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A Transformação do Mercado pela COVID 19 e a TI: o Que isso Indica para Todas as Empresas no Mundo.

Uma importante pesquisa realizada entre junho e julho de 2019, entrevistou mais de oito mil pessoas, e foi aplicada pela Rakuten Advertising de forma online e identificou a rapidez surpreendente com que os hábitos de consumo mudaram, alertando o que precisa ser feito para que as empresas continuem não apenas sobrevivendo, mas lucrando. Na leitura desse artigo, você vai observar o papel da TI nos novos processos comerciais. Não é uma questão de estratégia apenas, e sim uma questão de necessidade mudar. Aproveite e inove!

Para contextualizar, a pesquisa foi aplicada nas seguintes regiões: Reino Unido (1015), França (1025), Alemanha (1011), Brasil (1016), Austrália (511), Canadá (516), China (508), Hong Kong (532) Nova Zelândia (509), Singapura (508), Coreia do Sul (507) e Estados Unidos (1015). Vamos focar nos hábitos de consumo do Brasil e sobre os impactos que as empresas precisam responder no Brasil, mas o retrato não é muito diferente no cenário mundial. Se você quiser acessar a pesquisa completa, ao final do artigo, está disponível o link.

O perfil do comprador brasileiro passou por uma importante transformação, na qual as empresas precisam focar para continuam atendendo o mercado. Vale aqui uma ressalva: empresas muito tradicionais, que resistem às mudanças, em tempos normais vêem os prejuízos de maneira lenta. No cenário atual, isso não ocorre, é tudo muito rápido, independe da vontade de qualquer player desse mercado. Simplesmente a nova realidade emergiu. Não era uma demanda reprimida ou indesejada. Foi tudo inesperado. Assim, as empresas que até então só conseguiam mudar lentamente e com vários conflitos, precisam pensar e agir para sobreviver e lucrar. Mas vem a pergunta: você pode provar? A pesquisa pode. Vamos aos resultados resumidos.

O perfil deste novo comprador, impulsionado pelo cenário da pandemia e ainda muito confuso e sem uma expectativa de melhora a curto prazo, indica que as empresa precisa oferecer canais online para a venda dos produtos:

73% dos brasileiros passaram a comprar mais no online e 86% disseram que devem priorizar as compras usando dispositivos digitais (notebook, desktop e celular) durante o período de alta no meses de outubro, novembro e dezembro. Para este período, 78% dos brasileiros pretendem presentear alguém e 68% aproveitar as liquidações do momento. Entre eles, 31% estão dispostos a gastar em empresas locais. 58% dos respondentes preferem soluções híbridas, que aliam a comodidade do e-commerce com a exclusividade do atendimento e relação com o produto no ambiente físico (pick up from store) e frete grátis quando houver.

Você talvez pense: “mas minha empresa é indústria ou serviço, não entra nesses indicadores”. Pois é: não entra. O mercado (que envolve concorrentes, fornecedores e clientes) se transformou. Pode conversar com os gestores ou empresários mais próximos que você conhece. Eles vão confirmar que mudaram o jeito de fazer as coisas e para a sua empresa passar a fazer parte das estatísticas positivas, precisa oferecer a opção online para o público-alvo. Por exemplo: se sua empresa é uma indústria que faz produtos por encomenda para outra empresa, pode desenvolver um aplicativo para diagnosticar a real necessidade sem precisar enviar técnicos para viagens longas, demoradas e caras, sem contar o fator riscos a saúde. Se o caso for uma indústria que coloca os produtos em lojas físicas, hora de fazer um site de vendas, ou dispor num marketplace.

Para um prestador de serviços; demonstrar online o mérito da confiança é primordial. Novamente entram em ação, os canais digitais e a necessidade de interação com o público.

Independente se sua empresa atua com comércio, indústria ou serviços, é importante se convencer de que o mundo é digital e sua empresa precisa estar nesse cenário. A tecnologia da informação vai facilitar todos os processos e fazer com que o retorno dos investimentos sejam rápidos e palpáveis.

No início do artigo, falamos de movimento do mercado. Sim, é esse movimento que sua empresa precisa observar através de informações confiáveis. Ao decidir pelo plano de ação, sempre contar com consultores capacitados. No caso do assunto de hoje: consultores em mercado, consultores em TI e desenvolvedores. Quando uma equipe multidisciplinar competente trabalhar em sintonia, sua empresa pode se concentrar no foco do negócio.

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Para acessar o relatório Caminhos para a Retomada: os picos de vendas para 2020 repensados, clique aqui.