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FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DE MARKETING: MENOS INVESTIMENTOS E MAIS RESULTADOS.

Como é bem visível, a tecnologia é uma grande aliada do marketing mix. Dentro do P de Promoção, ela desempenha muito bem o seu papel de ferramenta que o marketing usa e chama de “digital”, facilitando a execução das estratégias e ajustando todo o processo de marketing modo mais eficaz, rápido e com menores custos, comparados à prática do marketing off-line.

O artigo de hoje vai explorar as Martechs e a grande contribuição que elas trouxeram para o mundo do marketing, não apenas como indicado acima, com a criação de ferramentas digitais. Você vai conhecer a evolução dos serviços, a aplicabilidade e até como sua empresa pode se apropriar dessas inovações para encontrada pelos clientes dos seus sonhos.

O que é uma Martech?

O termo descreve uma gama de softwares e ferramentas que auxiliam na concretização de objetivos ou metas de marketing, indo além do digital. Esse modelo de negócio existe para otimizar qualquer esforço de marketing e em qualquer canal.

O crescimento das martechs os últimos anos gerou sucesso nos negócios mais diversos devido a facilitação descrita acima, como também, o enriquecimento de empresários(as) do setor. Justo. Mas as notícias importantes não param por aqui. Vamos compartilhar com você o ranking do maiores crescimentos e por último, você vai saber as características das ferramentas mais usadas para o meio digital.

Veja as categorias que mais cresceram em 2020, comparado a 2019.

A categoria Dados foi a que mais cresceu. Fácil entender. Nas subcategorias governança, compliance e privacidade também ocupa o topo. Na era da informação, esse indicador tem muito a dizer sobre o cenário e sobre sua empresa. Simplificando, o marketing é uma ciência que trabalha com comportamentos e tendências. A enormidade dos dados gerados nos últimos anos, indica que uma empresa, mesmo pequena, pode dar a atenção necessária aos dados que tem e usar a tecnologia para crescer de modo organizado, consciente e inteligente. Valorizar a experiência e a jornada do cliente tem inicio quando se analisam dados.

Observe o gráfico a seguir e reflita sobre o quanto ainda não conhecemos sobre as soluções de marketing que podem fazer toda a diferença para o seu negócio (e para o meu).

Inicio de 2023. Imagine que o número de empresas já é bem maior, até porque a pesquisa que estamos usando foi divulgada antes da pandemia do coronavírus. Podemos concluir que para quase tudo tem uma solução do ponto de vista do marketing usando a tecnologia. E a solução que ainda não existe, pode ser criada a partir da necessidade latente. Ou seja, sua empresa não tem mais motivos para não crescer.

Vamos agora resumir algumas ferramentas que podem ser utilizadas por empresas de todos os tamanhos e com pouca ou nenhuma verba.

1. O Google Analytics é a ferramenta gratuita mais utilizada pelos profissionais de marketing digital. Ele tem como principal objetivo monitorar o tráfego de um site, e-commerce ou aplicativo.Dentro da plataforma é possível analisar relatórios-padrão e também customizar os dashboards de acordo com a necessidade do seu negócio. Além dos dados referentes à experiência do usuário, são fornecidas informações proprietárias do Google sobre a audiência, como idade, gênero, interesses, afinidades e segmento de mercado.

2. Com o SimilarWeb é possível analisar dados de tráfego de qualquer site ou aplicativo. Com estas informações é possível realizar um benchmark da concorrência, identificar novos competidores, descobrir novos mercados e mapear tendências. São coletados diariamente 5 bilhões de eventos que são categorizados e higienizados, ou seja todos os dados considerados ruins ou com problemas são excluídos. Entre as informações disponibilizadas gratuitamente estão:

3. O Google Search Console é uma plataforma gratuita para monitorar e preservar a presença de um site nos resultados de busca do Google. O Search Console oferece um dashboard completo com muitas informações importantes,que impactam diretamente no desempenho da página quando o foco é ranqueamento no mecanismo de busca do Google.

4. Hotjar: para melhorar a experiência do usuário de um site é importante monitorar as interações dos usuários com todos os elementos da página. A ferramenta Hotjar oferece um pacote completo para mapear a jornada do consumidor dentro do site: heatmaps, clickmaps, scrollmaps e vários outros recursos.

5. Google Tag Manager: implementar e administrar tags de acompanhamento de diferentes ferramentas de monitoramento pode ser uma missão complexa e normalmente envolve o time de TI. Para centralizar e simplificar a gestão destas tags o Google criou o Tag Manager.

6.  RD Station é uma plataforma completa de automação de marketing, com todas as funcionalidades necessárias para automatizar os processos de uma estratégia de Marketing Digital. Ela possibilita atrair visitantes ao site, transformar visitantes em oportunidades de negóc­io, relacionar-se com esses potenciais clientes, fechar vendas e analisar o ROI (retorno sobre investimento) de cada canal.

7. A Keyword.io é uma ferramenta que ajuda a descobrir quais são as palavras e termos que as pessoas estão digitando nos principais mecanismos de busca (Google, YouTube, Bing, Wikipedia, Ebay, Fotolia, etc). Ela utilizada os resultados do Google Autocomplete para gerar centenas de sugestões de palavras long-tail (cauda longa). Esta é uma ferramenta simples mas poderosa que pode contribuir para diferentes áreas do Marketing Digital como mídia paga, produção de conteúdo e SEO.

8. O Slack é um software de comunicação corporativa que permite a criação de canais que podem ser divididos por times, projetos, tópicos ou qualquer assunto que seja relevante e necessite de um canal específico como por exemplo um fórum de gestão de crise.

Um ponto forte do Slack, além de fortalecer a comunicação entre as equipes e organizar as informações e arquivos,são as integrações. Ele permite a conexão com diversos aplicativos como ferramentas de gerenciamento de tarefas, redes sociais, Google Drive, Dropbox, etc.

9. Trello: grande parte das iniciativas de marketing digital é multidisciplinar e envolve diversas pessoas e áreas, por isso fazer o planejamento e a gestão de todos os processos que estão em andamento é uma tarefa muito difícil. O Trello pode ajudar nesta missão. É uma ferramenta colaborativa para organizar projetos em quadros. Ele também disponibiliza um aplicativo para que você possa acompanhar os projetos onde estiver.

10. O Hootsuite é uma ferramenta criada para otimizar e automatizar o engajamento nas redes sociais. Em um único painel é possível gerenciar as contas de todas as redes sociais da empresa, monitorar menções, responder comentários, agendar posts e acompanhar palavras-chave importantes para o negócio, engajar a audiência, com o objetivo de encontrar novos leads e engajar influenciadores no mundo das redes sociais.

São quase infinitas soluções. Existem sistemas de gestão que conversam com plataformas de Marketplace, assim, o gestor organiza tudo num só lugar.  Se você acha que é muita informação, não colamos quase nada aqui, mas certamente sua empresa pode começar a usar a tecnologia de modo estratégico. O primeiro passo é analisar a infra-estrutura que ela possui ou que precisa para operar no modelo necessário. Então só falar conosco.