Por que falar de segurança cibernética de forma mais ampla no artigo de hoje? Porque empresas de várias setores como energia, transporte, varejo e manufatura usam sistemas digitais e conectividade de alta performance para executar operações comerciais com custo-benefício importante e experiências agradáveis aos seus clientes.
Assim como as empresas protegem seus ativos físicos através de empresas de segurança patrimonial, é preciso proteger seus ativos digitais e defender seus sistemas contra acesso não intencional ou intencional. Veja mais a seguir.
O Que é Segurança Cibernética?
É a prática de proteger computadores, redes, aplicações de softwares, sistemas essenciais e dados de possíveis ameaças digitais. As organizações têm a responsabilidade de proteger dados para preservar a integridade e confiança dos clientes e atender a conformidade da LGPD. Elas usam medidas e ferramentas de segurança cibernética para proteger dados sigilosos de acesso não autorizado e evitar interrupções nas operações comerciais causadas por atividades de rede indesejadas.
Como se dá um Ataque Cibernético?
Um ataque cibernético é um evento intencional de violação e obtenção de acesso não autorizado a um sistema de computador, rede ou instalações conectadas. Quando bem-sucedido resulta em exposição, roubo, exclusão ou alteração de dados confidenciais. As medidas preventivas de segurança cibernética defendem contra esses crimes e oportunizam os benefícios a seguir.
Benefícios da Segurança Cibernética
Infelizmente não é pequeno o número de empresas que recorrer às questões de segurança cibernética de modo corretivo apenas. Parece cultural, e não ocorre apenas com a área de tecnologia. Áreas como manutenção de máquinas e equipamentos e outras também sofrem esse dilema. Mas veja os benefícios que a segurança cibernética preventiva traz:
- Evita ou reduz custos de violações
Empresas que implementam estratégias de segurança cibernética, independente de seu porte ou segmento, minimizam consequências indesejadas de ataques que podem afetar a reputação da empresa, a capacidade financeira, as operações comerciais e a confiança do cliente.
- Atende a Legislação, evitando sanções
Empresas de regiões e setores específicos devem cumprir requisitos regulatórios para proteger dados confidenciais contra possíveis riscos cibernéticos. Por exemplo, as empresas que operam na Europa devem cumprir o General Data Protection Regulation (GDPR), que prevê que as organizações tomem as devidas providências de segurança cibernética para garantir a privacidade de dados. No Brasil, a sigla LGPD e seus requisitos já são bem conhecidos. Quando uma empresa comunica aos seus cliente que está em conformidade, eles ficam mais seguros e a imagem corporativa vai se consolidando.
- Mitigar ameaças cibernéticas em desenvolvimento
Os ataques cibernéticos se desenvolvem à medida que as tecnologias mudam. Criminosos usam novas ferramentas e criam estratégias para acesso não autorizado aos sistemas. As organizações empregam e atualizam medidas de segurança cibernética para acompanhar essas novas tecnologias e ferramentas de ataque digital que se desenvolvem. Mesmo empresas sem estrutura de TI, podem contar com os serviços de empresas especializadas como a MR Soluções.
Abrangência da Cibersegurança
A segurança cibernética ou cibersegurança é muito abrangente, pois como dissemos no início do artigo, a tecnologia é muito dinâmica e os crimes cibernéticos também crescem nessa proporção. Listamos a seguir, as práticas mais comuns e danosas para as instituições.
Malware
Trata-se de um software mal-intencionado, que abrange uma gama de programas de software, criados para permitir que terceiros obtenham acesso não autorizado a informações sigilosas ou interrompam o funcionamento normal de uma infraestrutura essencial. Cavalos de Troia, spyware e vírus são exemplos comuns de malware.
Ransomware
Refere-se a um modelo de negócios e uma ampla gama de tecnologias associadas, utilizados extorquir dinheiro de instituições. São como sequestradores digitais. A MR Soluções tem soluções especificas para esses crimes.
Ataque man-in-the-middle
É uma forma de ataque em que os dados trocados entre duas partes (por exemplo, você e o seu banco) são interceptados, registrados e, possivelmente, alterados pelo atacante sem que as vítimas se apercebam.
Durante o ataque man-in-the-middle, a comunicação é interceptada pelo atacante e retransmitida de uma forma discricionária. O atacante pode decidir retransmitir entre os legítimos participantes os dados inalterados, com alterações ou bloquear partes das informações.
Como os participantes legítimos da comunicação não se apercebem que os dados estão a ser adulterados tomam-nos como válidos, fornecendo informações e executando instruções por ordem do atacante.
Phishing
O phishing é uma ameaça cibernética que usa técnicas de engenharia social para induzir usuários a divulgar informações de identificação pessoal. Por exemplo, invasores enviam e-mails que levam os usuários a clicar e inserir dados de cartão de crédito em uma página de pagamento falsa. Os ataques de phishing também podem fazer com que sejam baixados anexos mal-intencionados que instalam malware em dispositivos de empresas.
DDoS
Um ataque distribuído de negação de serviço (DDoS) é um esforço coordenado para sobrecarregar um servidor enviando um grande volume de solicitações falsas. Esses eventos impedem usuários legítimos de se conectarem ou acessarem o servidor de destino.
Ameaça interna
Trata-se de um risco à segurança introduzido por funcionários de uma organização que tenham más intenções. Estes contam com acesso de alto nível aos sistemas de computador e podem desestabilizar a segurança da infraestrutura internamente.
Como a Cibersegurança Protege Sua Empresa?
Os especialistas em segurança cibernética implementam estratégias de segurança e avaliam os riscos de sistemas de computação, redes, armazenamento de dados, aplicações e outros dispositivos conectados existentes. Depois, criam uma estrutura de segurança cibernética completa e implementam medidas protetivas na organização.
Um programa de segurança cibernética eficaz envolve a instrução de funcionários, prestadores de serviços que acessam as áreas descritas acima sobre as práticas recomendadas de segurança e o uso de tecnologias automatizadas de defesa cibernética na infraestrutura de TI existente. São criadas várias camadas de proteção contra ameaças potenciais em todos os pontos de acesso a dados e os usuários são treinados para utilizar de forma correta a operação. Identificam riscos, protegem identidades, infraestrutura e dados, detectam anomalias e eventos.
No site da MR Soluções, você encontrará os tipos de ferramentas e técnicas preventivas contra ataques cibernéticos. Se preferir, fale com um especialista. Até o próximo artigo.