No Artigo de hoje, dedicamos a pauta ao setor industrial. Mesmo que você não trabalhe ou não seja proprietário, vale acompanhar o movimento do mundo em torno da tecnologia.
Vale contextualizar. Então vamos fazer um resumo antes de entrar no tema especifico. Podemos dizer que a transformação digital culminou na indústria 4.0 e vai continuar contribuindo conforme você verá.
Os marcos importantes para trazer são as próprias características da indústria 4.0 – diversos processos manuais foram convertidos para o ambiente virtual e puderam ser automatizados e otimizados graças à tecnologias como aprendizado de máquina (machine learning), Big Data e outros.
Com a automação industrial e a integração de sistemas com auxílio de softwares específicos, a indústria experimentou grande avanço na integração de processos e consequente economia, escalabilidade, rastreabilidade e várias características que colocaram as indústrias da américa latina em situação mais competitiva.
Com o novo cenário impulsionado pela tecnologia, as indústrias podem comemorar a maior velocidade nas respostas às demandas do mercado, pelo ganho de eficiência operacional. Um ambiente que convida colaboradores a assumirem novas posições e desafios, mas com maiores recompensas. Ou seja, todos ganham.
Confira as principais tendências da transformação digital na indústria e saiba o que esperar para os próximos anos.
Fabricação orientada para o mercado
Conforme a transformação digital evolui e a tecnologia passa a ser parte da rotina das pessoas e empresas, a tendência é que os hábitos de consumo, as preferências e os comportamentos acompanhem essa evolução.
As mudanças rápidas muitas vezes dificultam o acompanhamento da demanda por parte dos fabricantes, tanto em inovação quando em volume de produção.
Em tempos em que se fala de “experiência do cliente”, é preciso mais do que competitividade da produção. Com isso, as indústrias realmente precisam olhar para o mercado. Mesmo que seu cliente seja jurídica, o que ele fornece fará parte de uma cadeia para chegar a um consumidor final que também quer uma experiência.
Nesse contexto, a fabricação consiste em entender o comportamento de compra através da análise de dados, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e demais tecnologias inteligentes para antecipar as necessidades daqueles que utilizam os produtos ou serviços do fabricante.
Assim, será possível implementar estratégias como controle de qualidade digital, monitoramento de localização de ativos e fornecimento automatizado de materiais para aumentar a eficiência operacional da indústria e entregar produtos de maneira mais rápida aos consumidores.
Cadeia de suprimentos previsíveis e consistentes
A economia está num momento flagrante de flutuação dinâmica de oferta e demanda do mercado. Na maioria dessas indústrias, quando há aumento, enfrentam complicações em suas operações, aumento do valor de matéria-prima, interrupções da produção e taxa de frete e entregas lentas.
Com a consolidação da Indústria 4.0 e modernização das fábricas, a tendência para contornar a situação será investir em soluções para tornar as cadeias de suprimentos e a logística mais previsíveis. Dentre essas soluções, estão incluídas: a substituição de tarefas manuais por automação, IA, sensores baseados em dados e demais recursos que possam auxiliar gerentes da cadeia de suprimentos a identificar padrões, otimizar as operações , redução de chances de erros e previsibilidade de demandas para melhor gerenciamento de estoque, redução de custos e prevenção de interrupções.
Serviços conectados
O que são serviços conectados? São ofertas adicionais baseadas em produtos habilitados para internet, como por exemplo, o controle remoto de máquinas e equipamentos da indústria, manutenção preditiva e automação inteligente.
No ramo industrial, a tecnologia conectada inclui integrar sensores, dispositivos conectados, softwares, diferentes cadeias de valor, fornecedores de mercadoria, logística, gestão de estoque, atendimento ao cliente, segurança, gestores de rede, trabalhadores e uma infinidade de outros agentes. As vezes é necessário desenvolver pequenas aplicações de interface, o que a MR Soluções desenvolve.
Para ilustrar, os dados coletados em cada ponto da jornada do consumidor poderão ser aproveitados para melhorar continuamente a qualidade dos produtos da indústria, bem como seus serviços associados (logística de frete, prazo de entrega, etc.). A coleta de informações em vários pontos, são centralizadas e analizadas, tonando-se informações de inteligência de mercado.
Assim, será possível criar uma melhor experiência para os clientes e oportunidades para os fabricantes obterem vantagem competitiva sobre seus concorrentes.
Fábricas Inteligentes
Também conhecidas como Fábricas do Futuro ou Fábricas Digitais, são indústrias que incorporam equipamentos e máquinas automatizadas em seus processos de modo a aumentar a eficiência e otimizar as operações.
Para que isso ocorra, sensores inteligentes rastreiam produtos e estoques, enquanto máquinas inteligentes, robôs e equipamentos habilitados para nuvem ajudam em tarefas complexas, agilizam as operações, fornecem dados em tempo real sobre as necessidades de manutenção e diminuem o tempo de entrega do produto até o consumidor final.
Indústria 5.0
À medida que a transformação digital continua a unir os mundos físico e digital, infinitas oportunidades para otimizar os modelos de negócio surgem. Por tudo ser muito rápido, muitas empresas estão começando a se preparar para a Indústria 5.0.
Essa nova revolução industrial traz uma abordagem mais colaborativa comparada a Indústria 4.0, capacitando o trabalhador conectado a ir mais longe rumo à digitalização e trabalho em equipe através da união de resiliência e agilidade com tecnologias flexíveis e adaptáveis.
Trata-se do reconhecimento de que os avanços robóticos, digitais e de automatização, bem como que o questionamento, os insights, a inovação e potencial criativo do ser humano são de igual valor no processo de fabricação.
Consolidação do 5G
Por fim, mas não menos importante, outra grande tendência da digitalização nas indústrias será a consolidação do 5G, que promete levar mais velocidade e conectividade, tanto para as empresas como para o consumidor.
Na indústria, o 5G poderá conectar praticamente tudo e todos, incluindo máquinas, objetivos e dispositivos, e, com isso, influenciar diretamente na Internet das Coisas e Inteligência Artificial e agilizar processos organizacionais.
Sua utilização será ainda mais evidente na rotina dos processos organizacionais. O uso dessa nova tecnologia, por exemplo, poderá eliminar o uso de grandes quantidades de cabos pelas redes ethernet, migrando sua empresa para redes sem fio.
Além disso, ela também poderá intensificar a velocidade da produção, habilitar o uso de tecnologias conectadas à fábrica (como a realidade aumentada e internet das coisas) e auxiliar na otimização de espaços físicos dentro das indústrias.
Para esse futuro, os serviços atuais da MR Soluções já são uma realidade. Por exemplo, toda a administração da infra-estrutura da TI: ERP, mensageria, segurança de rede, hospedagem, armazenamento em nuvem, monitoramento de segurança entre outros serviços indispensáveis para todas as indústrias.
Entre os serviços mandatórios para o futuro estão: bigdata e data analytics, blockchain, BI (business intelligence), Iot (internet das coisas), machine learning, realidade aumentada e realidade virtual, ERP, robótica, cibersegurança e cloud computing. Sobre esses dois últimos itens vamos falar para finalizar o artigo de hoje.
Cibersegurança
Conectar os diferentes setores da empresa e os sistemas utilizados é essencial na indústria 4.0. Por isso, os cuidados com a segurança são fundamentais tanto para as conexões internas quanto externas.
Com um número cada vez maior de criminosos digitais se aproveitando da digitalização e do maior acesso a dispositivos online para fazer vítimas, o uso de tecnologias focadas em cibersegurança, como antivírus e firewall, torna-se indispensável para mitigar riscos de fraudes e ameaças.
Cloud Computing
Como você viu nesse artigo, os dados na indústria precisam ser armazenados de forma cada vez mais rápida, integrada, eficiente e segura. Assim, a computação em nuvem está presente em um número cada vez maior de empresas fabricantes..
Esse tipo de computação traz diversas possibilidades, como banco de dados, diferentes armazenamentos, serviços e softwares personalizados conforme os recursos disponíveis na internet.
Na nuvem, os arquivos não ficam armazenados em máquinas, e sim em provedores online altamente criptografados. O alto grau de segurança permite que os usuários acessem os dados a partir de qualquer lugar ou dispositivo.
Para saber mais sobre cloud computing, cibersegurança, pequenas aplicações, hospedagem, terceirização e outros serviços, fale com um especialista.