Como o Sequestro de Dados Afeta as Empresas e a Sociedade

Como o Sequestro de Dados Afeta as Empresas e a Sociedade

Sequestro é uma palavra bem conhecida e temida por 10 em cada 10 pessoas. Se você é cidadão e empresário ou gestor de empresa, preocupação multiplicada, já que o sequestro de dados se tornou uma prática comum e o número de vítimas tem aumentado. O cenário é ainda mais crítico no Brasil — o país está nos primeiros lugares do ranking para ess tipo de crime na América Latina, segundo pesquisa da Norton Security. Este conteúdo trata dos perigos dos ataques de um ransomware*. Como Ele opera? Ao invadir o sistema, ele criptografa os dados, bloqueando o acesso do usuário ao computador. O acesso só poderá ser feito com uma chave de acesso, gerada pelos criminosos, mediante pagamento de um resgate em bitcoins ou outra moeda digital.

Os Danos Causados pelo Sequestro de Dados

O mais relevante é a  interrupção nas operações da organização, seja pública ou privada. Existe o risco da não recuperação dos dados, mesmo com o pagamento da quantia — já que se trata de negociação com cibercriminosos.

Além desse impacto imediato, pode-se dar margem para a abertura de processos  judiciais  por vazamento de informações confidenciais, no caso de uma empresa cuja atividade fim contemple dados de terceiros, como é o caso de bancos (clientes, fornecedores, parceiros podem requerer).

Os pequenos negócios tem sido um grande algo em potencial dos hackers, pois são tecnicamente menos preparados. Mas as médias e grandes empresas que se cuidem. Imagine aquele dia abençoado, os projetos avançaram, negócios foram fechados, muitas notas fiscais emitidas…. e não foi feito backup. Pode acontecer.

Como Prevenir Ataques

A seguir, você vai saber como evitar ataques de ransomware.

Nunca clique em links não verificados

Evite clicar em links em e-mails de spam ou em sites desconhecidos. Seu computador pode ser infectado por downloads que são iniciados quando você clica em links maliciosos.

Não abra anexos de e-mail não confiáveis

Essa é uma das formas mais bem sucedidas de um ransomware invadir seu computador.

Faça download apenas de sites em que você confia

Não baixe softwares ou arquivos de mídia de sites desconhecidos.

Não Forneça dados pessoais

Se você receber uma chamada, mensagem de texto ou e-mail de uma fonte não confiável pedindo informações pessoais, não as forneça. Apesar de muitos alertas desse tipo de armadilha, infelizmente muitos caem nela. Oriente seus funcionários, adote código de conduta em sua empresa, quanto ao uso indevido de internet em horário comercial. Pode ajudar.

Use filtragem e verificação de conteúdo do servidor de e-mail

Usar a filtragem e a verificação de conteúdo em seus servidores de e-mail é uma maneira inteligente de evitar ransomwares.

Nunca use unidades USB desconhecidas

Nunca insira unidades USB ou outros dispositivos de armazenamento removíveis em seu computador, a menos que saiba de onde eles vêm.

Mantenha seu software e seu sistema operacional atualizados

Ao executar uma atualização, você garante que se beneficiará das mais recentes correções de segurança, dificultando a exploração de vulnerabilidades em seu software por cibercriminosos.

Faça backup dos seus dados

Se você sofrer um ataque de ransomware, seus dados permanecerão seguros se você tiver feito um backup. 

O Impacto Social do Sequestro de Dados

Deixe uma resposta