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A IMPORTÂNCIA DE AVALIAR CENÁRIOS PARA PLANEJAR

A Análise de Cenários é um conceito amplamente difundido e que passou a ser utilizado como técnica de gestão. A ideia dessa metodologia é se apropriar de um conjunto de ferramentas a fim de imaginar possíveis cenários e eventos futuros que possam afetar a organização. A partir disso, a empresa pode elaborar estratégias para diferentes situações.

Vale lembrar que a situação atual tem impacto no objetivo futuro e o contrário também, assim, algumas ferramentas consideram a estrutura da empresa como parte do estudo de cenário.

Se você acompanha nossos artigos, já leu sobre a importância de minimizar ou eliminar os pontos fracos da empresa, como forma de manter a competitividade, o que pode envolver questões de inovação tecnológica.

A Análise de Cenários é importante para fundamentar as estratégias, por isso é de grande importância na concepção do Planejamento Estratégico. Sua principal função é analisar o macro (externo) e o micro (interno) ambientes nos qual a empresa está inserida, e identificar fatores futuros que são passíveis de ocorrer, possibilitando-se visão mais clara do cenário atual e permitindo a tomada de decisão mais fundamentada e assertiva. Para que isso ocorra, há várias opções de ferramentas e vamos compartilhar aqui uma bem conhecida.

Ferramenta

A metodologia mais difundida quando se fala de análise de cenários para o planejamento estratégico é a Análise SWOT, ou FOFA em português. A sigla tem seu significado em Strenghts (Forças), Weakness (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Como mencionado no inicio do artigo, o objetivo da ferramenta é estabelecer a análise do macro e micro ambientes.

Ela geralmente é estruturada em forma de matriz, o que facilita a visualização das informações que foram identificadas em cada ponto. A seguir, acompanhe um exemplo e veja como preencher cada quadrante da matriz.

A análise não acaba com o preenchimento da matriz SWOT. A próxima etapa determinar como as informações trazidas na matriz serão úteis na prática e para o planejamento estratégico, corroborando com os objetivos traçados. Será que é preciso ajustar objetivos? Essas e outras perguntas precisam ser feitas.

 Na prática, como você pode minimizar um ponto fraco? Vamos dar um exemplo. Suponhamos que um dos pontos fracos de uma empresa seja a mão-de-obra. A empresa precisa identificar o porquê desse fato. Pode ser o segmento que não requer colaboradores capacitados devido ao nível salarial e grau de dificuldade de execução das atividades. Mas pode ser também, falhas no método de recrutamento e seleção. Esse é um ponto importante a ser discutido, pois em segmentos como varejo, algumas áreas específicas apresentam esse problema de forma crônica.

Agora pense que, com o avanço tecnológico, a maioria dos trabalhadores de todas as área precisa ter competências focadas na operação de equipamentos tecnológicos.

Essa é uma área chave. Então, dependendo de qual seja a resposta para a pergunta sobre “qual a origem da fraqueza dos recursos humanos?”, a empresa pode mudar ou adequar os seus objetivos. E esse é apenas um item da matriz SWOT. Incluir o aspecto tecnologia em todos as áreas da empresa é fundamental, independente do setor de atuação. Os recursos humanos precisam ser pensados. As vezes o recrutamento precisa começar dentro de escolas de formação. Apesar de trabalhoso, evitam-se problemas futuros com falta de qualificação e alta rotatividade e assim por diante.

O que todos os gestores e empresários precisam lembrar no quesito RH, é a máxima que ensina que o líder precisa ser o exemplo, precisa ir na frente dos seguidores. Investir na técnica e ainda mais na humanização fará grande diferença.

Para que a matriz tenha mais confiabilidade, recomenda-se que ela seja construída por uma equipe e não por uma pessoa apenas.

Como você viu no artigo, o planejamento estratégico é fundamental para alcançar um futuro melhor para as organizações, e a matriz SWOT é uma ferramenta eficaz para fundamental esse processo de trabalho e alcançar a prosperidade da organização.

Como você já viu em alguns artigos, a tecnologia é uma área estratégica e que leva a empresa a aumentar as suas fortalezas e competitividade. Quer saber mais detalhes de como alcançar esse nível?

Fontes:

Foto da capa: 

https://img.freepik.com/fotos-gratis/empresarios-e-empresarias-encontrando-ideias-para-brainstorming_7861-3065.jpg

https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/portal-da-estrategia/artigos-gestao-estrategica/a-analise-de-cenarios-e-o-planejamento-estrategico