A TI Como Aliada na Gestão Empresarial

A TI Como Aliada na Gestão Empresarial

Hoje vamos falar da importância das informações para a gestão de um empreendimento. Você já parou pra pensar que mesmo antes de abrir uma empresa, fazer uma sociedade, lançar um produto ou qualquer outra ação empreendedora, o gestor busca informações, analisa, faz testes e pondera antes de tomar decisões? A TI entra em todas as etapas do processo empreendedor. A informação é um patrimônio que agrega valor a uma organização. Não se trata de um monte de bytes aglomerados, mas sim de um conjunto de dados classificados e organizados de forma que um projeto ou uma empresa possam se beneficiar (Beal, 2009).

A TI facilita a visibilidade que uma organização precisa ter para atender requisitos legais, sanitários, ambientais. Uma fábrica possui sistemas digitais de controles distribuídos (SDCDs) que controlam todo o processo através de painéis digitais, cirurgias são feitas a distância com o uso da robótica, os satélites trazem informações para todo o globo, democratizando a informação. A lista de benefícios que a tecnologia trouxe para a humanidade é gigante. Na gestão empresarial, o uso da TI vai depender em muito da visão e da cultura da empresa. Existem as inovadoras, as conservadoras e aquelas que pararam no tempo. E a sua empresa, em que nível está? O nível de mudança tecnológica não permite a opção “não mudar”. Mais cedo ou mais tarde a empresa focada no mercado vai precisar se atualizar. Então, que ocorra logo.

Imagine o que aconteceria se uma instituição financeira perdesse todas as informações de seus clientes. Apesar de possível, muito dificilmente uma empresa de grande porte consegue perder suas informações, principalmente quando se fala de bancos, cadeias de lojas, entre outros. No entanto, o que ocorre com mais frequência é o uso inadequado das informações adquiridas, ou ainda, a subutilização destas. É nesse ponto que a Tecnologia da Informação pode ajudar.

Michael Porter, um famoso autor da administração disse que “o gerenciamento da informação é um fator de competitividade”. (PORTER, 1986, p. 83) considera “crucial a utilização efetiva da TI para a sobrevivência e a estratégia competitiva das organizações”. E já estamos em outro século! Estamos na era da transformação digital, realidade aumentada, a internet das coisas, impressão em 3D, quem diria? E sua empresa, está em qual era? Não se trata apenas de modernidade, mas de adequação legal, como escrevemos no artigo sobre a LGPD.

Gerenciar uma empresa significa gerenciar recursos e entre eles estão: humanos, financeiros, físicos e tecnológicos. Para cada segmento de mercado, o peso da TI varia, mas sempre é importante. No varejo se requer uma configuração enquanto na indústria outra. O que não se questiona é o valor da presença da TI em todos os segmentos. Antes de adquirir um sistema de gestão ou desenvolver processos incluindo a TI, uma empresa precisa estudar a sua situação e suas demandas, através de um diagnóstico focado nos objetivos futuros. Isso evitará a compra de grandes sistemas que serão subutilizados como falamos antes ou o contrário: não obter a estrutura mínima necessária para que o sistema gerencial flua, gerando informações para todas as áreas-chave. Outro ponto muito importante é a alimentação de dados. Assim, todos os colaboradores envolvidos num processo gerencial precisam saber os seus papéis e alimentar o sistema com dados, a fim de que o investimento não se perca por falta de operação adequada. Treinamento, conhecimento e comprometimento humano vão adornar ainda mais os recursos tecnológicos tão essenciais no mundo empresarial. Então, pensou nisso?

Não importa qual o seu ramo de atuação. Se você é empresário ou gestor, a TI é um grande aliado para obtenção de resultados. Citamos antes a gestão de Recursos. A TI oportuniza e facilita a gestão de quaisquer recursos. Se a empresa não possui recursos financeiros para investir em TI, existem programas de incentivo à inovação. Então aproveite!

Para mais informações sobre como melhorar a gestão da sua empresa através da TI, fale com um especialista.

crédito da Foto: https://timr.com.br/wp-content/uploads/2020/09/ion-sipilov-f5j-a8M1KEw-unsplash-scaled.jpg

REFERÊNCIAS

BEAL, Adriana. O sistema de informação como estratégia empresarial. São Paulo: Atlas, 2001.

PORTER, Michael E. Estratégia Competitiva: Técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Campos, 1986.

Deixe uma resposta