You are currently viewing CONSULTORIA EM TI: É MESMO NECESSÁRIA?

CONSULTORIA EM TI: É MESMO NECESSÁRIA?

Ninguém quer perder tempo ou qualquer outro recurso escasso hoje em dia. Quando se fala em investimento em tecnologia e inovação, surgem muitas dúvidas sobre quais os melhores caminhos. Perguntas como: onde e quanto investir? Por onde começar? Como saber quando reinvestir? Como saber sobre o retorno dos investimentos em TI? São perguntas importantes que uma consultoria pode ajudar a responder. O artigo de hoje é sobre esse importante assunto.

O Que Faz Uma Consultoria em TI

Diferente do que muitos contratantes imaginam, o objetivo de uma consultoria não é fazer o trabalho pela empresa, mas sim orienta-la a melhorar as suas práticas. A consultoria traz informações novas, ferramentas e ajuda a construir estratégias, mas a responsabilidade para a implementação e a continuidade é do empresário ou gestor. Veja a seguir, algumas responsabilidades que normalmente um consultor de TI assume.

  1. Identificar as necessidade: O ponto de partida para a consultoria de TI é mapear o cenário atual da área. Essa coleta de informações, também conhecia como levantamento de requisitos, é necessária para que o consultor entenda a realidade da organização. Esse ponto de partida vai indicar se a empresa precisa de estrutura física, se está sobrando estrutura (acredite, há empresas que investem muito no físico, que é totalmente dispensável) reconheça quais pontos podem ser melhorados, quais boas práticas podem ser implementadas e consiga planejar ações para conquistar os objetivo estabelecidos.
  2. Usar Metodologia de Trabalho Conjunto: é muito importante o consultor ter um perfil acessível e pedagógico. Por quê? O sucesso do trabalho está em a equipe compreender as dores e as soluções. Muitas vezes o consultor se torna um facilitador de processo e a própria equipe descobre que tem a solução, mas só não estava usando por diversos motivos. O engajamento de todos os envolvidos é importante para as fazer seguintes à consultoria. Fazer plenárias e dinâmicas de grupos, usar métodos ágeis, sessões de cocriação ajudam em muito nesse processo.
  • Criar um Plano de Trabalho Personalizado: assim como as empresas são diferentes, a área de TI tem suas particularidades, identificadas no mapeamento inicial. Após o estudo do mapeamento, o consultor em TI montará um programa de trabalho personalizado. Isso significa orientar as estratégias ações mais adequadas àquilo que a empresa espera atingir no futuro específico.

Responsabilidade do Cliente

Como dito acima, algumas empresas, erroneamente, pensam que a consultoria vai resolver os problemas e isso precisa ser esclarecido. Um contrato tem dois lados que precisam estar claros. Assim, vamos ajudar os leitores a entenderem agora o papel do cliente.

  • Ter objetivos claros e específicos
  • Demonstrar que conhece a sua organização e demonstrar um estilo de liderança democrático
  • Providenciar todas as informações necessárias solicitadas pelo consultor
  • Estar aberto a novas possibilidades;
  • Mobilizar a equipe para um trabalho colaborativo;
  • Gerenciar a implementação das estratégias: delegar, supervisionar e atender aos prazos estabelecidos no cronograma;
  • Estar comprometido com a continuidade após o final do contrato de consultoria.

Uma consultoria ajuda os gestores a se tornarem melhores líderes e isso é perene. Assim, vale muito a pena “engessar” a empresa por um tempo com reuniões, planos e novas atividades. Depois dessa fase ela será uma empresa renovada. Assim como um membro do corpo que recebe um “gesso”: por ser orgânico, com o tempo ele se renova – assim é uma emrpesa: orgânica e tem a capacidade de se renovar sempre.

Níveis de Maturidade da TI em uma Empresa

Fonte: Adaptado MR Soluções

Observe que quanto menos maduro está o nível de TI, mais risco existe ao negócio e quanto mais maturidade, mais valor ao negócio. Quer fazer um teste de maturidade? Acessando o nosso site, você logo vê o formulário.

Você viu no início do artigo, o papel importante de uma consultoria em TI. Para concluir, vamos resumir os motivos pelos quais sua empresa vai ganhar ao investir numa consultoria de TI, usando a inteligência na gestão: orientação personalizada e especializada, atualização com as melhores práticas mundiais, melhoria da produtividade e resultados financeiros. Quer mais detalhes?

REFERÊNCIAS :

Foto da capa: pexels-fauxels-3183190

Foto do Corpo do Texto: eaux, adaptada por MR Soluções.