You are currently viewing DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA AREA DE TI: CONHEÇA E COPIE.

DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA AREA DE TI: CONHEÇA E COPIE.

Embora haja um dia especifico do ano para cada terminologia acima, acreditamos que as empresas precisam pensar sobre os temas durante todo o ano, assim, mais do que fazer um post nas datas, trouxemos uma análise para você refletir e buscar oportunidades para dar a sua contribuição.

O que Significa um Ambiente Diversificado?

Nos últimos anos surgiram vários cargos voltados para a diversidade, cultura e inclusão, refletindo um movimento social que abarca mudanças no mundo do trabalho. Um ambiente de trabalho diversificado é aquele em que há um equilíbrio na distribuição de cargos, em termos de gênero, raça, situação social, condição física, faixa etária e nível de escolaridade.

O governo vem criando políticas públicas para obrigar a inclusão de negros e pessoas com deficiência na empresas. No entanto, as empresas que realmente valorizam a diversidade não se guiam apenas por leis, e estão um passo à frente.

Um exemplo é a Google — expoente no mercado de TI —, que criou o programa Women Techmakers para incentivar uma maior participação de mulheres na área de tecnologia. Essa é um exemplo de iniciativa a ser seguida para a inclusão de todos os grupos sociais e étnicos.

Indicadores da Diversidade e Inclusão na Área de TI

Uma pesquisa realizada pela KPMG em conjunto com a Harvey Nash, em 2019, de cada cinco profissionais da área de TI, apenas um é mulher. O estudo também revela que apenas 12% dos cargos de chefia do setor são ocupados por mulheres.

Outro estudo, da Softex, concluído em 2017 indica que o salário das mulheres no setor de TI é 11% menor do que o dos homens, mesmo em se tratando de ocupação de cargos iguais. Embora os dados não sejam deste ano, são pontos de partida.

Esses dados são incoerentes com as competências e nível de escolaridade feminina, considerando que mais da metade da população com nível de escolaridade superior, que é economicamente ativa, é composta por mulheres, segundo o IBGE.

Mas a discussão também precisa ser ampliada para as outras minorias, como negros e pessoas com deficiência.

Em relação às pessoas com deficiência, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia divulgou em fevereiro de 2019 que o país registrou número recorde de contratação de PCDs. Em 2018, foram contratadas 46,9 mil pessoas com deficiência (incluindo empregos formais e aprendizes).

No entanto, de acordo com o último Censo, no Brasil, existem mais de 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que prova que ainda há muito a ser feito em relação a temática.

Como é e o que Faz uma Empresa Diversa e Inclusiva?

Para uma empresa alcançar esse status, não basta apenas ter a vontade. Isso porque a infraestrutura e, principalmente, a cultura da empresa precisam ser preparadas para proporcionar as condições adequadas de recebimento das minorias. Abaixo listamos três práticas importantes para a preparação.

Coerência Normativa com o Propósito: regras, normas internas e métodos de trabalho devem ser inclusivos e precisam evitar e inibir impedimentos ou formas de discriminação.

Adequação Ergonômica: o ambiente de trabalho deve ser adequado às condições físicas dos indivíduos, de modo a evitar desconfortos e riscos à segurança e à saúde do trabalhador. Para atender à diversidade.

Boas Práticas de Convivência: a cultura de uma empresa se desenvolve aos poucos e continuamente, valendo-se do fato de que há rotatividade. Por esse fato, é preciso que haja programas de engajamento, amadurecimento e desenvolvimento coletivo na organização. Isso vai ajudar a selar a cultura baseada nos princípios da inclusão.

COMO A TI OPORTUNIZA A DIVERSIDADE

Cada vez mais, softwares e hardwares estão sendo pensados e produzidos visando facilitar a rotina de todas as pessoas. Por exemplo, a Internet das Coisas (IoT) e a tecnologia de reconhecimento de voz, por exemplo, têm permitido a automação por comando de voz, o que facilita o controle de máquinas e equipamentos por pessoas com limitações de mobilidade.

O JAWS é um software que possibilita o completo acesso de pessoas cegas aos computadores e aos conteúdos de internet, por meio de leitor de tela com voz natural em português, que lê todo conteúdo apresentado na tela.

Sofrware para deficientes visuais

O ZoomText é um programa voltado para pessoas com visão reduzida que possibilita ampliar em até 60 vezes os conteúdos apresentados na tela do computador, podendo também  serem lidos com voz natural ou terem seus contrastes transformados em diferentes combinações de cores.

Placas e sinalizações interativas — ou que emitem sons especiais em pontos de ônibus, semáforos e estações de metrô — estão tornando as cidades inteligentes, acessíveis e inclusivas.

Já que a evolução da tecnologia está causando uma grande transformação digital, nada mais justo do que as próprias empresas de TI abraçarem essa causa e abrirem mais espaço para as pessoas com necessidades especiais.

Antes de finalizar, vale citar que existem empresas exemplares que abrem oportunidades, embora ouve-se muito de candidatos a expressão falta de oportunidades. Em artigos nesse mesmo blog, já citamos algo que é sabido no mundo todo: a grande escassez de profissionais de TI nos próximos quatro anos. Oportunidades existem, mas os interessados, de inclusão ou não, precisam ter o mínimo dos requisitos.

Para citar um exemplo, o Banco Santander recentemente abriu 80 vagas para pessoas com ensino médio completo para vagas como iniciantes na área de TI. E há muitas empresas que têm essa prática, até mesmo por motivo de terem cotas a cumprir, mas ao mesmo tempo estão preparadas para a inclusão e desenvolvimento dos novos colaboradores.

Você pode estar pensando que só as grandes empresas conseguem ter programas de inclusão. Todas as empresas podem se adaptar para essa prática. Quer saber mais sobre como preparar a sua empresa? Fale com um de nossos especialistas.