You are currently viewing O QUE ESPERAR DA TECNOLOGIA EM 2023?

O QUE ESPERAR DA TECNOLOGIA EM 2023?

O futuro é incerto para muitas coisas que conhecemos e esperamos, e quando se fala em tecnologia, essa jornada significa transformação da sociedade e novos jeitos de pensar e tomar decisões. Por esse grande poder de influência é que escolhemos falar das tendências da tecnologia par o futuro próximo no artigo de hoje.

Em uma pesquisa realizada pela consultoria Deloitte no início de 2022 com 500 empresas, constatou-se que cerca de 96% daquelas que presentam 35%  do PIB, têm plano de investr fortemente em inovações tecnológicas e digitais para o curto prazo. Pensando nisso e já chamando para as tendências da área, vamos pintar um cenário.

Inteligência Artificial

Quando se fala em inteligência artificial, o que vem a mente são cruzamentos de muitos dados a fim de que uma máquina possa aprender. É o avanço do Bigdata e das técnicas muito avançadas de coleta e análise de dados que permite o processo do aprendizado.

A Inteligência artificial sendo usada com objetivos mercadológicos, planejamento, lazer e outros é uma realidade. A tendência é o uso refinado de dados, de cunho científico e desenvolvimento de novas tecnologias.

Computação de Alto Desempenho

Cada vez mais supercomputadores são produzidos ao redor do mundo para os mais diversos usos. Hoje as máquinas são dedicadas à computação em nuvem, inteligência artificial, pesquisa cientifica e processamento de dados para coisas rotineiras do dia-a-dia das pessoas e das empresas. O uso limitado como o envio de foguetes ao espaço é coisa do passado. Essa popularização de alto desempenho permite o armazenamento de uma infinidade de dados, governos podem manter e analisar bancos de dados essenciais para a criação e manutenção de políticas públicas. Além disso, hoje é possível a pequenas, médias e grandes empresas inovar, o que antes ocorria não raro em laboratórios.  Em outras palavras, o alto desempenho está acessível porque a tecnologia se tornou acessível. A tendência é melhorar cada vez mais o acesso.

Sistemas Que Ajudam as Empresas a Crescer

Desenvolver um centro de dados é algo inalcançável para a maioria das empresas, mas não para a Amazon, que investiu na diversificação do negócio e possibilitou que quase qualquer empresa alugue capacidade de computação por um baixo custo e desenvolva um novo negócio com base nessas oportunidades.

Por exemplo, com a plataforma Amazon Web Service (AWS), uma empresa pode utilizar as últimas tecnologias para conduzir testes e inovar mais rapidamente. Em 2014, a empresa abriu espaço de computação sem servidor com o lançamento do AWS Lambda, que permite que desenvolvedores executem códigos sem provisionar ou gerenciar servidores.

Com essa jogada de inovação e diversificação a Amazon dá um exemplo de competência. Vamos destacar a partir de agora, algumas táticas da Amazon, que levaram ao sucesso dessa empreitada e que desejamos que você, leitor, reflita sobre ela a fim de pensar sobre o seu cenário, seus objetivos e o que pode fazer parte de sua realidade e suas realizações futuras.

Parceria complementar: significa alavancar os ativos, compartilhando-os com empresas que atendem a mercados semelhantes, mas oferecem produto e serviços diferentes. No Caso da AWS, foram formadas parcerias estratégicas com a Adobe, que fornece plataformas de distribuição de mídia; ESRI, que oferece sistemas de informação geográfica, e Salesforce, que fornece kit de ferramentas de desenvolvimento, além de outros parceiros como Oracle e Symantec.

Propriedade Intelectual: utilizar um processo patenteado ou de propriedade particular para comercializar ideias de uma maneira que os outros não consigam copiar. A Amazon é conhecida por proteger sistematicamente suas inovações em gerenciamento de infraestrutura de tecnologia de informação complexa. A empresa registrou uma aplicação de patente inicial para  o Amazon Web Service que visava facilitar interações entre sistemas de computação em 2004, dois anos antes de ser lançada a AWS.

Produto Superior: produzir um produto cujo design, qualidade e/ou sejam excepcionais. A empresa compete com modelos de infraestrutura física pesada dos departamentos de TI tradicionais, oferecendo algo flexível, ágil, aberto e seguro. Para as startups significa ter a liberdade de alterar rapidamente a quantidade a banda banda larga, conforme necessidade.

Diversificação: acrescentar ou entrar em canais novos e diferentes. Ao desenvolver um novo negócio em torno do que antes era uma competência interna, a AWS diversificou o fluxo de receita da empresa controladora e ampliou sua base de clientes.

Como você viu, há um caminho de projetos e investimentos antes das facilidades chegar ao mercado. Pense em como essas facilidades podem poupar o tempo e recursos de sua empresa.

Dentre as tendências mais significativas estão os superapps – plataformas que oferecem uma grande variedade de ferramentas e serviços, para corporações ou consumidor final, em um único software. Os superapps são ferramentas “faz tudo” e não é por acaso que até 2027, o Gaertner prevê que mais de 50% da população global serão usuários diários de superapps.

Nuvem

A nuvem passou a ser facilitadora de acesso a serviços conhecidos como softwares e armazenamento, acessos a soluções como cloud gaming, realidade aumentada, realidade virtual de grande complexidade, acesso e análise de big data.

Por esses e outros motivos, a adoção em massa da computação em nuvem tem sido um dos principais impulsionadores das tendências tecnológicas mais transformadoras que se podia imaginar.

Como você viu no artigo de hoje, a tendência é o surgimentos de tecnologias cada vez mais facilitadoras das vidas de empresas e pessoas. Como no exemplo da AWS, se você é empresário, viu a necessidade de um plano coeso, das parcerias, da inovação e qualidade superior. Se sua empresa não tiver condições de investir e pesquisar, poderá usufruir dos superapps que já são uma realidade e cuja tendência é melhorar sempre.

REFERENCIAS:

Foto da Capa: Pexels

Conteúdo: 

Recortes do Livro: Dez Tipos de Inovação: a disciplina de criação de avanços de ruptura. KEELEY

https://canaltech.com.br/amp/mercado/um-olhar-sobre-o-que-esperar-da-tecnologia-em-2023/