You are currently viewing Qual a Importância da Programação para o Futuro Digital?

Qual a Importância da Programação para o Futuro Digital?

A programação tem um sentido bastante complexo quando ligada ao mundo tecnológico. Mas não se preocupe, pois nesse artigo você vai saber o conceito, para que ela serve e como ela tem se tornado cada vez mais fundamental para o avanço das tecnologias digitais. Continue lendo!

O Conceito de Programação

De forma geral, a programação é um processo de escrita, testes e manutenção de programas de computadores. Esses programas, por sua vez, são compostos por conjuntos de instruções determinados pelo programador que descrevem tarefas a serem realizadas pela máquina e atendem diversas finalidades.

A história da programação começou com uma mulher, que escreveu um código ou algoritmo para possibilitar a utilização da máquina analítica de Charles Babbage, que é considerada a precursora dos computadores atuais. A mulher foi Ada Lovelace, que deixou um legado importante se comparado com o pouco tempo de vida que ela teve. Entre eles, a linguagem de programação Ada, que foi criada em homenagem a ela pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. A documentação da linguagem foi aprovada em 10 de Dezembro de 1980.

Em 1953, mais de cem anos depois de sua morte, as notas de Lovelace sobre a máquina analítica de Babbage foram republicadas. A máquina foi reconhecida como um primeiro modelo de computador e as notas de Lovelace como a descrição de um computador e um software.

Um computador é formado por componentes físicos, como a parte externa do seu celular, a CPU de um PC, a memória, o mouse, etc. São os meios pelos quais os sinais elétricos são convertidos em dados, informações.

Esses componentes são chamados de hardware e a sua linguagem binária, que é a linguagem de máquina, é composta apenas por bits, que são zeros e uns. Para você não precisar interpretar essas informações binárias numa enorme sequência que existem os softwares. Eles facilitam tudo.

O software é o meio pelo qual a linguagem de máquina pode ser compilada ou interpretada, através de códigos criados em uma linguagem intermediária, para idiomas que conhecemos, como o português, o inglês e também para imagens, cores, números… enfim, uma série de dados que podem ser assimilados mais facilmente pelos seres humanos.

Alguns exemplos de softwares são os programas de computadores, como o Word e o Excel, e as aplicações para celulares, como a Playstore, App Store ou o Uber. Os sistemas operacionais, como o Android, Windows, Linux ou o Mac, também podem ser vistos, de forma simplificada, como softwares gigantes que comportam outros softwares.

Agora você vai entender melhor qual é a relação entre hardware, software e programação.

Relação Entre Hardware, Software e Programação

Uma das primeiras coisas que os estudantes de programação aprendem são os conceitos de algoritmos e como cria-los, já que para criar softwares, é necessária uma linguagem própria que compõe os códigos escritos, criados por programadores. A linguagem é um método padronizado que permite comunicar instruções específicas para um computador.

Há duas classificações para as linguagens de: as compiladas e as interpretadas, mas esse artigo não vai se aprofundar nessa questão.  Há centenas de variações de linguagens dentro das classificações acima e todas elas permitem que o programador defina sobre quais dados o computador deverá atuar, como armazenar e transmitir esses dados e quais ações tomar sob as mais diversas circunstâncias.

Os programadores usam a lógica básica para criar um mapa de instruções, para desenvolver os softwares de computadores, considerando que eles estão instruindo uma máquina a chegar a um resultado.

Assim, fica clara a relação entre hardware, software e programação e você pôde perceber, que o programador é uma figura fundamental no universo da TI.

Um Evento que Impulsionou o Avanço das Tecnologias Digitais

O período pré segunda guerra mundial e ao longo da mesma, foi quando os projetos de computadores começaram a se tornar realidade. Acompanhe.

O Primeiro Computador na Inglaterra

As atividades inovadoras de Alan Turing não se limitam à Segunda Guerra Mundial, mas foi o serviço que ele fez durante o conflito que serviu como base para a máquina que ficou famosa por quebrar o Enigma, um sistema de códigos usado em transmissões por rádio pelos nazistas, que tinha a particularidade de mudar diariamente.

Numa tese, publicada em 1936, Turing criou o conceito de uma máquina capaz de identificar um problema e realizar quaisquer cálculos necessários para a sua solução, da mesma maneira que um humano. Note que os conceitos anteriores mencionavam apenas uma máquina capaz de realizar cálculos inseridos por humanos, que ainda precisavam pensar na lógica para a solução do problema. Essa é base pela qual os computadores atuais ainda operam

Foi após se tornar um criptógrafo para o exército britânico durante a Segunda Guerra que Alan Turing criou a primeira máquina baseada em seu conceito, como descrito acima. A máquina foi construída em 1940 e recebeu o apelido de Victory, sendo capaz de decifrar o código nazista em pouco tempo. Isso fez com que os Aliados recebessem milhares de informações militares alemãs diariamente, o que foi decisivo na vitória do bloco. Além de criar a base que ditaria a rápida evolução dos computadores nos anos seguintes.

Essa história é retratada no filme “O Jogo da Imitação”, em que Alan Turing é vivido pelo ator Benedict Cumberbatch, o mesmo que interpreta o Doutor Estranho nos filmes do Universo Marvel.

O Primeiro Computador Remoto nos Estados Unidos

A criação do primeiro computador é creditada ao matemático George Stibitz, que criou a primeira máquina de cálculo binária. Ela foi chamada de Model K . A máquina podia fazer somas usando duas lâmpadas e um relés telefônico, que ofereciam as respostas de forma binária. O relés telefônico é a peça responsável por controlar e transmitir sinais elétricos, possibilitando a troca de informações entre os aparelhos, tanto que eram usados nas centrais telefônicas da época.

O matemático descobriu, no entanto, que a peça podia realizar operações de modo sequencial, a usando na montagem de seu Model K para realizar cálculos de soma binariamente. De forma prática, devolvendo as respostas acendendo as lâmpadas de valor “verdadeiro” ou “falso” em sequência.

Apesar de não ter sido recebida como uma máquina impressionante, ela foi a base para o próximo computador de Stibitz. Chamada de Model 1, a máquina terminou de ser construída em 1940, no mesmo ano que a Victory de Alan Turing.

A segunda guerra mundial, foi o evento que impulsionou o avanço da tecnologia. Hoje os avanços estão ligados a um leque enorme de causas. Veja.

Foi o avanço da programação que possibilitou também o que hoje chamamos de Internet das Coisas, que é capaz de automatizar desde pequenos ambientes de uma casa até uma cidade inteira.

Além disso, a programação é uma das principais ferramentas utilizadas no avanço das tecnologias artificiais, que já trazem (a exemplo da Cortana e de invenções como a robô Sophia) muito mais comodidade ao dia a dia, por exemplo ao fornecer informações em tempo real e ser capaz de realizar diversas atividades, como a Sophia, que atua em tratamentos biológicos como o autismo.

Como você viu no artigo de hoje, com programação existe um universo de possibilidades. Respondendo a pergunta inicial do artigo, eela é de fundamental importância para o mundo. Pense em sua empresa e o que você gostaria de fazer para melhorar parte do processo de trabalho ou todo ele. Você viu que máquinas podem se comunicar. Hoje é muito mais fácil que no século passado. Com pequenas aplicações de programação, pode-se resolver grandes necessidades.

REFERÊNCIAS:

Wikipedia Portugues

https://idocode.com.br/blog/programacao/o-que-e-programacao/

Foto da capa: olia danilevich no Pexels