Banco de dados é um assunto recorrente em nossos artigos por fazer parte da história mundial das empresas nessa era da informação. Assim, hoje compartilhamos o conceito de DBaaS, um jeito de trabalhar e conseguir mais segurança em tempos de hackers e LGPD. Continue lendo.
Antes de continuar, vamos relembrar o conceito de banco de dados. Trata-se de um conjunto organizado de dados armazenados em um sistema de computador controlado por um sistema de gerenciamento de banco de dados (DBMS). Eles contêm enormes quantidades de dados e permitem que vários usuários acessem, consultem e usem esses dados de forma rápida e segura. Pode ser qualquer coisa, desde listas de e-mails a informações sobre os colaboradores.
Empresas de comércio eletrônico e bancos por exemplo, precisam ter seus dados organizados e seguros e por isso recorrem para a migração em nuvem.
Já o termo DBaaS refere-se a um software ou serviços que permitem que o usuário configure, opere ou escale bancos de dados sem precisar configurar hardware físico, instalar softwares ou configurar para desempenho. Todas as tarefas administrativas e a manutenção são conduzidas pelo fornecedor do serviço e tudo que o usuário ou proprietário da aplicação precisa fazer é acessar e usar o banco de dados. O nível de controle, no entanto, pode variar, dependendo da escolha do usuário/cliente.
Como Funciona o DBaaS?
É um serviço que é adicionado aos bancos de dados para simplificar suas tarefas diárias. Com operações automatizadas e o gerenciamento do banco de dados, o DBaaS elimina tarefas administrativas tediosas e demoradas, além de ajudar as empresas a acelerarem o desempenho dos negócios para que os administradores de banco de dados iniciem seus projetos e executem seus workloads rapidamente.
Benefícios de Usar o DBaas
Quando uma empresa move o seu banco de dados para a nuvem, tem a opção de implementar o DBaaS, simplificando os processos necessários para a disponibilização das informações por meio da internet. Outro benefício de optar pela migração para a nuvem é a consolidação do armazenamento, ou seja, bancos de dados de vários departamentos em uma grande empresa, por exemplo, podem ser combinados na nuvem em um único sistema de gerenciamento de banco de dados. Listando os benefícios:
- Serviço de banco de dados gerenciado
- Maior agilidade para as equipes de aplicação
- Redução da sobrecarga de gerenciamento do banco de dados
- Gerenciamento reduzido e simplificado do ciclo de vida
Como você observou, o DBaaS proporciona mais agilidade nas operações da empresa, além de prover maior segurança das informações, que são valiosas e precisam ser legalmente protegidas. Transforme seu banco de dados em um serviço. Quer saber mais sobre o assunto?
REFERÊNCIA: Foto: Pixabay: cloud-gcdf7eff40_1920_pixabay