You are currently viewing NIVEL DE MATURIDADE EM TI EMPRESARIAL. SAIBA COMO ANALISAR.

NIVEL DE MATURIDADE EM TI EMPRESARIAL. SAIBA COMO ANALISAR.

Você já reparou que é comum empresas começarem pequenas e, com orientação, experiência e visão, crescerem e prosperarem? Todas as áreas da empresa vão amadurecendo com o processo. Nesse artigo, você vai conhecer informações valiosas para avaliar a sua empresa e perceber o que pode ser feito para ajudá-la a crescer no aspecto da tecnologia. Vamos lá?

A maturidade em TI da sua empresa está totalmente relacionada ao nível de autonomia que a mesma tem dentro do setor. Quanto maior o nível de maturidade em TI, mais estratégica a sua empresa consegue ser, com melhores condições de entregar um alto valor à organização.

Elevar o nível de maturidade em TI da sua empresa, deve ser um dos principais objetivos de um bom gestor. Mas, para que isso aconteça, é necessário não só investimento financeiro, como também depende do tipo de gestão e como a área de tecnologia é aplicada.

Entenda o que é nível de maturidade de TI

O nível de maturidade em TI pode ser definido como a mensuração das capacidades de uma organização. É por meio desse nível que a empresa saberá quão bem o seu negócio é suportado pela área de TI.

Se o nível de maturidade é alto, significa que esta unidade da organização está operando de forma eficaz, seguindo boas práticas, entregando serviços de qualidade e sendo capaz de se adaptar rapidamente às mudanças. Além de apresentar maior agilidade e conformidade às necessidades do seu negócio.

Ao analisar e medir o seu negócio, você vai descobrir a efetividade da operação e identificar o que é necessário para melhorar a sua performance para atingir os objetivos do seu negócio.

Veja a seguir as características e práticas que são analisadas na mensuração do nível de maturidade em TI:

  • Ambiente orientado à agilidade
  • Aumento exponencial de headcount (contagem de cabeças)
  • Dinâmica de entrega de serviços acelerada
  • Ritmo de crescimento

 Conheça os Níveis de Maturidade Possíveis de uma Empresa

É difícil encontrar uma empresa que não tenha objetivos de crescimento e melhor gestão de recursos. Se esse é o caso de sua empresa, torna-se importante saber em que nível de maturidade está a TI. Lembre-se que não se pode mudar aquilo que não se conhece. Nós vamos te ajudar nisso. Continue lendo.

 Nível 1: Comportamento Reativo

Nesse nível, a empresa, como o nome já diz, é reativa. Ela vai fazer os ajustes mínimos ou ficar atrasada em relação aos seus concorrentes por falta de atualização e visão de futuro. Veja as características e pense na situação de sua empresa.

  • alta dependência de um gestor e um auxiliar mais experiente;
  • gestão voltada ao operacional e sem foco estratégico;
  • falta de padronização de processos e adoção práticas apenas para soluções de problemas;
  • comunicação falha ou inexistente com outros setores.

Neste cenário, a área de TI não é vista como estratégica, embora ela seja.

Nivel 2: Atuação Preventiva e Mais Eficiente

 Nesse nível a empresa adota algumas práticas preventivas como:

  • previsibilidade de ocorrências e seus possíveis danos;
  • iniciativas estabelecidas para manutenção de estabilidade da infraestrutura;
  • controle contínuo de disponibilidade das ferramentas.

A diferença entre os dois primeiros níveis está na abrangência maior que o segundo tem, prevendo alguns possíveis transtornos de maior e menor poder danoso e aliando-os a outros voltados para a melhoria de desempenho. 

Em se tratando de atividades estratégicas no entanto, não há muita diferença entre eles. Empresas do nível 2, ainda recebem pouca atenção, com o setor de tecnologia não tendo participação em planejamento e objetivos globais.

Nível 3: Proatividade e Autonomia

Aqui, a empresa começa a adotar a gestão estratégica e a comunicação com demais setores e profissionais passa a ocorrer. 

Já é percebida a necessidade de outras áreas, no intuito de entregar maior valor ao seu trabalho e para a empresa. Com processos mais definidos, e uma padronização avançada, a autonomia dos setores que estão nesse nível são muito maiores.

Nível 4: Alto Poder Estratégico

Empresas nesse nível de maturidade em TI começam a perceber todo o potencial de uma gestão estratégica.

  • a empresa conta com o setor de TI como braço capaz de planejar e implementar inovação, ou pelo menos dar suporte próximo;
  • a área gera mudanças em outras, inclusive nas rotinas nativas e insubstituíveis (finanças, RH, faturamento e outras);
  • existência de regras de operação;
  • estruturação e integração total de processos com padronização e indicadores;
  • demais setores ganham produtividade e a organização ganha lucratividade por meio de projetos e planejamento que a TI lidera ou dos quais participa.

Nesse nível, inicia-se uma medição de desempenho, assim como dos seus componentes, com indicadores de desempenho bem definidos. Por conta disso, o trabalho deve seguir padrões de qualidade monitorados com frequência.

A diretoria alinha a governança corporativa à de TI, e a área de tecnologia passa a participar ativamente do planejamento global, sendo ativa na busca de suas metas. 

O gestor se permite mudar e passa a buscar estratégias preventivas na análise de riscos e aproveitar oportunidades de ganho de diferencial competitivo.

Nível 5: Independência

Esse nível exige um comportamento estratégico e estruturação de processos em um nível avançado. Por esse motivo, não são muitas empresas que o alcançam. Ele é controlado por um acordo de nível de serviço (SLA), no qual as partes oficializam questões da relação como recursos disponibilizados, direitos e deveres, objetivos e prazos e até mesmo penalizações por descumprimento de cláusulas. 

Esse nível exige tanto da equipe de TI e de sua gestão estratégica quanto dos profissionais que fazem parte da cúpula da empresa. Chegar nele exige uma jornada que inclui tempo e dedicação.

Ter uma visão de futuro e planejar é indipensável para alcançar os niveis elevados de maturidade

Como a MR Soluções Pode ajudar sua Empresa a Crescer na Maturidade

Independente do nível em que sua empresa se encontra, a MR Soluções pode ajudar a fazer um plano estratégico em TI, que vai integrar todas as áreas da empresa e melhorar os processos. Sua empresa vai economizar tempo com tarefas e reduzir custos.

O trabalho é completo e especializado e abrange desde um ponto de rede até a configuração e implantação de sistemas e servidores, além de oferecermos consultoria em gerenciamento, terceirização da TI e suporte para sua empresa se tornar mais competitiva.