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A LIDERANÇA É NECESSÁRIA NA GESTÃO DE TI?

Você já deve ter lido vários conteúdos sobre liderança. Eles sempre enfocam as qualidades individuais necessárias ao exercício da função. O artigo desta semana vai abordar como a liderança realmente é necessária em várias áreas, incluindo a gestão de TI em todos os tipos de empresas. Leia o artigo para ter essa nova visão.

Vamos iniciar o artigo com exemplos de situações reais para contextualizar:

Em uma grande rede de varejo farmacêutico do Paraná, o diretor comercial, tendo sob seus cuidados algumas gerências, fazia distinção no tratamento dos colaboradores de acordo com a área que ele gostava mais ou com aquelas que gostava menos. Em outra empresa, do ramo de consultoria, o diretor burlava questões éticas para fechar contratos e não supervisionava as atividades dos consultores, levando a muitas reclamações e claro, funcionários que imitavam o mau comportamento do líder. Numa empresa de serviços tecnológicos, a má gestão de pessoas e a falta de clareza quanto aos papéis levou colaboradores a sabotarem fornecedores por comportamentos agressivos e desrespeitosos, ameaçando a rescisão de contratos.

Os três exemplos que você viu são representam ameaças para os públicos diversos. Que tipos de ameaças? Desmotivação, redução da produtividade e até mesmo passivos trabalhistas. Você talvez se pergunte: mas o que eu tenho a ver com isso? Tudo, já que liderar tem a ver com pontos de vista e comportamento.

Liderar, talvez numa forma poética descrita aqui, é um verbo transitivo, que só pode ser exercido em conjunto e com objetivos. Existem vários conceitos sobre o tema, incluindo aspectos da neurociência, mas na rotina dos negócios, a prática depende muito dos estímulos. Assim, nossa primeira constatação: assuma quem você realmente é. Descreva seus pontos fortes e fracos, classificando-os entre ameaças e contribuições. Faça um plano de mudança de Atitude.

Uma segunda fase é conhecer a fundo e mapear ou desenhar os processos de sua empresa, seja ela MEI ou qualquer outro porte. Por que? Uma empresa opera com processos, desde os mais simples até os mais complexos. Uma empresa muito pequena, com uma pessoa apenas, opera com processos que envolvem fornecedores diversos, clientes. Nesse contexto, o relacionamento com essa rede de contatos é fundamental para conseguir boas negociações, indicações de fornecedores e clientes. Menos gente envolvida, mais necessário o bom relacionamento.

Outro aspecto para os pequenos: ter conhecimento do que quer, saber expressar até mesmo de forma técnica, por exemplo, ao contratar uma agência digital. É preciso ter tudo organizado e descrito de forma profissional e técnica a fim de que o fornecedor faça a entrega também de acordo com os objetivos.

Em uma empresa de porte maior, com departamentos, o líder precisa ter o olhar mais atento aos processos, pois eles se multiplicam, nunca se esquecendo que os processos sempre têm uma interface com pessoas. Esse líder precisa observar “como” as pessoas executam. Mesmo que não seja diretamente a função dele. Lembra do reality Undercover Boss? A fim de ter uma visão mais detalhada sobre as atividades de suas organizações, diretores executivos infiltram-se fingindo ser trabalhadores que ocupam cargos de níveis mais baixos. Durante o processo, eles têm a oportunidade de ver de perto a rotina dos funcionários, sua motivação, dedicação e opinião sobre a empresa, além do espírito de sua força de trabalho. No fim da experiência, muitos percebem que também aprenderam algo sobre eles mesmo e tomam decisões importantes para a empresa.

O Líder não precisa saber exatamente tudo, mas ele precisa saber como as coisas funcionam e quais as dificuldades inerentes em cada área. A interação como forma de demonstrar interesse. Uma interação respeitosa e digna de fazer parte de um longo processo de relacionamento.

Liderança na área de TI? É necessária? O que você acha? É uma área que exige técnica, metodologias de trabalho para desenvolvimento de soluções, resolução de problemas e comunicação impecável a fim de que uma pequena informação não se perca ameaçando o sucesso dos projetos. Numa outra situação, se sua empresa é micro, mas você precisa de um site, saber quais recursos tecnológicos são necessários e além disso, se você conseguir descrever todos os recursos que você pretende com essa poderosa mídia, seu site será um sucesso.

Conclusão: a liderança é fundamental em todas as empresas e na área de TI de de todos os segmentos não é diferente. Liderar tem a ver com conhecer, interagir e influenciar pessoas do mundo inteiro podemos dizer, a ajudarem o líder a ser mais eficaz.

No quesito conhecer, você pode fazer a lista mencionada no início do artigo; pode também solicitar um diagnóstico em sua empresa, a fim de conhecer o potencial tecnológico e as necessidades de adequações para atender aos objetivos estabelecidos para 2022. Se não há muitas pessoas envolvidas, ainda assim, é o líder que precisa conhecer. Se há pessoas envolvidas, elas ficarão felizes de saber que terão melhores condições para aumentar a produtividade.

Se você gostou desse artigo, saiba que e nosso blog há assuntos vários assuntos relacionados a gestão empresarial com foco em TI. Para fazer um diagnóstico em sua empresa, fale conosco.

Foto:  Pexels – Fauxels