You are currently viewing QUAIS RECURSOS E SERVIÇOS PODEM SER INTEGRADOS A UM DATACENTER?

QUAIS RECURSOS E SERVIÇOS PODEM SER INTEGRADOS A UM DATACENTER?

No artigo de hoje, você vai conhecer a estrutura de um datacenter físico e os recursos que uma empresa pode utilizar para se beneficiar.

Um centro de dados é uma infraestrutura para concentrar todos os recursos necessários para o gerenciamento de servidores, roteadores e storages. Sua principal função é disponibilizar equipamentos e serviços fundamentais para possibilitar o funcionamento adequado de todos os sistemas de uma empresa. A seguir, apresentamos a estrutura de um centro de dados.

Um centro de dados é um ambiente ou espaço físico que comporta a infraestrutura necessária ao bom funcionamento de sistemas e recursos digitais de uma organização, começando com uma redes, até o armazenamento, acessos a web e aplicações. Veja.

  1. Espaço físico: gerallmente os equipamentos de um Data Center são montados em armários metálicos, ou racks, e além de abrigar servidores, switches e storages, o ambiente precisa ser projetado para permitir o acesso seguro de técnicos, a climatização adequada, o fornecimento de energia e a organização do cabeamento.
  2. Energia: é preciso garantir a disponibilidade com geradores para casos de imprevistos como falhas técnicas ou quedas no fornecimento. Os prejuízos nesses casos, além da indisponibilidade, podem ser a perda ou danos aos dados e mesmo prejuízos irreversíveis ao hardware.
  3. Climatização: um data center funcionando gera grande quantidade de calor. Um exemplo de caso extremo são as instalações do data center do Google em The Dalles, Oregon, que gera grandes colunas de vapor decorrentes dos processos internos de resfriamento. Para organizações que precisam de um ou mais data center, precisam planejar essa aspecto, uma vez que tmperaturas elevadas são um problema por diversos motivos: reduzem a vida útil, a performance e podem até mesmo danificar os equipamentos.
  4. Rede: com o ambiente pronto e organizado, ligado e climatizado, é preciso conectar os componentes em rede e à internet para que o Data Center realmente funcione. O cabeamento é feito entre os componentes por cabos ethernet e em alguns casos, como links externos com capacidade para emitir e receber grandes volumes de dados, por fibra ótica. Os componentes são então conectados em rede, através de switches, a fim de compartilhar recursos e trabalhar de forma conjunta. Existem inúmeras arquiteturas que não vamos tratar aqui.
  5. Servidores:  são os equipamentos responsáveis pelo fornecimento de serviços e recursos  aos demais componentes da rede, e em muitos casos há dezenas, centenas ou mesmo milhares deles. Há diversos tipos deles: servidores de aplicação, de mídia, de bando de dados e diversos outros que você pode conhecer em nosso artigo sobre o tema.
  6. Armazenamento: hoje os dados e informações são tão ou mais valiosos que qualquer recurso e precisam estar disponíveis e protegidos a todo momento. Essa função é realizada pelos storages ou dispositivos de armazenamento.
  7. Segurança:  a segurança física e digital é um aspecto que caracteriza um centro de dados como um fator crítico de sucesso, junto com o armazenamento, mencionado acima. No campo físico, a proteção inclui a estrutura do prédio e/ou sala que abriga o Data Center, o acesso de pessoas, que precisa ser controlado por portas com biometria, cartão ou outros meios de segurança, e monitorado, com câmeras e sensores. Vale informar que os datacenter possuem sistemas avançados de detecção e extinção de fogo.

No campo digital, a proteção contra invasões externas ou vazamentos de dados é garantida pelo Firewall, enquanto outras soluções cuidam da monitoração de tudo que acontece no ambiente, como registros de ações de usuários, falhas e definição de políticas. No storage, a segurança dos dados também inclui medidas de transferência e backup.

Quais Recursos e Serviços Podem Ser Integrados a Um Datacenter?

Como você pôde observar, um centro de dados requer um planejamento para incluir os itens que esse artigo te ajudou a conhecer e compreender façam parte do ambiente físico quando for o caso.

A MR Soluções dispõe de Datacenter Físicos e Virtuais que proporcionam a sua empresa economia de espaço físico e energia, mais segurança, menos equipamentos ociosos, múltiplos sistemas em apenas uma plataforma, facilitando o compartilhamento, backups garantidos entre outros benefícios. Você pode também, contratar apenas os serviços como configuração o armazenamento dos dados em Nuvem. Resumindo a resposta a pergunta, você pode usar em Rede:

  • Armazenamento
  • Backup
  • Compartilhamento
  • Segurança na Rede

Hoje falar em tecnologia é falar em possibilidades. Sua empresa pode optar não ter um datacenter no prédio em que funciona. Ele pode estar em outro endereço ou até mesmo em nuvem. Além disso, você pode contrata serviços específicos de uma empresa de TI, citando como exemplo, apenas a configuração de dados para serem enviados para a nuvem. Seja qual for a sua necessidade, estamos a disposição para entender melhor e sugerir a melhor solução.

Deixe um comentário