You are currently viewing COMO DESENVOLVER A CULTURA DA INOVAÇÃO EM SUA EMPRESA

COMO DESENVOLVER A CULTURA DA INOVAÇÃO EM SUA EMPRESA

Hoje é o dia do Administrador, um agente fundamental para a criação de novas estratégias e práticas gerenciais. Esse é o motivo de termos escolhido esse tema, como um presente. Com o mundo todo falando de tecnologia, crianças (quase bebês) operando com smartphones, as empresas passam a acreditar que a cultura da inovação tem a ver com um diferencial  de produtos ou serviços. Nesse artigo você vai entender o que é essa cultura e de que formas ela pode fazer parte de sua organização de modo saudável e sustentável. Continue lendo.

O que é a Cultura da Inovação?

A cultura da da inovação deve fazer parte dos pilares básicos de uma organização, ou seja, da sua própria cultura. Mas o que é cultura da inovação? É uma nova forma de trabalhar e lidar com os processos da empresa sejam eles internos ou externos. É mais que ter potencial de ideias, é ter capacidade de expandir para todas as áreas da organização o pensamento inovador.

O Principal Pilar da Cultura da Inovação

Você sempre ouve falar em missão, visão e valores. Pois eles são pilares da cultura da empresa quando constituidos no âmago do que a empresa realmente deseja e o seu motivo de existência. Num revorte menor, todos os processos da empresa devem ter como princípio a cultura de inovação: os processos, produtos, serviços, interações com clientes e colaboradores de forma que essa postura de inovação da empresa seja observada e apreendida por todos.

Como Preparar a Empresa  para a Cultura da Inovação

Antes de implantar o programa de inovação, a empresa deve trabalhar o assunto internamente. Depois, pode começar a olhar para fora, até que esteja finalmente apta a colocá-lo em prática. Confira a seguir o passo a passo:

  1. Envolva toda a Equipe: O primeiro passo para se preparar para desenvolver um bom programa de inovação é envolver toda a equipe. Isso inclui pessoas de diferentes áreas, que possuam perfis distintos. É bom combinar, por exemplo, colaboradores mais criativos e outros mais analíticos. 

É importante contar também com diversos níveis de senioridade. O objetivo é ter uma avaliação mais ampla sobre os objetivos da empresa. 

Criar um ambiente plural e aberto a novas ideias, aliás, é um dos pilares para desenvolver uma cultura de inovação.

  • Você já parou pra pensar que dentro da sua empresa pode haver muita ideia inovadora desconhecida. Isso não é utopia. De fato, pense em quantas noticias sobre operários de chão de fábrica que não apenas ajudaram a resolver problemas, mas trouxeram ideias para melhorar os processos. No filme O Menino Que Descobriu o Vento, William Kamkwamba (Maxwell Simba) foi um garoto inteligentíssimo, autodidata, que descobriu um método de criar energia eólica no meio das terras áridas do Malawi. E ninguém prestava atenção nele. História real. Converse com sua equipe, abra as portas da comunicação e do incentivo, peça ajuda e valorize as opiniões. Isso é intraempreendedorismo.
  • Ofereça Capacitação: Outra maneira de trabalhar as bases para montar um programa de inovação na empresa é capacitando os seus colaboradores.

Sem dúvida a equipe conhece bem os objetivos da empresa e também os seus processos de trabalho. Mas, quando se fala de inovação, é importante investir em capacitação específica sobre esse assunto. 

Workshops, cursos e palestras que falem de inovação e expliquem sua importância vão ajudar a engajar os colaboradores. E é possível ir além, tratando também de temas complementares, como empreendedorismo. Além disso, participar de eventos de inovação também pode ajudar a entrar em contato com o ecossistema e a aprender sobre os principais temas que compõem a inovação.

  • Conecte-se com o Ecossistema

Depois de trabalhar a inovação internamente, é hora da empresa olhar para fora e fazer conexões com o ecossistema de startups. Com esses jovens negócios, é possível fazer parcerias para aproveitar as ideias mais inovadoras do mercado.

Para fazer esses contatos, há uma série de ações que a empresa pode implementar. Participação em eventos e parcerias com hubs de inovação, que conectam empresas a outros players, como startups, investidores e universidades, são algumas formas. 

Isso faz parte do que chamamos de inovação aberta, uma maneira de expandir o conceito de inovação, tornando-o mais colaborativo.

  • Realize Uma Transformação de Alto Impacto

Com essas mudança, que favorecerão a cultura da empresa, ela pode se desafiar para uma transformação de alto impacto, com a cultura da inovação.

Agora, ela pode criar novos processos, produtos e serviços, e colocar em prática não só o programa de inovação, como também outras iniciativas, como business hacking, sprints de design e squad de inovação, só para citar algumas.

Agora que você já sabe como preparar sua empresa para receber um programa de inovação e adotar uma nova cultura, que tal falar com a MR Soluções para ajudar a facilitar os seus processos tecnológicos?

Deixe um comentário