No artigo de hoje você já deve estar se perguntando: por que fala-se de futuros e não apenas futuro? Simples: há muito mais possibilidades.
A incerteza é a certeza do momento. Aliás, o mundo nunca ofereceu garantias de nada. Mas estatísticas mostram que não planejar não é uma escolha inteligente. Neste mundo phygital, exponencial e disruptivo, a prospectiva estratégica traz um novo fôlego ao planejamento empresarial.
Conhecida também como foresight estratégico, a metodologia visa capacitar pessoas e empresas a se prepararem melhor para os diferentes futuros que podem experimentar em médio e longo prazos.
Conceito
É o método que permite que os profissionais identifiquem as forças motrizes de mudança e ruptura que influenciarão os eventos futuros e permitirão criar diversos cenários de uma forma que revele sistematicamente os futuros possíveis, plausíveis e prováveis que estão à frente, mas com o objetivo final de visualizar e escolher o melhor, a fim de criar estratégias para construir este futuro a partir do momento presente.
Metodologia
Para você entender a técnica de modo claro, vamos compartilhar a metodologia criada na Universidade de Houston:
Framing – domain (enquadramento): é o início do projeto onde são definidos os objetos de estudo que chamados de domínio; escopo; stakeholders; escopo geográfico: local a ser estudado que pode ser empresa, bairro, cidade, estado, país, etc; o horizonte temporal – ou o intervalo de tempo – que pode ser definido de acordo com necessidade do cliente e setor de atuação; definição do mapa do domínio que são as categorias e sub-categorias que vão entrar no estudo;
Scanning… (escaneamento): condições atuais; histórico; tendências; perguntas-chave e questões; planos e intenções anunciadas pelos stakeholders; projeções e previsões relevantes de relatórios de forecasting).
Futuring/Forecasting: Drivers de mudança; pontos de partida e futuros alternativos.
Visioning: Escolha do futuro preferido e suas implicações após efetuar análises.
Designing/planning: oportunidades e opções. Planejamento das ações necessárias para se alcançar o futuro preferido.
Acting (Ações): implementação e evolução através da definição de objetivos, estratégias, recursos, tarefas, prazos, responsáveis e formas de mensuração.
Agora sua pergunta talvez seja: em quanto tempo se aplica essa técnica? Geralmente três meses, dependendo da agenda e envolvimento do cliente, que não é obrigatória, mas desejável já que seu envolvimento aumenta a possibilidade de sucesso na disseminação dentro da empresa e aplicação das soluções encontradas nas ações presentes. Este envolvimento acontece por meio de entrevistas com pessoas chave e workshops.
Benefícios do Foresight:
O uso do Foresight traz diversos benefícios e vamos elencar alguns para você ter uma noção.
– Incentiva a inovação e provê informações para a criação de estratégias.
– Antecipa e prepara a empresa para desafios e mudanças.
– Mitiga riscos.
– Identifica inúmeras oportunidades de mercado e de melhorias
– Gera visões de futuro.
– Torna a organização um agente de mudanças.
– Converte ideias de futuro em realidade.
Conheça a seguir, alguns exemplos de insights gerados em um projeto de Foresight:
– Mapeamento de entrantes e start-ups de outras frentes que estavam criando produtos e serviços que iriam tornar o produto do cliente caro e obsoleto a médio prazo.
– Novos mercados potenciais para produtos de um cliente aplicado à uma necessidade emergente.
– Oportunidades de criação de novos produtos em novos segmentos com a capacidade já instalada.
– Verificação de mudança de comportamento do consumidor em curso o que afetará profundamente o setor do cliente a médio prazo e identificação de mudança.
– Levantamento de empresas e start-ups com potencial para disruptar o mercado do cliente para aquisição ou adequação.
Como você observou, essa é uma metodologia que pode ser aplicada para qualquer tipo de assunto, empresa, produto, serviço e também para organizações de qualquer porte.
Concluindo, o Foresight é uma ferramenta poderosa para perpetuação das organizações e cada vez mais fará parte do dia a dia à medida que as empresas entendam que é preciso estar preparado para um mundo turbulento e com mudanças cada vez mais velozes.
Lembramos que a tecnologia está a serviço das melhores estratégias, por isso, é preciso criar o planejamento, identificando as melhores técnicas. Você vai observar que a tecnologia faz parte de tudo o que envolve a administração. No caso do foresight, quando o consultor decidir usar métodos ágeis, certamente trará algo digital que ajudara a equipe a entender a colaborar com o processo.
Quer criar novos futuros para a sua empresa usando a tecnologia?
REFERENCIAS:
Foto capa: http://www.freepik.com”>Designed by vectorpouch / Freepik</a
Imagem corpo do texto: Houston Foresight – Hines, Bishop, Roemro e Worrel