You are currently viewing SAÚDE 4.0: CONHEÇA ALGUMAS TECNOLOGIAS INOVADORAS!

SAÚDE 4.0: CONHEÇA ALGUMAS TECNOLOGIAS INOVADORAS!

O termo Saúde 4.0 é a manifestação da Quarta Revolução Industrial na área da Saúde. Sua principal característica é o uso de tecnologias da informação aplicadas ao setor. Neste artigo, você vai conhecer as principais tecnologias que mudaram o modo de ser das empresas e os benefícios aos pacientes. Aproveite!

O objetivo desse movimento é melhorar a gestão das instituições de Saúde, através da melhor gestão de dados e automatização de processos, o que leva, como você já viu que é um dos principais benefícios do uso da tecnologia, ao melhor aproveitamento do tempo dos profissionais e dos fluxos de trabalho.  

IMPACTOS DA SAÚDE 4.0

Os impactos positivos são claramente vistos nas empresas de saúde, tanto em seus processos como na satisfação de seus usuários e na lucratividade. Embora o artigo não mostre gráficos de lucratividade, é uma consequência. Veja.

  1. Medicina Preditiva e Preventiva

Com o auxílio de tecnologias como inteligência artificial e Bigdata, , é possível determinar a probabilidade do surgimento de doenças, como o câncer e outras, o que permite começar um tratamento precoce.

Outro impacto positivo é o gerenciamento eficaz dos dados dos pacientes, permite entender as causas que geram os sinistros nas operadoras de planos de saúde.

Com informações detalhadas sobre o histórico de pacientes, podem ser elaboradas guias de prevenção a serem adotadas pela atuação de especialistas como os exemplos a seguir:

  • Alimentação balanceada;
  • Controle da obesidade;
  • Cuidados para pacientes com doenças crônicas;
  • Redução de estresse; 
  • Acompanhamento do envelhecimento. 

2. Maior Precisão com a Realidade Aumentada (RA)

A Realidade Aumentada na saúde permite uma combinação em tempo real de imagens, gerando novas possibilidades no diagnóstico de doenças e podendo aumentar a precisão nos procedimentos cirúrgicos, possibilitando a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

Com essa inovação, a tecnologia mostra o mundo material sobreposto com imagens feitas por computador, possibilitando observações compostas significativamente aperfeiçoadas.

Para que isso seja possivel, são utilizadas câmeras de smartphones, tablets, óculos inteligentes e até capacetes de última geração que dispensam o uso das mãos no comando de interfaces em sistemas e aplicativos. São muitos os usos da RA, mas vale trazer os mais relevantes.

A neurocirurgia é uma das especialidades mais avançadas no emprego de RA, com relatos de ressecção de tumores, cirurgias neuro vasculares abertas, procedimentos na coluna vertebral, localização de cateteres ou sondas, ressecção cortical em epilepsia e aneurismas envolvendo trajetórias incomuns ou ramificações ocultas.

Em hospitais e clínicas, a tecnologia auxilia no suporte remoto ao possibilitar que técnicos e equipes no local ganhem ajuda especializada necessária para instalação, configuração, manutenção, solução de problemas e reparo de equipamentos hospitalares sensíveis e especializados.

TELEMEDICINA

3. Atendimento Personalizado

A otimização da coleta e análise dos dados do paciente permite uma visão aprofundada do seu perfil clínico e assim o atendimento pode ser mais personalizado e humanizado, uma vez o médico, através de um prontuário eletrônico e organizado, obtém as informações rapidamente para a patologia demandante.

4. Gestão Integrada

A gestão administrativa da área de saúde é fortemente impactada pela Saúde 4.0. Isso porque as tecnologias de gestão proporcionam organização para todos os setores das instituições de Saúde de forma integrada. Assim, os gestores podem acompanhar os processos internos focando a melhoria.

A chave aqui é a facilidade na comunicação entre administração, financeiro, faturamento, atendimento, recepção e outros setores.

Mas como em todos os segmentos, nem tudo são flores. A área da saúde, pensando no cenário geral, apresenta alguns desafios que você vai conhecer agora.

DESAFIOS DA SAÚDE 4.0

Uma pauta que é tema de artigos científicos é o primeiro desafio da lista. O segundo tem a ver com a preparação e as competências humanas também. E o terceiro ponto é um grande mito. Veja cada um deles detalhadamente a seguir.

§  Relação médico-paciente

Alguns artigos abordam longas discussões sobre a relação médico-paciente. Dizem que num tempo não muito distante, a relação era médico-doença de forma digamos proposital, para a preservação da integridade emocional do profissional da saúde.

Polêmicas à parte, o fato é que a tecnologia permite, como você viu antes, uma visão rápida e confiável do status do paciente. Dessa forma, o médico ou médica, passam a ter mais tempo para conversar com o paciente e saber o que as máquinas ainda não revelam.

Este desafio está ligado a uma atitude diferente não só dos profissionais, mas também do público – que precisa estar ciente da necessidade de ter assistência médica preventiva.

§  Letramento digital

Esse desafio tem a ver com a busca por profissionais capacitados para operar as novas tecnologias do setor.

A transformação digital aconteceu em pouco tempo, de modo que nem toda a classe médica conseguiu absorver os novos conhecimentos.

Assim como em todas as profissões, desde o chão de fábrica até os mais altos escalões profissionais a atualização no mundo atual, sempre vai incluir habilidades com a tecnologia.

§  Desconfiança sobre o papel da tecnologia

Muitíssimos profissionais encaram a tecnologia como concorrente quando na realidade ela é uma aliada do progresso do empreendedorismo e ao mesmo tempo do desenvolvimento profissional. Esse caminho não tem volta.

Os computadores não são capazes de tomar as decisões. Porém, eles ajudam a organizar os dados para que elas sejam mais precisas. Eles facilitam em muito a área de saúde como você viu no artigo. Assim, se você é profissional de saúde, empresário da área de saúde, esteja certo(a) de que a atualização de suas competências vão preparar você para estar feliz no mundo tecnológico. Fale com um especialista da MR e saiba das novidades para o setor de saúde e como armazenar todos os dados em nuvem.

REFERÊNCIAS

Foto da Capa:  Época Negócios eletrônica, disponível em Itália realiza 1ª cirurgia do mundo com realidade aumentada – Época Negócios | Tecnologia (globo.com)

pexels-tima-miroshnichenko-8376291 médico teleconsulta

Saúde 4.0: tudo o que você precisa saber sobre o assunto (feegowclinic.com.br)