Criatividade: uma palavra com muitas possibilidades. Ela tem sido mencionada mais frequentemente nos dias atuais, mas perguntas feitas há muito tempo foram respondidas com essa competência e no presente usufruímos de confortos advindos desse processo. Saiba como a criatividade e a tecnologia juntas nos trouxeram um admirável mundo moderno.
Num passado não muito distante, perguntas como “e se transformássemos a força do vento em energia elétrica?” “e se fizéssemos um trem inspirado no pássaro Martim Pescador que mergulha no mar com alta velocidade e economizando energia?”
Perguntas como essas foram processadas por mentes brilhantes e criativas, combinadas à tecnologia, culminando em benefícios incalculáveis para a humanidade e num ciclo que nunca acaba, uma vez que sempre haverá perguntas novas relacionadas a novas necessidades.
A discussão acerca da preponderância da tecnologia sobre o ser humano está sempre em pauta. Ao discutirmos o futuro do mercado de trabalho e quais profissões serão automatizadas, com robôs e programas substituindo pessoas, podemos ser direcionados à seguinte reflexão: diversos postos de trabalho serão extintos, mas muitos outros serão transformados ou criados e o ser humano será essencial em atividades que necessitem de empatia e sensibilidade.
Existem inúmeros exemplos de como a tecnologia viabilizou ideias criativas e inovadoras, mas para citar apenas um, na área de medicina, a impressão 3D é parte importante do diálogo sobre o aprimoramento de próteses. Nesse exemplo temos: a) a idéias inovadora sobre o processo de aprimoramento, b) a tecnologia disponibilizando ferramentas como sistemas e impressoras 3D, c) a prototipagem como um método ágil para testar a criação de um novo produto ou serviço, que é uma etapa do Design Think.
Aqui você percebe a necessidade de congruência entre criatividade, tecnologia e um método. Pensou em alguém para reger tudo isso? Sim, a liderança é fundamental para reger todos os componentes de um processo evolutivo, quer sejam pessoas ou outros recursos. É o líder que precisa estar à frente e preparar suas equipes e influencia-las para estar sempre atualizadas. Ele precisa de capacitações constantes e adequações de atitudes e comportamentos.
Complementando a ideia da liderança, chegamos ao papel exercido pelas empresas nesse processo. A necessidade ou pensamento criativo podem surgir a qualquer instante, em diferentes situações. Por isso, na busca pela solução de dores específicas da sociedade e do mundo corporativo, é fundamental que as organizações tecnológicas ofereçam ferramentas que permitam que as pessoas se inspirem, exerçam a criatividade e possam ir além. Criar programas com métodos para essa demanda é essencial.
O Mundo Bani oferece muitas possibilidades e as pessoas estão cada vez mais curiosas e abertas quando o assunto é tecnologia e inovação. Perceba que, se ainda não podemos saber ao certo o que o futuro reserva, ao menos podemos ajudar a moldá-lo, integrando, cada vez mais, tecnologia e humanidade. Quer levar mais tecnologia e criatividade para a sua empresa?
REFERÊNCIA
Tecnologia como fonte de impulso da criatividade. E vice-versa (meioemensagem.com.br)
Foto do topo:
Foto de Stas Knop: https://www.pexels.com/pt-br/foto/caneca-branca-em-fundo-vermelho-2916450/
Foto do corpo do texto:
Engenheiro demonstra o coração impresso em uma impressora 3D. Créditos: Shutterstock
Os impactos da impressora 3D na medicina – Olhar Digital