You are currently viewing LIDERANÇA E METODOLOGIAS ÁGEIS EM TI: ENTENDA A IMPORTÂNCIA.

LIDERANÇA E METODOLOGIAS ÁGEIS EM TI: ENTENDA A IMPORTÂNCIA.

Hoje vamos falar de um assunto que preocupa todos os gestores e que tem a ver com recursos humanos e resultados. Se você é gestor sabe da responsabilidade de recrutar e contratar as pessoas certas para as atividades certas. Na área de TI, onde faltam profissionais, esse desafio se torna ainda maior. Saiba como as metodologias ágeis podem ajudar você ou a sua empresa a alcançar resultados ágeis usando as metodologias certas ajudar seus times a melhorarem no intercâmbio. Continue lendo.

O desafio dos recursos humanos e do fazer rápido e assertivamente está em todas as empresas. Com a nova dinâmica mundial e com o boom na área de TI por conta das statups e depois a pandemia que demandou um exército de profissionais que ainda nem existem, alertou os gestores sobre a necessidade de trabalhar melhor os seus processos. Nessa perspectiva, as metodologias ágeis vêm para agregar valor aos processos e objetivos nos projetos.

O que é uma Metodologia Ágil?

Metodologia ágil é uma forma de conduzir projetos que busca dar maior rapidez aos processos e à conclusão de tarefas. Não apenas isso. Ela baseia-se em um fluxo de trabalho mais ágil, flexível, sem tantos obstáculos, com total interatividade entre os membros.

Dessa forma, diversos profissionais começaram a trabalhar em busca de novas abordagens para eliminar o que consideravam atividades improdutivas dentro do desenvolvimento de software e gerar modelos que se adaptassem melhor à modernidade. Nesse contexto, surgiram os diversos tipos de metodologias ágeis.

O foco de tais métodos tem sido dinamizar os processos de desenvolvimento de software (embora seja possível utilizar metodologias ágeis em outras indústrias), de modo a eliminar os principais problemas que as empresas enfrentam em projetos. São estratégias e técnicas direcionadas para a colaboração de todos os membros dentro de pequenos ciclos do trabalho, utilizando o desenvolvimento incremental.

No início de 2001, um grupo de dezessete profissionais que estavam envolvidos nas discussões para encontrar soluções que tornassem possível entregar mais rapidamente projetos, publicou o Manifesto Desenvolvimento Ágil de Software.

No documento, encontram-se os princípios fundamentais para o desenvolvimento ágil, aplicáveis a todos os tipos de metodologias. De acordo com o manifesto, a equipe é considerada mais importante do que as ferramentas e os sistemas utilizados. Nessa perspectiva, tais metodologias priorizam as pessoas, sua criatividade, sugestões e insights.

Você empresário ou gestor de projetos em qualquer segmento ou área da empresa, percebe a importância de prover meios e ferramentas para extrair o melhor das pessoas? Vamos listar três dos pricipais tipos que podem ser utilizados em projetos de TI. Mas é importante lembrar que as pessoas requerem um preparo para a mudança. Não basta apenas trazer as ferramentas e a gestão da mudança vai depender em muito do perfil e da cultura a empresa.

1. Scrum

É a metodologia ágil mais utilizada no momento. Com o Scrum, o projeto se divide em ciclos que duram entre uma e quatro semanas (chamados sprints). As funcionalidades a serem implementadas são colocadas em uma lista de pendências chamada backlog.

No início de cada sprint, é realizado o sprint planning, uma reunião de planejamento cujo objetivo é determinar o plano e as metas. Nessa reunião o proprietário do produto prioriza os itens do backlog e a equipe seleciona as atividades capazes de responder a essas prioridades durante o ciclo que se inicia.

Um sprint planning bem-sucedido gera uma equipe alinhada sobre as metas e os compromissos do ciclo, com clareza quanto a prioridades e expectativas para cada tarefa. Também se trata de um espaço de comunicação no qual são percebidas e evitadas futuras questões de falta de comprometimento ou visualizadas dependências internas que afetarão o resultado.

A equipe realiza o daily scrum, ou seja, reuniões rápidas e diárias de atualização que visam à transparência para todo o time. É também o momento de resolver problemas diários do projeto que interferem na agilidade e qualidade das tarefas a serem realizadas, pois cada membro do time expõe o que concluiu no dia anterior, aquilo que está fazendo e se há algo que vem impedindo seu progresso.

Figura 1 – Modelo de Scrum

O êxito nessa etapa do processo virá somente se houver um ambiente de grande confiança e respeito.

Ao final do sprint ocorre o sprint review, no qual são apresentadas as funcionalidades implementadas e se planeja o próximo ciclo. Cada membro analisa os recursos recém-desenvolvidos ou os resultados do sprint. É nesse ponto que ocorre o feedback, além de ser uma oportunidade de integração com outras equipes envolvidas no projeto. Trata-se de um momento importante também para a motivação do time, pois seus membros podem comemorar os resultados positivos já alcançados. Você como líder, precisa aproveitar esse momento para mexer com os sentimentos, ou contar com um especialista para te ajudar nisso.

Scrum Master tem um papel importante dentro desse tipo de método, pois deve orientar a equipe em relação à estrutura e ajudar a eliminar qualquer obstáculo que a esteja deixando mais lenta. São suas responsabilidades planejar cada sprint, revisá-lo, anotar oportunidades de melhoria e fazer relatórios, bem como realizar reuniões individuais, consultorias internas e eliminar bloqueios.

Para iniciar sua jornada no Scrum, uma excelente leitura é o livro SCRUM: A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo, de Jeff Sutherland, Cocriador do Scrum.

 2. Lean

O Lean é uma filosofia de gestão que foi introduzida no mercado pelo setor automobilístico e tem por objetivo um desenvolvimento enxuto e eficiente. A aplicação de recursos e tempo é mínima, o que diminui os custos. Seu objetivo é combater excessos na produção e reduzir as complexidades para otimizar os resultados, com foco em evitar que questões menores se tornem problemas.

No método Lean, a equipe conta com um fluxo de trabalho mais claro e compreensível, entregas rápidas e identificação precisa de problemas ou gargalos nos processos. Isso gera uma economia que torna a empresa mais competitiva e permite um gerenciamento financeiro inteligente. Seus princípios são:

  • eliminar o desperdício;
  • amplificar o aprendizado;
  • decidir o mais tarde possível;
  • entregar o mais rápido possível;
  • empoderar o time;
  • construir qualidade;
  • otimizar o todo.

3. Microsoft Solutions Framework (MSF)

A metodologia surgiu em 1994, quando a Microsoft reuniu um conjunto de boas práticas a partir de sua experiência no desenvolvimento de softwares e em serviços de consultoria. Elas foram desenvolvidas para que se tornassem um framework flexível, capaz de guiar o desenvolvimento de projetos de software.

Com o aumento no uso de metodologias ágeis, a Microsoft lançou uma variação do MSF chamada MSF For Agile Software Development, cujos princípios são:

  • o acompanhamento constante do cliente como diferencial de valor;
  • a visão compartilhada pela equipe;
  • a verificação e prevenção para garantir a qualidade são trabalho de todos;
  • deve-se manter a agilidade sendo flexível com o surgimento de novos desafios;
  • os fluxos de compartilhamento das informações devem ser contínuos;
  • a mudança e a adaptação são uma constante e geram os melhores resultados;
  • deve-se primar por atividades que entregam valor para o cliente.

Embora as boas práticas adotadas ainda sejam de boa valia, esta metodologia não está sendo mais atualizada pela Microsoft.

Links Úteis:

Como você viu no artigo, as pessoas precisam de liderança democrática e métodos assertivos para os objetivos a serem atingidos e os perfis de empresas. Quer saber como colocar em prática?