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AS PRINCIPAIS DOENÇAS OCUPACIONAIS E COMO ELAS IMPACTAM NA SAÚDE MENTAL

Setembro amarelo tem a ver com uma causa importante e por isso no artigo de hoje vamos trazer para você, uma questão que muitas pessoas podem não valorizar, mas que se não tratada, pode incorrer em danos até irreparáveis e tragédias. São as doenças ocupacionais. Leia e entenda.

O ministério do trabalho publica regularmente indicadores sobre os acidentes de trabalho, o que são uma fonte de doenças ocupacionais. A negligência no uso de equipamentos de segurança, as distrações e outros fatores fazem com que as pessoas tenham danos físicos, as vezes, afastando-as do ambiente de trabalho.

Esse fato em si pode gerar medo de perder o emprego após o retorno. Sensação de inutilidade e outros sentimentos negativos. Mas não é somente essa a fonte das doenças ocupacionais. Como você viu na capa desse artigo, a foto mostra pessoas estressadas e talvez com sobrecarga de trabalho. Situações assim demandam discussões e conflitos que, se a equipe não souber gerenciar, pode gerar doenças ocupacionais não físicas. Vamos explorar mais sobre isso.

As doenças ocupacionais devem estar entre uma das prioridades da área de recursos humanos, dos gestores e dos colaboradores. Então, independente do seu papel, este artigo vai ser muito útil.

O que São Doenças Ocupacionais

São complicações de saúde física ou psicológica, que tenham sido motivadas pelo exercício do trabalho de um profissional.

Para se ter uma ideia da gravidade do problema no país, a média de afastamentos anuais, segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência Social varia entre 250 a 300 mil, sem contar os acidentes de trabalho. Para ver os indicadores de acidentes de trabalho 2020, clique aqui.

Para criar um plano de ação preventivo para sua empresa ou entender o assunto, continue lendo.

Como as Doenças Ocupacionais são divididas?

Doenças ocupacionais são divididas em dois tipos:

  • Doenças profissionais: são aquelas motivadas por movimentos repetitivos ou, ainda, por meio da exposição a agentes nocivos a saúde;
  • Doenças do trabalho, que se resumem àquelas causadas por uma atividade específica e relacionada ao trabalho, como sobrecarga e ruídos excessivos, entre outros.

Para esclarecer, o próximo tópico apresenta exemplos de doenças ocupacionais.

Atualmente as principais doenças ocupacionais são:

  • LER/DORT;
  • Dorsalgias;
  • Transtornos mentais; 
  • Transtornos das articulações; 
  • Varizes nos membros inferiores; 
  • Transtornos auditivos.

A seguir, entenda cada uma delas.

LER/DORT

Ambas as siglas são usadas para definir as “Lesões por esforços repetitivo” e os “Distúrbios osteomusculares”,  relacionados ao trabalho — como tendinites e lesões de ombro, entre outros locais do corpo, essas doenças ocupacionais tendem a ocorrer por meio dos movimentos repetitivos e também a partir da postura inadequada durante o trabalho.

Para tratar o problema de maneira preventiva é importante cuidar do mobiliário da empresa, assim como estabelecer intervalos para atividades de alongamento.

Além disso, incentivo à prática de atividades físicas pode ajudar a fortalecer a musculatura dos seus colaboradores, garantindo mais força e resistência aos membros.

Dorsalgias

Esse é um termo que designa as condições que podem causar hérnias de disco e problemas de coluna no geral. Costumam ocorrer também por conta de movimentos repetitivos na rotina ou, ainda, pelo uso excessivo de força no tronco e durante o levantamento de produtos pesados.

A postura inadequada é outro fator que desencadeia as dorsalgias. Por isso, as medidas de prevenção são similares às vistas no tópico anterior. 

Transtornos mentais

“Transtornos mentais e do comportamento relacionados ao trabalho são aqueles resultantes de situações do processo de trabalho, provenientes de fatores pontuais como exposição a determinados agentes tóxicos, até a completa articulação de fatores relativos à organização do trabalho, como a divisão e parcelamento das tarefas, as políticas de gerenciamento das pessoas no trabalho e a estrutura hierárquica organizacional”.

Sinais e Sintomas dos Transtornos Mentais

  • Gerais: insônia, “dor nas costas”, uso regular de substâncias psicoativas (álcool, drogas e tranquilizantes);
  • Físicos: astenia (debilidade generalizada), dores abdominais, dores musculares, dores articulares, distúrbios do sono, distúrbios do apetite, entre outros;
  • Emocionais: irritabilidade, angústia, ansiedade, excitação, tristeza, choro frequente, sentimentos de mal-estar indefinidos, entre outros;
  • Intelectuais: distúrbios de concentração, distúrbios de memória, dificuldades para tomar iniciativas ou decisões etc.
  • Comportamentais: modificação dos hábitos alimentares, comportamentos violentos e agressivos, isolamento social, dificuldade para cooperar, entre outros;

Os transtornos mentais muitas vezes são decorrentes de situações que a vítima não consegue lidar. Pode ser originar no ambiente de trabalho ou não, por isso, há necessidade de investigar e dar atenção ao fato.

A necessidade de equilíbrio no ambiente de trabalho

Transtornos das articulações

A partir de uma rotina pautada pela postura inadequada, movimentos repetitivos, obesidade e sedentarismo, muitos profissionais podem se lesionar no exercício da profissão, e a isso pode ser dado o nome de transtorno das articulações. 

Para prevenir esse tipo de problema na empresa, é importante que o mobiliário esteja adequado, que os esforços físicos sejam equilibrados e se programem pausas para descanso e alongamentos.

Um programa de incentivo à prática de atividades físicas é também uma boa solução, lembre-se disso.

Varizes nos membros inferiores

Normalmente, as varizes nos membros inferiores Geralmente essas comorbidades atingem pessoas que trabalham muito tempo em pé ou sentadas, mas com pouca movimentação. Sedentarismo é também uma causa comum desse fato.

Transtornos auditivos

Os transtornos auditivos são muito comuns de se evoluírem para a perda auditiva. Eis alguns fatores que podem influenciar esse processo.

  • Exposição a ruídos contínuos e/ou elevados;
  • Exposição a produtos químicos — solventes, em particular, como tinner e tolueno, entre outros.

A prevenção é importante e se dá através do uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) de isolamento de ruídos, como protetores auriculares. 

Um bom sistema de ventilação, para ambientes fechados, também auxilia no combate à exposição de produtos nocivos, assim como máscaras faciais.

Como você viu no artigo, entre as principais causas das doenças ocupacionais estão:

  • Movimentos repetitivos;
  • Postura inadequada;
  • Pressão psicológica
  • Levantamento exagerado e excessivo de peso;
  • Sedentarismo;
  • Pressão por resultados inatingíveis, especialmente;
  • Assédios no ambiente de trabalho;
  • Situações de alto nível de estresse;
  • Exposição a ruídos e/ou agentes nocivos à saúde, como produtos químicos.

A seguir, você verá alguns meios preventivos para as doenças ocupacionais.

Como Prevenir Doenças Ocupacionais?

Além das orientações que você viu nos tópicos anteriores, uma empresa pode ter um planejamento preventivo para as doenças ocupacionais, proporcionando um ambiente e oportunizando a qualidade de vida dos colaboradores. Que tal pensar nisso?

  • Conforme você viu no artigo, conscientize suas equipes sobre a importância de agir de modo a não correr os riscos apontados aqui;
  • Implemente e reforce a necessidade de usar EPIs — ofereça treinamentos e realize palestras para que todos entendam a importância do tema;
  • Padronize os processos para que eles se tornem mais objetivos, simples e seguros;
  • Realize, periodicamente capacitações;
  • Proporcione e solicite exames médicos periódicos para atestar a saúde dos profissionais;
  • Promova o consumo e a prática de hábitos saudáveis na rotina (dentro e fora da empresa);
  • Desenvolva ações de ginástica laboral para os profissionais;
  • Abra um canal de comunicação rápido e funcional com o RH, para que seus especialistas possam conscientizar e auxiliar os colaboradores.

Há um ditado que diz que a prevenção é o melhor remédio. A aquisição e retenção de talentos valiosos nas empresa está cada vez mais difícil. Esse artigo alerta para, se você tem uma equipe, a prevenção de doenças ocupacionais é uma das formas de manter a sua equipe. Ao mostrar que valoriza a qualidade de vida no trabalho como foi exposto no artigo, os colaboradores se sentem mais motivados.

O ambiente de trabalho exerce muita influência na vida. Assim, que a missão das empresas possa incluir o exercício de uma boa influência e com isso manter suas equipes saudáveis, felizes e produtivas. Se quiser automatizar os processos de trabalho e ganhar tempo para atividades de relaxamento no trabalho. Fale conosco. Até o próximo!