You are currently viewing FÉRIAS COLETIVAS? CONHEÇA O CHECK LIST QUE GARANTE UM RETORNO SEM SURPRESAS RUINS

FÉRIAS COLETIVAS? CONHEÇA O CHECK LIST QUE GARANTE UM RETORNO SEM SURPRESAS RUINS

Nessa época as empresas estão especialmente sobrecarregadas com várias atividades internas e providências para que seus clientes tenham suporte durante a ausência das férias coletivas. As pessoas já estão sonhando com um pouco de descanso, o que é salutar, especialmente num ano em que as emoções entraram em ebulição devido a pandemia. Nesse artigo, você vai saber quais as medidas necessárias para que a sua empresa tenha a segurança necessária para ficar sem operar por alguns dias e voltar também com segurança. Explicamos.

No mundo dos negócios todos sabem da importância de fazer planejamento. Nem todos fazem e os que fazem, não incluem nele os crimes cibernéticos – porque talvez lá no fundo não acreditem que isso possa acontecer com a sua empresa. Pois bem, os criminosos trabalham mais justamente nas férias de suas vítimas, quando estas baixam a guarda. Os turnos do crime visam os períodos vulneráveis das empresas ou um descuido que exponha seus pontos fracos. Então o check list a seguir ajudará você a usufruir tranquilo(a) um descanso tão merecido de um ano inesquecível e curtir as férias na íntegra – de um jeito diferente, já que é preciso respeitar o distanciamento social. Selecionamos alguns itens indispensáveis que não são os únicos, pois há variação conforme a empresa.

Se você está numa pequena empresa ou numa grande mas que alguém centraliza informações, veja o que precisa ser feito para que as informações se tornem acessíveis e ao mesmo tempo seguras.

É necessário documentar todas as informações para que a empresa não caia nos seguintes riscos:

  • A pessoa que centraliza fique impossibilitada de exercer suas atividades
  • A empresa seja invadida por hackers ou sequestradores

Veja o checklist da documentação:

A primeira medida é proteger os arquivos com senhas e controle de acesso e compartilhar com outro colaborador confiável.

O ato de documentar é como se você fizesse um mapa para que qualquer profissional habilitado possa encontrar facilmente a situação atualizada de sua empresa para que ela não sofra nenhum dano nas férias e você retorne abraçando o stresse. Listamos alguns exemplos de documentação, como um checklist e você precisa ter isso em sua empresa, adequando a documentação ao tipo de negócio.

  1. Senhas de acesso a soluções específicas, por exemplo: serviços de internet, banco de dados, sistemas, etc;
  2. Instruções de como usar os produtos, serviços e soluções específicas do setor, area e/ou funcionário;
  3. Custos e/ou orçamento aprovados e que envolvam pagamentos futuros;
  4. Contratos assinados, prazos e condições de uso;
  5. Principais contatos de trabalhos;
  6. Backup, códigos fontes, repositórios de informações;
  7. Principais problemas internos que estejam tratados no momento e o funcionário responsável;
  8. Quantas pessoas internas estão envolvidas em outros projetos do responsável pela TI de sua empresa.

Como você percebeu, planejar as férias coletivas e como planejar a sua viagem de férias (de 2022): você pensa em como proteger seus bens, usa malas com cadeados e códigos de segurança, tranca a porta do apartamento do hotel e mesmo assim, as vezes coloca seus pertences no cofre para que não frustre as férias. Isso mesmo: na empresa a mesma coisa: Ao preparar a documentação é como arrumar  a mala. Você pode coloca-la num cofre. A documentação da empresa pode ser literalmente colocada num cofre (e claro, na Nuvem, de forma digitalizada).  Ah, e precisa ter alguém de confiança para entregar as chaves, ou seja, você fecha a empresa, mas tem alguém para quem você confia as senhas diversas, incluindo a do cofre e todas as informações.

Se num cruzeiro sua mala for extraviada, precisa ter paciência, mas numa empresa, se as informações forem roubadas, você não precisa esperar e nem pagar por sequestro de dados se fizer antes o backup, aliás, pelo menos dois backups.

Se a empresa precisar operar em alguma área durante as férias, melhor terceirizar a TI, para que os backups sejam realizados diariamente.

Com essas providências você e sua equipe de trabalho podem aproveitar o tão desejado período de férias enquanto hackers estarão trabalhando duro para encontrar empresas vulneráveis, mas na sua não conseguirão nada!! Como você observou recentemente na grande mídia, os hackers são ousados e atacam empresas e órgãos conhecidos, como o TSE, com grande arsenal de segurança. Se eles têm sucesso ou não, depende do que eles encontram.

Se precisar de ajuda para essas providências, conte com a expertise da MR Soluções!

Deixe um comentário