You are currently viewing QUAL A RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA?

QUAL A RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA?

Na semana em que se comemora o dia da ciência e o início do uso do 5G no Brasil, preparamos um artigo especial sobre a relação estreita entre ciência e tecnologia, com curiosidades e informações que você vai apreciar. Boa leitura.

         Ciência e tecnologia e são fundamentais para o avanço da sociedade, uma vez que exercem influência sobre o crescimento econômico, a geração de emprego e renda e a democratização de oportunidades. Ela permite a melhor compreensão sobre a natureza, a termos melhor qualidade de vida uma vez que colabora para a eliminação de doenças, oportuniza avanços na saúde, alimentos, energia e assim por diante.

A palavra ciência vem do latim (scientia), que traduzido significa “conhecimento”.  Refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemáticos. Em sentido estrito, ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico bem como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tais pesquisas.

A Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa. E aqui já vamos citar o primeiro exemplo dessa relação estreita. No início do artigo, falamos da tecnologia 5G. Veja como ela serve à ciência: na área da medicina, desenvolveu-se a possibilidade, através da robótica, de médicos executarem cirurgias a distância. A tecnologia avançada como o 5G tem uma importância fundamental, pois a velocidade vai determinar o timing para o procedimento manual do médico. Se a internet for lenta, o delay atrasa os movimentos cirúrgicos.

         A história nos mostra que os países desenvolvidos conseguiram essas posições graças à adoção de políticas e investimentos em desenvolvimento científico e tecnológico. No Brasil, o cenário é diferente. Ele ainda não atingiu esse nível de maturidade. Inclusive, nos últimos anos, o país reduziu as verbas públicas para esses setores. Os poucos cientistas que são formados, não raro, vão para outros países. A ciência básica alimenta o progresso na tecnologia, e as inovações tecnológicas afetam as nossas vidas todos os dias de muitas maneiras. Pela contribuição da ciência, temos aparelhos complexos como carros, máquinas de raios-X, computadores e telefones. Mas as tecnologias que a ciência tem inspirado incluem mais do que apenas dispositivos hi-tech. A noção de tecnologia inclui qualquer tipo de inovação concebida pelo homem. Seja a vacina contra a gripe, a técnica e as ferramentas para realizar cirurgias de coração aberto, ou um novo sistema de rotação de culturas. Mesmo coisas simples que se poderiam facilmente considerar dados adquiridos são, de fato, tecnologias baseadas na ciência: o plástico usado nos sacos, o óleo de canola geneticamente modificado em que as suas batatas foram fritas, a tinta da sua caneta esferográfica, um comprimido de ibuprofeno — tudo isto existe por causa da ciência.

Sem ciência, se saberia como produzir um aparelho de raios-X, como construir um joelho artificial, como prevenir deficiências nutricionais, como combater o cólera e a malária, e claro o COVID-19, através das pesquisas avançadas e instalação de fábricas em tempo recorde. A ciência também ajuda em prevenções muito simples como lavar as mãos para impedir a propagação dos micróbios.

Curiosidade: a descoberta e evolução dos hologramas

Em 1858, um engenheiro inglês, Henry Dircks, querendo desmascarar charlatões espirituais que usavam truques, como lanternas, para exibir “assombrações” para o público, estudou um jeito de fazer isso. Então inventou uma técnica que consistia em refletir pessoas em uma placa de vidro posicionada em um ângulo de 45 graus, projetando suas imagens borradas. Essa ilusão ficou conhecida como “Fantasmagoria de Dircks”.

Após receber aprimoramento pelo cientista John Henry Pepper, a técnica recebeu o nome de “Fantasma de Pepper”, e passou a ser usada em peças de teatro.

Como você viu, a descoberta do holograma expôs um conhecimento simples que se desenvolveu com a tecnologia. Já falamos sobre isso em detalhes no artigo sobre metaverso, que explorou o show do grupo Abba, que está sendo exibido na Inglaterra, totalmente com a técnica de hologravura e usando um arsenal de equipamentos tecnológicos.

Eleger ciência, tecnologia e inovação como uma escolha estratégica para o desenvolvimento do país ou de uma empresa implica priorizar investimentos nesse setor, para recuperar o tempo perdido e avançar aceleradamente na geração e na difusão de conhecimentos, inovações e melhores resultados. Concluindo, a ciência e a tecnologia juntas, resultam em inovação, quer para o bem social ou para a competitividade empresarial.

Se sua empresa é pequena, não se preocupe, o SEBRAE possui um programa gratuito para incentivo à inovação. Chama-se ALI Agentes Locais de Inovação. Além de gratuito e de alta qualidade, ele ajuda as empresas a fazerem um plano de inovação. Ao final do artigo você pode acessar o link do Programa ALI.

Como você viu nesse artigo, a ciência faz descobertas. Mas você, empresário ou gestor sabe o que precisa ser feito para melhorar os processos em seu local de trabalho ou competir melhor. Nisso a tecnologia pode ajudar hoje mesmo.

REFERÊNCIAS

FOTO: pexels-thisisengineering-3912480 disponível em https://www.pexels.com/pt-br/foto/agricultura-cultivo-plantacoes-desenvolvimento-3912480/

https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2022/05/27/abba-tar-entenda-o-que-e-um-holograma-e-relembre-shows-com-a-tecnologia.htm

https://jus.com.br/artigos/82237/a-importancia-da-ciencia-tecnologia-e-inovacao-para-a-sociedade

PROGRAMA ALI SEBRRAE: https://www.sebraepr.com.br/servicos/agentes-locais-de-inovacao/