Com a Lei da terceirização (13.429/2017) sido julgada constitucional recentemente, talvez muitas empresas viram uma luz para as dificuldades que o momento econômico atual trouxe. Há muita gente procurando trabalho, mas nem todos estão preparados para as vagas ofertadas. Esse é um desafio que as empresas têm por centenas de anos e, ao errarem-na contratação, precisam ter capital para processos rescisórios. Na terceirização de serviços essa não é mais uma preocupação, já que o investimento para recrutar, selecionar e gerir os recursos humanos é da empresa contratada. Sem contar que não haverá faltas, aquelas que ocorrem sem aviso prévio e forçam a empresa a mexer em seu plano de trabalho do dia. Isso definitivamente não será mais uma preocupação.
As áreas consolidadas em terceirização você já conhece: segurança, vigilância, portaria, limpeza, conservação, só para citar alguns. Vamos falar dos benefícios da terceirização da TI, uma área necessária em todas as empresas.
Imagine uma pequena empresa de varejo que tem um sistema de gestão integrado em Nuvem… Ela investiu, mas não participou corretamente do treinamento que o fornecedor dispôs. Possivelmente esteja subutilizando o sistema, negligenciando informações, o que vai repercutir de forma negativa nos relatórios que são usados para a tomada de decisão. Além disso, como e quando fazer os backups, e as atualizações? Já encontrei muitas empresas que pagam mas não usam e seus negócios não crescem.
Então, vamos citar quatro motivos para terceirizar a TI:
1. Produtividade e foco no que é importante
Se o core business de sua empresa é varejo, indústria, educação ou qualquer outro serviço, talvez a TI não seja sua prioridade. Mas em tempos de pandemia, você também observou que a tecnologia se tornou uma necessidade básica para todas as empresas. Assim, se você é um pequeno empresário, que precisa trabalhar em casa, mas não perder o controle do seu negócio, pode iniciar uma terceirização de TI com estrutura mínima. Você manterá o foco em sua atividade principal e a TI será o seu braço direito, com alguém cuidando de seu home office, das informações em nuvem, backups, relatórios e tudo o que precisa para dormir tranquilo.
E se de uma grande empresa, possivelmente está informado das panes ocorridas na atualidade, com o boom da demanda e a falta de funcionários. Hora de terceirizar e restabelecer o Normal da TI de sua empresa e focar nas metas de produtividade.
2. Redução de custos e de tempo
Terceirizar a TI representa redução de custos. Ter o departamento interno implica em ter constantes preocupações com contratações (que exige tempo), além de todos os custos relacionados a folha de pagamento e outros encargos previstos pelas leis trabalhistas como INSS e FGTS, além de um espaço físico no só pra esta equipe.
Ao contratar alguém de fora para realizar o trabalho, não há necessidade de manter uma sala, um departamento, equipamentos ou colaboradores para cuidar da infraestrutura tecnológica da empresa. Tudo é feito de maneira remota e por uma equipe especializada no assunto.
Além desta vantagem, é possível contratar serviços específicos como treinamentos, consultorias presenciais e à distância, entre outros.
3. Suporte permanente e soluções atualizadas
Ao contratar um bom serviço terceirizado de TI a empresa conta com suporte permanente, não precisando se preocupar absenteísmo ou um problema técnico de difícil solução. A terceirizada investe em treinamento e desenvolvimento da equipe técnica para que sua empresa tenha acesso a todas as mudanças da área. Como a empresa terceirizada é especializada no assunto há muito mais possibilidade de soluções. Além deste benefício, a empresa pode oferecer tr