No artigo anterior, compartilhamos com você, informações relevantes sobre BI. Hoje trazemos esse assunto fundamental – o banco de dados – com o qual, as informações são transformadas em ativos importantes para a organização. Veja os tópicos:
- Definições de banco de dados
- Finalidade do banco de dados
- Importância de um banco de dados
- Como Construir um Banco de Dados Eficiente com o CRM
Gostou? Continue lendo e aplique em sua empresa.
Definições de Banco de Dados
Um banco de Dados é também conhecido como base de daods e caracteriza-se como um arquivo de texto, o qual é visualizado em forma de tabela e utilizado como um repositório de informações, geralmente alocadas em um sistema de computador.
Como você viu no artigo anterior, as informações precisam estar organizadas e estruturadas para que se faça uso delas. Essa atividade é feita dentro do banco de dados. O controle do banco de dados pode ser feito por meio de sistemas ou aplicativos.
Através dos sistemas mais utilizados no momento, o layout por meio de linhas, colunas e tabelas, se permite: acessar, modificar, atualizar, controlar, organizar e gerenciar as informações.
Empresas que trabalham com grande volume de informações como bancos e afins, precisam utilizar ferramentas de gerenciamento, a fim de evitar invasões e roubo de dados.
Importância de Um Banco de Dados Fora da Área de TI
Como ficou subentendido anteriormente, as bases de dados podem ser entendidas como grupos onde as informações ficam organizadas, assim, conclui-se que a finalidade deste sistema é estruturar as informações, integrando-as em sistemas para disponibilização ao usuário.
Ao falarmos sobre o que é um banco de dados de uma empresa e a importância para empresas fora do ramo de TI, é possível entender que existe uma alta relação com os motivos citados anteriormente.
Além disso é possível analisar dois pilares fundamentais para os bancos de dados em âmbitos gerais para empresas:
- Várias possibilidades no modo de buscar dados dos clientes, como por exemplo CPF, nome, telefone, e outros;
- Registrar histórico de relacionamento e fornecimento de produtos e serviços.
O primeiro possui uma relação maior com eventuais alterações nos dados requisitados pelos usuários da empresa.
Já o segundo, está ligado à segmentação das informações, facilitando a definição de estratégias de fidelização.
Como você viu, os dados, uma vez transformados em informações, passam a ser conhecimento e aprendizado dentro da mpresa para a tomada de decisão. O armazenamento de informações aumentam a competitividade.
O banco de dados permite que uma empresa tenha mais credibilidade pelos motivos entre outros:
- O armazenamento seguro das mais variadas informações;
- Alta capacidade de armazenamento de dados;
- Possibilidade de acessar as informações de maneira remota rápida.
Tipos de Banco de Dados
Abaixo elencamos alguns tipos em uso atualmente. Mas existem outros menos comuns que são adaptados para funções científicas, financeiras ou outras muito específicas. Vamos a eles.
- Bancos de dados relacionais: se tornaram dominantes na década de 1980. Os itens em um banco de dados relacional são organizados como um conjunto de tabelas com colunas e linhas. A tecnologia de banco de dados relacional fornece a maneira mais eficiente e flexível de acessar informações estruturadas.
- Bancos de dados orientados a objetos: nele, as informações são representadas na forma de objetos, como na programação orientada a objetos.
- Bancos de dados distribuídos: consiste em dois ou mais arquivos localizados em sites diferentes. O banco de dados pode ser armazenado em vários computadores, localizados no mesmo local físico ou espalhados por diferentes redes.
- Data warehouses: um tipo de banco de dados projetado especificamente para consultas e análises rápidas, como por exemplo, um repositório central de dados, um data warehouse.
- Bancos de Dados NoSQL: ou banco de dados não relacional, permite que dados não estruturados e semiestruturados sejam armazenados e manipulados (em contraste com um banco de dados relacional, que define como todos os dados inseridos no banco de dados devem ser compostos). Os bancos de dados NoSQL se tornaram populares à medida que os aplicativos web se tornaram mais comuns e mais complexos.
- Bancos de dados gráficos: armazena dados em termos de entidades e os relacionamentos entre entidades.
- Bancos de dados OLTP: é um banco de dados rápido e analítico projetado para um grande número de transações realizadas por vários usuários.
Um banco de dados requer um sistema que o gerencie (DBMS). Entre os mais populares estão MySQL, Microsoft Access, Microsoft SQL Server, FileMaker Pro, Oracle Database e dBASE. O destaque é o MySQL, que é o DBMS relacional de código aberto baseado em SQL.
Como Escolher e Construir o Melhor Banco de Dados
As vezes uma empresa opta por adquirir um sistema de banco de dados e nem mesmo o sistema de gestão dela está funcionando. O que recomendamos: fazer um mapeamento dos seus processos. Entrevistar os usuários, ouvir quais as dificuldades e até sugestões. Lembre-se que até empresas multinacionais erram por não ouvir os usuários e operadores de seus processos. Fábricas gastam milhares de dólares tentando resolver problemas e (eu já presenciei isso) quando decidem ouvir os níveis mais baixos da hierarquia, encontram a solução. Então, o mapeamento dos processos e os ajustes deles são importantes para que os sistemas funcionem e atendam as necessidades. Para saber mais sobre SGBD (Sistemas de Gestão de Bases de Dados), leia o artigo A Importância de Um Banco de Dados Para a Sua Empresa.
O artigo de hoje deixou clara a importância do banco de dados para o BI, a tomada de decisão e a segurança de dados. Em nosso blog você encontra vários assuntos de relevância para a gestão empresarial. Pesquise e aproveite. Você poderá também conversar com um especialista sobre esse ou outro assunto. Até o próximo artigo!