You are currently viewing ERP e BI: POR QUE SÃO COMPLEMENTARES E QUAL O MELHOR LUGAR ELES?

ERP e BI: POR QUE SÃO COMPLEMENTARES E QUAL O MELHOR LUGAR ELES?

A tecnologia trouxe grandes possibilidades para o mundo e para a gestão empresarial. No artigo de hoje, vamos abordar ferramentas essenciais para o sucesso mercadológico. Uma pode ser usada por micro-empresas e a outra por grandes corporações. E quando usadas juntas, geram muitas informações de inteligência de mercado sigilosas e inovadoras que precisam ser muito bem guardadas antes de se tornarem estratégia de sucesso.  Quer saber mais? Continue lendo.

O Enterprise Resource Planning ou como muito bem conhecido ERP veio facilitar em muito os processos nas organizações. Mais conhecido como Sistema Integrado de Gestão, ele automatiza os processos que antes eram demorados e vulneráveis a falhas humanas. Com ele, os gestores visualizam relatórios consolidados para analisar indicadores.

O Que é Business Intelligence?

O BI (Business Intelligence) é um conjunto de ferramentas e práticas desenvolvido com a missão de transformar toda a informação/dado de uma empresa em conhecimento. Trocando em miúdos, a partir do cruzamento de dados, são organizadas informações e gerados insights para a tomada de decisão.

A partir desse processo, o gestor pode, por exemplo, comparar quais as cores de roupas mais vendem em determinadas regiões do país no inverno e programar as compras de matérias-primas.

É Possível Integrar Business Intelligence e ERP?

Como você observou, ERP e BI são complementares. Apesar de parecer evidente a ligação entre eles, muitas empresas ainda não se atentaram para o fato. Não deixe isso acontecer na sua empresa se ela fizer uso do BI! Abaixo, elencamos as principais vantagens em integrar ambos.

Maior Eficiência e Produtividade dos Colaboradores

Quando se integram ERP com BI, o gestor consegue fazer as informações circularem rapidamente na equipe interna. Todos acompanham os fluxos e tomam decisões a partir disso. E quando se fala em fluxo, significa acompanhar os fatos em tempo real, até mesmo após a implementação de estratégias. Por exemplo, a eficácia de anúncios em determinada rede social, se o trajeto mudado de um caminhão foi mesmo o melhor e assim por diante.

Melhoria dos Processos Internos

Depois de implementar mudanças, o gestor continua acompanhando o status das atividades, assim, a melhoria continua passa a ser uma cultura. Fica mais fácil realizar mudanças estruturais ou pontuais, para que os processos fluam melhor. Assim, a empresa rende mais e os custos são reduzidos.

Assertividade nos Investimentos

Nesse último aspecto abordado, lembramos que, pelo exposto acima, os gestores conseguem visualizar através de evidências, quais áreas requerem maior investimento tendo em vista a sua performance observada. É possível avaliar o retorno dos investimentos já realizados. Basta analisar os dados apurados pelos sistemas e comparar o valor aportado com os resultados obtidos.

Qual o Melhor Lugar Para Essas Ferramentas Poderosas?

Todo sistema precisa ser hospedado num servidor, que pode ser de duas formas: on premise ou em nuvem. No primeiro a instalação é realizada em servidores da própria empresa. Já na segunda opção o sistema roda fora da empresa, em um servidor externo. Os fatores de decisão aqui têm a ver com Segurança, custos e acessibilidade. Veja.

1 – Custos: um dos benefícios que mais crescem o olho dos gestores na hospedagem em nuvem está nos custos. Isso porque, não é necessário pagar instalações, manutenções, energia elétrica ou ter equipe própria de monitoramento.

2 – Segurança: por estarem constantemente atualizados e com camadas extras de proteção como firewalls, os serviços em nuvem garantem maior segurança na armazenagem dos dados da empresa. A responsabilidade fica a cargo do fornecedor.

3 – Flexibilidade: por rodarem na nuvem, os sistemas oferecem uma grande flexibilidade de acesso, uma vez que podem ser usados a qualquer hora, em qualquer lugar.

4 – Tempo de implementação: comparado à implementação on premise, o tempo gasto na instalação é menor, permitindo que gestores e times possam fazer a transição dos processos com mais agilidade e sem perdas.

5 – Backup: ter cópias de segurança de todos os dados e informações geradas ao longo do dia é muito importante para qualquer empresa que queira manter transparência e uma gestão sólida. Os Backups são feitos automaticamente e sem correr o risco de queda de energia, uma vez que há geradores e infraestrutura completa para as empresas ficarem tranquilas.

Independente se sua empresa use apenas um ERP ou ambas as ferramentas, como você viu, o melhor lugar para elas é a Nuvem. Ter infraestrutura na empresa significa ter depreciação. Imagine antigamente quando se guardava o dinheiro embaixo do colchão!! Por mais que uma empresa seja tradicional e queira fazer as coisas à moda antiga, chega um tempo que não tem como não mudar. Todo o conhecimento gerado precisa ser transformado e protegido. A foto da capa ilustra isso: um idoso sábio pode compartilhar seus conhecimentos com os mais jovens e rentabilizar. Não dá pra gerenciar tudo sozinho e ainda lucrar. Então fale com um especialista para saber como melhorar os seus investimentos e ganhos com a TI.

A troca de experiências baseada na confiança ajuda a melhorar os resultados.