You are currently viewing BUSINESS INTELLIGENCE: CONHEÇA A IMPORTÂNCIA, FUNCIONAMENTO E APLICAÇÕES COM A TI.

BUSINESS INTELLIGENCE: CONHEÇA A IMPORTÂNCIA, FUNCIONAMENTO E APLICAÇÕES COM A TI.

Se sua empresa é uma daquelas que tem acesso a muitas informações, precisa tomar decisões importantes mas fica em dúvida sobre quais informações usar, esse artigo é para você. Leia e conheça as estratégias de BI que podem te ajudar.

O Que é Business Intelligence?

Business Intelligence, ou simplesmente BI, é um processo que visa coletar dados gerados por um negócio, organizá-los de forma minuciosa, a fim de gerar informações concretas e confiáveis que servirão como base para as tomadas de decisão nas diversas áreas da organização.

O Business Intelligence teve seu primeiro destaque em 1958, com a publicação de um artigo do cientista da computação da IBM, Hans Peter Luhn.

Denominado “A Business Intelligence System“, o mesmo fazia menção a um sistema automático que estava em desenvolvimento com o objetivo de distribuir informações para diferentes seções das empresas, sejam elas científicas, industriais ou mesmo governamentais.

A ideia descrita no artigo ressaltava que o sistema de inteligência utilizaria máquinas para processar dos dados levantados, a fim de criar “perfis de interesse para cada um dos ‘pontos de ação’ em uma organização”

De acordo com o autor, todo o processo de retirada e análise de dados seria realizado automaticamente. Isso permitiria entregar a quem tivesse interesse informações importantes para promover a eficiência da empresa. Se veio a sua mente um CRM (costumer relationchip management), que é bem comum hoje, pensou bem. Ele é um modelo de BI, em escala menor, que está contigo nos sistema integrados de gestão que quase toda empresa possui,

Já vale aqui ressaltar que o BI não traz respostas e sim indicadores, informações organizadas para serem, como dito antes, avaliadas. A empresa precisa estabelecer um cruzamento das informações com os objetivos estratégicos e táticos para determinar quais informações são relevantes e quais não são.

Uma pesquisa recente mostrou que foram gerados mais dados nos últimos três anos do que em toda a história da humanidade antes desse período. Mesmo assim, 99,5% dos dados coletados nunca são usados ou não são adequadamente analisados.

Como Funciona o Business Intelligence

Nesse tópico é importante entender que o BI é um conjunto de processos que têm como foco encontrar a informação certa e entregar a quem possa trabalhar adequadamente com a mesma. Percebeu que não se trata de um sistema de TI apenas. A TI é uma ferramenta poderosa para se trabalhar com o BI, mas quem precisa fazer ou decidir a arquitetura de como será o processo, é o gestor. As informações são organizadas de acordo com objetivos específicos. Se ele não tem condição, sugerimos contratar uma empresa de marketing estratégico.

A coleta de dados

A coleta de dados faz parte da rotina de qualquer empresa. Algumas o fazem em grande escala. Os dados podem ser dados sensíveis, dados não sensíveis, ou de outras origens.

Como dito acima, a coleta pode se dar por meio de um CRM, formulários nas redes sociais, cadastros em lojas virtuais e assim por diante.

A organização e a análise dos dados coletados

Uma vez feita essa coleta é preciso organizar os dados e fazer uma análise do que foi captado. Essa etapa ajuda a “filtrar” o que não é realmente útil, separando apenas os aspectos que serão verdadeiramente interessantes para a sua empresa. Por exemplo, um técnico faz um serviço numa empresa cliente e no relatório descreve as pessoas com quem trabalhou. A prestadora do serviço precisa não apenas ter esses nomes, mas organizar o cadastro com o cargo de cada um, a área em que trabalho e outros informações pertinentes. Com esse exemplo, observa-se a necessidade de organizar e até remodelar certos modelos de coletas de dados.

A Importância de Mensurar os Dados

Ficou claro até o momento que o objetivo do processo de business intelligence é gerar informações reais, baseadas na captação e na análise de dados, que têm como foco ajudar nas tomadas de decisões.

Os responsáveis por essas deliberações precisam fazer parte do comitê de planejamento estratégico da empresa, devem participar da definição dos objetivos e, a partir da mensuração das informações e análise dos resultados, definir as melhores estratégias.

Em resumo, o BI faz parte de um processo de inteligência de mercado, no qual a informação é um componente valioso para o desenvolvimento da organização.

Benefícios de Usar o Processo de BI

São vários os benefícios do Business Intelligence para a sua empresa e para o seu público. Entre eles vamos destacar:

  • Geração de insights para aprimoramento de processos
  • Novas possibilidades de negócios
  • A empresa fica melhor preparada para as mudanças do mercado
  • Maior índice de satisfação de clientes
  • Melhora da percepção que se tem dos clientes e até de fornecedores, contribuindo para aprimorar esses relacionamentos.

Exemplo de Business Intelligence

Quem nunca ouviu falar de Netflix, uma empresa que no passado locava DVDs e precisava apenas de algumas informações para o envio? Vamos compartilhar um resumo de como ela usa o BI.

A empresa afirma que a análise dos dados, baseada nos algoritmos, os ajuda a manter os clientes e já os fez poupar mais de um bilhão de dólares por ano com a captação de novos usuários. Muitos desses algoritmos estão preocupados com o comportamento de visualização, que inclui se partes de programas forem reassistidos, se os créditos foram vistos ou pulados, quando um programa foi pausado, em que dispositivo o programa foi assistido, quantas sessões foram inciadas em quantos dispositivos diferentes e muito mais…

A Netflix também usa os dados para saber o que o usuário gosta de assistir e a partir daí criar programas que o agradem. Quando a análise dos dados mostrou que seus viewers eram grandes fãs do diretor David Fincher e do ator Kevin Spacey, a Netflix não pensou duas vezes quando ao invés de fazer um episódio piloto – como de costume é feito com novas séries – criou de cara duas temporadas de 26 episódios cada uma, da aclamada série House Of Cards. E não parou por aí, a forma com que usam os dados analisados para gerar conteúdo original resultou nos 80% de aceitação e sucesso de tudo o que é criado pela Netflix.

Esse é apenas um dos exemplos que deixam clara a importância do BI e de se trabalhar com a Ineligência de Mercado. Como você observou, a tecnologia tem um papel fundamental como ferramenta que vai facilitar o processo. Ficou interessado em usar o BI? Fale com a MR para fazer um diagnóstico de sua estrutura.

Ferramentas de Business Intelligence que podem lhe ajudar

A gente entende que não basta saber o que é Business Intelligence e para que serve. É preciso,também, saber como tomá-lo uma realidade na sua empresa, certo?

Pois bem, o Business Intelligence depende de softwares robustos para que os dados sejam adequadamente coletados e analisados. Também por esse motivo o BI, por si só, não é considerado uma ferramenta. 

Confira agora algumas soluções que podem lhe ajudar nesse processo. Veja os diferenciais de cada uma.

  • Google Data Studio: gratuito; basta um conta no gmail
  • Adobe Analytics: ajuda a identificar o público-alvo mais relevante para a sua campanha;
  • IBM Watson Analytics: é o primeiro que permite o armazenamento em núvem.

Como você observou, o BI é indispensável para transformar dados em informações importantes e relevantes para o sucesso de uma empresa, que pode ser de porte menor até uma gigante. As informações mensuradas podem significar até mesmo novos e lucrativos negócios. Depende da decisão que se tomar. Quer usar a tecnologia como ferramenta de ajuda para o seu projeto de BI?