O universo corporativo tem sido lugar de muitas mudanças significativas e ágeis, pois quando falamos em tecnologia, uma área estratégica para o progresso corporativo, estamos falando de coisas inseparáveis. As adequações para continuar operando, incluem a adoção de estratégias como a digitalização, a digitização e a transformação digital. Quer saber a diferença entre elas? Continue lendo.
Esses três termos, embora pareçam sinônimos, quando analisados de modo mais profundo, revelam seus conceitos distintos. Entendê-los significa um processo assertivo de tomada de decisão. Veja por quê.
O primeiro trata do processo de transformar dados físicos em digitais. Na prática, é a digitalização de documentos físicos para serem guardados em pastas do seu computador ou em nuvem do Google. Coisa básica, mas não menos importante, uma que vez que é a partir da digitalização que o progresso continuou e os demais métodos foram surgindo.
Já o segundo termo, digitização, relaciona-se às alterações mais profundas dos modelos, processos e estratégias dos negócios e até da estrutura da empresa, que pode se modificar para atuar também no online. Aqui, há o uso inteligente das informações armazenadas na nuvem, possibilitando a criação de uma nova cultura organizacional, produtos e soluções para os consumidores e a atualização de sistemas internos e externos. Perceba que a organização se prepara para a transformação maior.
Finalmente, a transformação digital abrange uma jornada tecnológica mais completa, na qual já é possível aproveitar todo o potencial digital dos negócios, assim como assimilar novas ideias, softwares e tecnologias com facilidade. Ao final desse processo, o objetivo é que a instituição seja mais produtiva e capaz de entregar resultados cada vez melhores, mais confiáveis e com qualidade garantida, tendo a inovação como parte de seu ‘core’ e gravada na mentalidade da equipe.
Podemos arriscar a dizer que algumas empresas melhorar o seu modelo de negócio por vislumbrar um corporação digital que consegue fazer melhores entregas aos seus diversos públicos.
Como você percebeu, essas estratégias se complementam e ajudam as organizações a se ajustarem a um mercado cada vez mais emergente e rápido, que não espera os indecisos. O futuro é agora. Não é mais possível fazer planos para cinco anos.
As três combinações formam um tripé, motivo pelo qual se faz confusão sobre os conceitos e se tiram conclusões de que as empresas estejam prontas para atuar como um agente digital e em plenas capacidades, num equívoco conceitual e estratégico.
Entender esses termos é fundamental para obter sucesso nas tomadas de decisões e escolher os caminhos a serem percorridos. Se quiser saber mais sobre esse e outros assuntos sobre como você pode usar a tecnologia para ajudar sua empresa a crescer, fale conosco.
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