O mercado de trabalho teve muitas e rápidas transformações nos últimos anos. Com o advento da pandemia, o movimento dos negócios, hábitos de consumo e jeito de trabalhar foram repensados. A área de TI é uma das que mais tem demanda por profissionais que estão escassos. Com isso, os salários são atraentes. A migração de carreiras começou! Leia o artigo para saber o caminho.
Antes de trazer as informações, fica o alerta que é necessário você testar o seu gosto pela área. Não basta querer entrar porque os salários são atraentes e sobram vagas. Toda área tem seus desafios. Então imagine se você muda de carreira e não pesquisa antes. Se não gostar de estar ali, quando surgirem problemas, vai ser mais difícil perseverar. E além disso, as entregas para os clientes e colegas de trabalho podem ser comprometidas por esse fator motivacional. Se faz sentido pra você, reflita sobre esse aspecto.
Depois de você fazer essa checagem através de conversas com quem trabalha na área, observar sobre as rotinas, velocidade das entregas, perfis mais adequados, você já sabe se é a sua ambição! Então vamos às melhores estratégias para você ter sucesso em seus objetivos.
- Escolha o curso certo
É muito importante fazer pesquisas até exaustivas antes de traçar os objetivos. A área de TI é ampla é a oferta de cargos também. Assim, pesquise o que faz cada um deles para incluir ou não em seu objetivo e saber qual o curso certo. Vamos listar alguns cargos para ter ajudar. Depois, vamos aos tipos de cursos.
Gerente de Tecnologia da Informação | Coordenador de Tecnologia da Informação |
Analista de Tecnologia da Informação | Trainee na área de Tecnologia da Informação |
Assistente de Tecnologia da Informação | Programador |
Diretor de Tecnologia da Informação | Consultor de Tecnologia da informação |
Supervisor de Tecnologia | Service Desk |
Além dessas áreas, para quem vai começar, há empresas que estão buscando até mesmo quem ainda não iniciou o curso superior. Com um curso de formação mais curto, já é possível iniciar em áreas como help desk e service desk por exemplo, recebendo o treinamento adequado por parte da empregadora, experimentar o jeito do segmento trabalhar e decidir s continua a investir na carreira.
Para cada área em que pretende ingressar, veja se é necessária a apresentação de certificados específicos. Já para os cursos superiores, você poderá optar por um bacharelado ou tecnólogo. Mas perceba que a qualidade do curso é muito importante, assim, verifique como ele aparece junto ao MEC (Ministério da Educação e Cultura).
Dedicação
Como você percebeu, a decisão de mudança exige esforço e dedicação. Além de fazer a pesquisa sobre a função, os objetivos possíveis, os cursos, é necessário dedicar-se a conhecimentos e habilidades inerentes. Não é o fato de fazer um curso que habilitam a pessoa. Ela precisa ir além da sala de aula e se desafiar com estudos profundos, testes e no caso dos profissionais de TI, é muito importante dedicar-se ao estudo do idioma inglês.
Na prática, é preciso se planejar e organizar uma agenda com os dias e horários em que vai s dedicar para cada atividade, mas atenção, execute o que planejou. Muita gente faz e não implementa e esse é um comportamento que se repete no dia-a-dia de trabalho dos profissionais. Então aproveite essa fase para melhorar as habilidades de organização, convivência, atitudes e novos comportamentos que a carreira de TI requer.
Quanto mais conhecimentos, habilidades e atitudes favoráveis o(a) candidato(a) tiver, maiores as chances. Além de ter, é preciso se conectar com pessoas que possam ajudar de fato. Não adianta ter dez mil seguidores em uma rede social se ninguém puder te ajudar. Assim, faça uma lista de sua rede de contatos e pessoas que até mesmo não são tão próximas e crie coragem de solicitar indicações ou requerer uma oportunidade. A MR Soluções está em expansão e tem a cultura de ajudar os iniciantes. Em nosso site, na área Junte-Se a Nós os candidatos podem se inscrever.
O Ciclo não Acaba
Essa é uma área bem dinâmica. A ciência de dados e a tecnologia, a junção dos softwares e a infra-estrutura mudam muito rápido, o que requer dos profissionais atualizações constantes. Assim, é preciso calcular investimentos na aquisição de novos conhecimentos. E como em toda carreira, é possível ir migrando de área, conforme aquele seu objetivo inicial.
Existem várias plataformas para você começar a estudar e ingressar na área de TI. Seguem algumas e, ao clicar no nome você será direcionado para a plaraforma. Google Atelie Digital, oferece cursos de várias áreas além dos de TI. A plataforma Brasil Mais, é dedicada a profissionais e estudantes da área de TI. Entre as opções disponíveis estão formações para uso de softwares básicos, como o Office. Também é possível prender a programar do zero, ou interagir com linguagens de programação e tecnologias famosas. A Digital Innovation One conta com um vasto repertório de formações para programadores. São ofertados cursos de perfil introdutório gratuitos com certificados, e pode conduzir o profissional ou estudante por um processo de formação bastante completo, do mais simples ao avançado. Existem várias outras opções, mas trouxemos algumas para você ter uma ideia.
Home Office e Disciplina
Para quem estuda a distância sabe que um dos principais requisitos é a autodisciplina e dedicação. Da mesma forma, trabalhar em home office exige esses comportamentos pois sem eles as entregas serão comprometidas. A mudança no mundo do trabalho exige essas mudanças de perfil dos trabalhadores.
Para fechar, é importante ressaltar a importância da atitude. Não adianta ter o conhecimento se ele não chegar a quem precisa. Assim, tenha coragem treine apresentações suas para empresas do ramo, a fim de encontrar a oportunidade. E se você tem uma empresa e ainda vai começar a estudar mais sobre TI para ser um estrategista melhor, conte com a MR Soluções. Até o próximo artigo!
Crédito da Foto: pexels-mart-production-7709270