Com a situação pandêmica mundial, o empreendedorismo foi forçado a pensar em transformação digital para manter a normalidade ou algo parecido com ela. O isolamento social afastou os clientes do ambiente físico e os levou para o digital. Nesse artigo você vai saber mais sobre a diferença entre Transformação digital e Virtualização. Continue lendo.
O Que é Transformação Digital
A transformação digital se refere ao uso da tecnologia da informação nas empresas para otimizar processos, maximizar o desempenho e alcançar os melhores resultados, significa reestruturar os processos, absorvendo uma cultura digital com o objetivo de ganhar produtividade. Não é mudar o que se faz mas sim como se faz. Com a automação, por exemplo, as áreas se “conversam” enviando e recebendo informações através de softwares e evitando falhas humanas. Você pode ler mais sobre Transformação Digital em um artigo completo sobre o assunto.
No infográfico a seguir você pode ter uma visão dos estágios da transformação digital:
Por que a Transformação Digital é tão Importante e Inadiável
Figura 1: adaptado de Infonova
Simples assim: porque a tecnologia capacitou os consumidores e empresas compradoras de várias maneiras, permitindo que eles se tornassem mais sociais, móveis e conectados. Assim, mudou a maneira como eles interagem uns com os outros, com produtos, serviços e negócios.
A transformação digital é tão poderosa porque abre portas para novas oportunidades de inovação. Do design e integração às expectativas de clientes e funcionários, nunca foi tão importante seguir um modelo de transformação digital em todos os níveis de seus negócios.
O QUE É VIRTUALIZAÇÃO?
A virtualização é a tecnologia central de um datacenter e essencialmente transforma, sob certas condições, um servidor físico em vários servidores virtuais. Em outras palavras, é a criação de uma versão virtual (em vez de real) de algo, incluindo a simulação de uma plataforma de hardware, sistema operacional e até equipamentos de rede como roteadores, switches e placas de rede.
Os servidores virtuais criados com a virtualização oferecem um ambiente similar ao de um servidor físico e otimizam o uso de recursos, tornando as aplicações independentes do hardware. Na computação, a virtualização refere-se ao ato de criar uma versão virtual (em vez de real) de algo, incluindo plataformas virtuais do hardware de computador, dispositivos de armazenamento e recursos de rede de computadores.
Benefícios
A escolha da virtualização se dá pela redução de custos de hardware, a melhoria da condição de recuperação a desastres e a economia de espaço para datacenters.
Respondendo a Pergunta Inicial
A transformação digital se dá através de fases nas quais uma organização reestrutura seus processos através de uma cultura digital; transforma o manual ou o analógico em digital, facilitando a comunicação entre as áreas quando implementa por exemplo, um sistema de gestão integrado ou coloca em seu site um chat online.
Já a virtualização transforma o ambiente físico e os sistemas operacionais (que já passaram pela transformação digital) em virtuais, em nuvem. O primeiro automatiza; o segundo virtualiza.
Conclusão
A transformação digital e a virtualização são processos que ajudam as empresas e organizações a terem seus processos mais modernos e seguros, reduzindo seus custos operacionais, riscos de erros e ajudando-as a crescer.