Vida Durar Mais

A resposta todos sabem, mas as vezes fogem dela. É a inovação. Essa palavra tem um amplo significado. Inovar em microtarefas, no jeito de pensar, nos processos da empresa. Inovar também significa mudar o modo de se relacionar com os vários públicos externos – atuar de forma diferente na esfera macro.

Hoje existem inúmeras maneiras de inovar o mundo traz o convites. O mundo é moderno e traz ferramentas gratuitas que as empresas podem usar para se organizar. Inovar no passo a passo. Existem entidades que ajudam as empresas a se tornarem inovadoras e com programas gratuitos como o ALI (Agentes Locais de Inovação).

Pense nisso. Inovar não é ser moderno e sim acompanhar a modernidade. Ela é incansável. Então é só pensar quando você vai começar e não se vai começar.

Além de inovar é preciso organizar. As empresas familiares têm uma característica peculiar que mostra que no inicio do ciclo de vida elas têm pouca ou nenhuma ação organizacional sistematizada; depois, à medida que evoluem no seu ciclo de vida, sistemas de gestão vão sendo gradativamente implementados até que ela se torne totalmente organizada. A empresa permite aos gestores a visão geral dos processos, identificando os gargalos e os pontos fortes. Novamente podemos lembrar que a tecnologia ajuda em muito nesse aspecto. Edgar Schein, no livro Cultura Organizacional e Liderança mostra um quadro com a evolução do ciclo de vida a partir de uma empresa familiar.

A tecnologia é uma ferramenta de gestão que ajuda você a concentrar informações, organizar ideias e criar estratégias de crescimento para sua empresa. Não sabe como começar?

REFERÊNCIAS

Foto da Capa: https://www.freepik.com/photos/healthy-family’>Healthy family photo created by pressfoto
https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/ciclo-de-vida-de-uma-empresa/