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Entenda Por que ter Infra-Estrutura não Garante o Sucesso.

Os sistemas de comunicação no mundo estão cada vez mais ligados a tecnologia, porém ainda é comum o pensamento de que se houver a estrutura é o suficiente para se atingir os objetivos. Nesse artigo você vai conhecer algumas áreas onde a tecnologia é subutilizada ou mal utilizada por falta de planejamento e estratégia adequados.

Você já parou para pensar se as estratégias devem sujeitar-se a estrutura organizacional, ou será que é a estrutura que precisa ser ajustada para atender às novas estratégias e a constante mudança mundial? Independente do perfil e porte de uma organização, existe uma discussão teórica sobre o assunto, que você pode pesquisar lendo o item 2.1 do artigo compartilhado aqui.

Talvez o caso mais recente e conhecido de prejuízo por falta de comunicação adequada, apesar da existência de uma estrutura é o da guerra entre Rússia e Ucrânia. A Rússia, possuindo um efetivo muito maior do que o seu alvo, além de um sistema de algoritmos especialmente desenvolvido para os seus soldados que foram preparados para usar seus tablets e identificar muito mais alvos, não conseguiu atingir esse objetivo. O sistema não funcionou.

Enquanto isso, o outro lado atacou sete vezes mais e se ateve a detalhes, provocando uma recuo da Rússia. Detalhes como enganar os drones que identificavam os soldados pela temperatura, através do uso de uma camada especial de um produto na farda. O que levou a essa reversão? O que leva uma organização que tem estrutura incomparável a perder para quem não tem?  Os detalhes e as estratégias assertivas. Continue lendo e veja exemplos de empresas conhecidas.

Saindo da esfera mundo e entrando na realidade nacional. Pense numa operadora de saúde. As maiores cobrem todo o território nacional e têm sistemas robustos de tecnologia da informação. Mas pense: você já viu ou ouviu alguém contar que pegou uma guia para exames e precisou liga num central para pegar o código ou a autorização para fazer o procedimento?

Essas empresa têm tecnologia de ponta em equipamentos, sistemas, mas não dão atenção a um detalhes que muda o conceito do usuário e respeito de sua própria satisfação.  Todo o investimento na estrutura peca por não disponibilizar um detalhe como o de ter uma guia digital (hoje temos assinaturas digitais de contratos, por que não de guias?). Imagine os usuários, através do aplicativo da operadora, receberem suas guias eletrônicas já com os códigos e assinaturas dos médicos e profissionais e a partir dele, apenas escolher onde e os horários onde quer ser atendido. Seria muito bom. Hoje as empresas da área da saúde gastam muito dinheiro com custos fixos por não investirem em soluções simples como essas, que são estratégicas, mas que precisam de uma adaptação na estrutura. Já encontrou algum ponto de similaridade com sua empresa ou com alguma experiência que você teve como usuário?

A tecnologia democratizou o mundo dos negócios. Hoje em dia fazer pesquisas com clientes é mais rápido e têm custos muito menores. Pesquisar necessidades e queixas dos clientes podem revolucionar as entregas que uma empresa faz. No exemplo acima, de um sistema robusto, pense em pequenas ou médias adaptações cujo investimento é diluído em pouco tempo e os processos passam a fluir melhor de imediato, refletindo na satisfação dos clientes e dos funcionários, que aliás são públicos que precisam ser ouvidos através de pesquisas. Muitos deles têm as soluções em suas mentes, mas as empresas não perguntam suas opiniões.

Para fechar o assunto sobre a importância de uma boa conexão entre estratégia, estrutura e comunicação, vale citar um fato curioso. Um certo juiz, ao receber um caso de divórcio onde um dos cônjuges afirmava que o outro tinha se apossado de todo o valor de uma venda de pinus da propriedade do casal havia mais de dez anos, decidiu solicitar para o órgão público responsável por imagens de satélites da localidade e dos períodos indicados. Esse juiz obteve fotos até diárias do período, que mostraram a existência daquela plantação de pinus. Uma prova incontestável que a tecnologia permitiu.

Conclusão:

Nesse artigo você entendeu a importância de definir estratégias relevantes para uma empresa ou organização. Também a importância de ouvir as opiniões dos públicos interessados (internos e externos), os quais podem ajudar a empresa a “enxergar” o caminho na busca das soluções e objetivos. Por fim, viu a importância da tecnologia para a implementação de estratégias inteligentes. Ao adquirir ou encomendar sistemas, é importante testar e garantir que eles vão funcionar durante a implementação da estratégia. O sucesso não depende apenas da tecnologia e sim de como a estratégia é elaborada.

Quer fazer certo mas não sabe como?