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OUTSOURCING DE TI: CONHEÇA E USE PARA REDUZIR CUSTOS E TER COMPETITIVIDADE

outsourcing de TI, que vem se tornando uma tendência no mercado atual, é o termo referente à prática de negócio onde há a terceirização dos serviços relacionados à Tecnologia da Informação (TI). A terceirização pode se dar em diversar áreas como gestão e controle de processos, serviços oferecidos por uma empresa privada ou governamental e assim por diante.

Inúmeras empresas vêm adotando essa estratégia pelo ótimo custo-benefício, para otimização e agilização de processos, o aumento da qualidade dos serviços oferecidos e redução de gastos para manutenção de uma equipe para gerenciar todo esse escopo tecnológico. Embora sejam parecidos e confundidos, o outsourcing e a terceirização tem algumas diferenças. Na terceirização, os serviços desempenhados pela empresa contratada são de menor complexidade, como fornecimento de comida, limpeza e manutenções em geral, que a própria empresa contratante que poderia realizar, mas não o faz pela praticidade e pelo custo. Já no Outsourcing, as operações requisitadas são tarefas mais especializadas e requerem uma qualificação maior da prestadora do serviço, como você verá a seguir.

Tipos de Outsourcing

Existem três tipos de outsourcing. São eles:

Offshore Outsourcing: ocorre quando um serviço é realizado em outro país Tarefas como: desenvolvimento de aplicações, suporte e manutenção são delegados para serem gerenciados por terceiros. Alguns desafios dessa prática são: as diferenças de fuso horário dos envolvidos, idioma e a cultura.

Nearshore Outsourcing: é alocação de algum serviço para ser realizado em um país vizinho ou região próxima, dados os desafios elencados no tópico anterior.

Onshore Outsourcing: é o tipo de tercerização no mesmo país, estado ou. até mesmo, cidade da empresa que está contratando.

Vantagens do Outsourcing

A principal motivação para a adoção dessa estratégia é a economia relativa ao capital humano. Os encargos representam o dobro dos salários em qualquer categoria e, considerando a falta de recursos humanos na área de TI, os salários sendo competitivos, faça a conta de pra onde vão os encargos no custo fixo de uma empresa.

Outra vantagem é que, ao contratar a empresa terceirizada por projeto, a empresa tem acesso a recursos e profissionais atualizados, o que pode melhorar sua performance técnica e de negócio. Dessa forma, ao mesmo tempo em que ganham competitividade, os profissionais do departamento interno de TI podem manter o foco em atividades estratégicas e projetos mais urgentes enquanto o fornecedor se encarrega daquilo que eles não dominam. Ou seja, você paga apenas por um período de tempo determinado, até a finalização de um serviço específico.

Outro ponto importante, além dos já citados acima, é que o conceito de outsourcing ponta a ponta também resolve o problema que as empresas enfrentam para contratar mão de obra de TI interna e também para gerir diferentes fornecedores.

Assim, ao mesmo tempo em que ganham competitividade, os profissionais do departamento interno de TI podem manter o foco em atividades estratégicas e projetos mais urgentes enquanto o fornecedor se encarrega daquilo que eles não dominam.

Outsourcing de TI no Brasil

Um estudo realizado pelo Everest Group apontou que o Brasil se destaca no cenário mundial como um dos países com mais oportunidades em outsourcing de TI no mundo. É crescente o número de empresas que têm optado por delegar a operação de TI, para poderem concentrar a sua atenção em seu core business.

Segundo Pesquisa da IDC Technologies, as área de mais demanda para o outsourcing na TI são as soluções em cloud como SaaS, para a redução de investimentos em hardware e software. Nessa linha a pesquisa identificou que empresas preferem utilizar o cloud brokers, ou um fornecedor apenas para gerenciar todos os serviços em nuvem.

Para completar as vantagens e os hábitos de consumo no Brasil, os dados indicam que contratantes também estão aderindo os serviços de gerenciamento de data centers.

Desenvolver um fornecedor que possa gerenciar o máximo de serviços em TI de modo terceirizado é a tendência, porém, o full outsourcing ainda não é oferecido por fornecedores em larga escala. Os fornecedores de TI estão de olho no movimento do mercado e como gestores modelos, estão adaptando os modelos de negócios de modo gradativo.

Empresas Mundiais que Usam Outsourcing: veja detalhes

Whatsapp

Esse nome está sempre entre os aplicativos mais baixados durante todos os meses dos anos. Ele se tornou o app mais relevante para troca de mensagens instantâneas.

No início da fundação, a equipe de três funcionários, não estava apta para o desenvolvimento para iOS. Nesse cenário, o Whatsapp abraçou o outsourcing de desenvolvimento ao contratar Igor Solomennikov. O trabalho de desenvolvedor terceirizado durou até 2013, quando ele se integrou a equipe. Quando uma contratação é longa, tem o nome de time dedicado, embora nesse casso tenha sido um profissional apenas.

Kumon

Há mais de 60 anos, a metodologia Kumon está na missão de instruir alunos em suas jornadas de aprendizado com autonomia. O sucesso do método do matemático Toru Kumon alcançou 57 países e mais de 4 milhões de alunos.

De início, as ferramentas de aprendizado eram CDs, uma vez que os idiomas são parte do portfólio de ensino e o áudio é indispensável ao aprendizado. Contudo, a evolução tecnológica trouxe novas formas de ensinar.

Os smartphones tomaram grande proporção e chegaram às mãos dos estudantes, enquanto que aparelhos de leitura de mídia física como rádios perderam espaço para os dispositivos inteligentes.

Nesse cenário, a empresa decidiu digitalizar os meios de ensino através através de um aplicativo para celular. No entanto, os serviços de desenvolvimento mobile não faziam parte do escopo do setor de TI, assim, entrou o outsourcing com o apoio da Usemobile.

Os exemplos acima se referem aos serviços de desenvolvimento. A MR Soluções desenvolve pequenas aplicações que podem ajudar na melhoria dos processos internos ou externos de sua empresa. Por exemplo, se a empresa possui um serviço tecnológico que vende aos clientes, como portaria remota e quer que uma parte dele seja incorporada a um sistema de controle interno e maior, é possível estudar as possibilidades a fim de realizar a interface e o ganho de redução dos fluxos. Existem inúmeras outras soluções possíveis. Fale com um especialista para solicitar uma análise de viabilidade.

Como você viu, esses e outros benefícios possibilitam que a partir da terceirização, as empresas alcancem outro patamar, podendo se tornar mais eficientes e preparadas para os desafios do futuro, ampliando sua competitividade.