No artigo de hoje, vamos esclarecer o que é API e como você pode pensar na situação de uma empresa e inovar de forma simples, usando aplicativos que já existem e muitas vezes são gratuitos. Tem muita coisa na internet sobre o tema, mas vamos dar exemplos práticos para que você possa saber como usar em sua empresa voltar aqui depois para nos contar as mudanças feitas e os ganhos obtidos.
Você certamente já ouviu falar sobre as diversas aplicações que o Google oferece. Basta abrir a aba dos apps e verá além daquilo que imaginou.
Desde 2014 o Google Classroom está em operação. É um sistema de gerenciamento de conteúdo para escolas que procuram simplificar a criação, a distribuição e a avaliação de trabalhos. Como o nome já diz, é uma sala de aula virtual, que vai dependem em muito da criatividade do docente, que está vinculado a uma instituição e recebe o alinhamento
necessário. É possível até aplicar provas online sem a menor chance de cola. Ele permite que as escolas adicionem aplicativos menores ao ambiente, consolidando o conceito de API. O empurrãozinho ajudou as escolas mais tradicionais a pensarem que a inovação é possível e com custo baixo. Com a pandemia, esse recurso democratizou e educação, uma vez que vários setores puderam usa-lo para chegar até seus alunos.
Outro exemplo: lembra quando você está navegando em um site e a empresa fica numa rua que você não conhece? Navega mais um pouco e encontra o mapa. Daí fica fácil descobrir o endereço.
O Google Maps pode ser mostrado no momento da construção de um site. Esse aplicativo ainda permite que você mostre a sua localização em tempo real a alguém.
E o último exemplo é o do Correios, no qual um aplicativo maior permite que uma loja virtual use essa permissão através de um formulário onde o seu cliente ou ele mesmo calculam o valor do frete, considerando critérios de peso, volume e localização geográfica.
Agora visite a área de aplicativos do Google, reflita por alguns minutos e pense na empresa onde você trabalha ou na sua empresa. Não vai demorar você começar a ter ideias para soluções de alguns problemas ou estratégias de inovação ou melhoria.
Vamos ilustrar como se cria uma estratégia. Imagine que você trabalha na TI ou tem uma empresa de Transporte e Logística. Vocês já usam um sistema integrado de gestão (SGI), mas com o aumento da demanda durante a pandemia, a ameaça qie surgiu foi o aumento do roubo de cargas, o valor dos seguros subiram e as empresas de segurança não conseguem atender a demanda. O que é possível fazer? Usar o Google Maps para rastrear os veículos, através da interface de uma pequena aplicação. Se a empresa tiver um YMS (Yard Management System), ou Sistema de Gerenciamento de Pátio, que é um recurso de TI focado no controle do pátio da empresa via software, registrando fluxos de entrada e saída de veículos, armazenando históricos e oferecendo indicadores de performance (Key Performance Indicators — KPIs) confiáveis, poderá solicitar a interface para rastrear o produto desde o momento da coleta até o processo de tramitação no pátio e entrega ao cliente final.
Esses foram exemplos práticos que esperamos ajudem você a pensar na situação da empresa ligada a você. Ficou interessado em inovar?