Algumas empresas enfrentam dificuldades para elaborar ou implementar um planejamento estratégico eficaz. Outras até conseguem essas etapas mas não chegam na etapa de análise de dados e tomada de decisão para a continuidade da jornada. Por que isso ocorre? Será que existem soluções? Leia o artigo e descubra.
Há um ditado que diz: “quer ir rápido, vá sozinho”; “quer ir longe, vá acompanhado”. Para uma gestão empresarial eficaz, há a necessidade de contar com a co-participação de especialistas internos ou externos. O artigo vai discorrer sobre as consultorias externas.
A consultoria é um serviço de análise executado por meios próprios ou externos às empresas. Os seus principais objetivos são melhorar os serviços e a produtividade das entidades, através da utilização de know-how específico para a tomada de decisão.
O que uma empresa pode esperar ao contratar uma consultoria externa?
- Capitalizar o know-how e expertise existentes noutras realidades, aplicando-o à realidade da empresa;
- Tomar conhecimento das melhores práticas existentes no setor;
- Assegurar rapidez no processo de consulta;
- Ter a garantia na obtenção de resultados.
Tendo em vista dos motivos acima, elencamos alguns benefícios concretos para você analisar.
- Competência, know-how e experiência:
A consultoria externa alia o repertório dos especialistas aos conhecimentos novos e à experiência adquirida em outras empresas. Assim, permite dispor as melhores práticas na execução dos processos. Tal fato proporcionará uma visão externa e focada em resolver o problema ou em atingir os objetivos identificados e muitas vezes não vistos antes. Além disso, os consultores se obrigam a sempre buscar novas competências e novidades.
- Foco.
Cada especialista atua em áreas específicas. Assim, a empresa obterá resultados focados nas áreas que contratar. Isso é importante uma vez que, dependendo do porte da empresa, o desafio de ser um consultor interno, fazer parte de um comitê nem sempre funciona, uma vez que os profissionais geralmente têm outras funções.
- Preparação.
A identificação clara das necessidades, objetivos, metas, riscos e dificuldades a é essencial num processo de mudança. Uma consultoria disponibiliza essa preparação.
- Disponibilidade e Rapidez.
Um consultor externo atua com dedicação exclusiva e compromete-se com os resultados dentro do prazo estipulado no contrato. Devido à relação cliente/fornecedor, sente uma maior pressão e está mais disponível para cumprir o timing acordado. O mesmo não acontece com os recursos internos, já que tendem a focar-se mais nas tarefas do dia-a-dia da empresa.
- Racionalidade e Idoneidade.
Os funcionários tendem a tomar decisões emotivas e condicionadas por objetivos pessoais, como a concorrência por cargos internos. Já os consultores externos concentram-se em gerar resultados. Estão, por isso, Estão livres e neutros para decidir de forma racional, imparcial e objetiva.
- Objetividade.
Os especialistas em consultoria têm uma visão externa da empresa. A mesma está despojada de ideias pré-concebidas, o que é especialmente relevante na fase de diagnóstico.
- Parceria.
A consultoria externa implica um trabalho de parceria duradoura. Por isso, a experiência dos consultores conjuga-se com o know-how interno da empresa.
Por fim, uma consultoria provê o conhecimento de novas ferramentas de trabalho e até novos conceitos que ajudam a empresa a começar um processo de mudança d cultura.
Neste artigo, você acessou as vantagens que uma consultoria externa pode trazer ao seu negócio. Existem inúmeras! Às vezes, o sucesso de uma organização depende da capacidade que esta tem de captar as ferramentas que lhe permitem alcançá-lo.
A tecnologia pode ser vista como uma ferramenta que facilita todos os processos da empresa, seja qual for a necessidade. Está em dúvida sobre se isso é possível ou por onde começar?
FOTO DA CAPA: Kampus Production: https://www.pexels.com/pt-br/foto/consultando-consultoria-documentos-oculos-8441821/