You are currently viewing MOBILIDADE TECNOLÓGICA NA GESTÃO EMPRESARIAL. SAIBA COMO ADOTAR.
Businessman reading newspaper in waiting area at airport terminal

MOBILIDADE TECNOLÓGICA NA GESTÃO EMPRESARIAL. SAIBA COMO ADOTAR.

Pense numa cena de aeroporto. A sala de espera está repleta de pessoas trabalhando. Isso é possível graças a mobilidade tecnológica. No último artigo falamos de homeoffice e hoje vamos fechar a temática com informações importantes sobre mobilidade e ao final, mostraremos os com cuidados que uma empresa precisa ter ao investir nessa área. Aproveite!

O que é Tecnologia Mobile?

Também conhecida como tecnologia móvel, permitiu o acesso a informações e a tarefas que antes só poderiam ser realizadas em locais estáticos, prejudicando a instantaneidade das mensagens a serem repassadas. Essa nova era de comunicação e mobilidade significa grandes avanços no jeito de trabalhar, se comunicar e viver.

A tecnologia mobile também permitiu a compactação e utilização de diversos serviços a partir de um mesmo equipamento, com a capacidade de compartilhamento amplo. Segundo uma pesquisa da revista Exame, o Brasil é o quinto pais em número de aparelhos celulares no mundo.  Mas a tecnologia mobile não se refere apenas a aparelhos de telefone. Ela já foi ampliada para designar equipamentos eletrônicos que sejam portáteis e possam receber tecnologia, como notebooks e outros.

Contudo, a tecnologia mobile vai além do hardware. Ela também está nos serviços online, programas, aplicativos e meios de contato digitais que podem ser utilizados durante a movimentação e o transporte. Neste sentido, podemos chamar de tecnologia mobile também:  

  • Aplicativos de banco Jogos
  • Aplicativos de rede social
  • GPS wifi
  • E tudo o que o nosso celular pode comportar.

Os telefones celulares deixaram de ser apenas meios de comunicação e ferramentas de trabalho. Grande parte das compras atualmente é feita através desses aparelhos, pela rapidez e acesso a dados dos produtos.  Além disso, com o avanço tecnológico, é possível consultar saldos de bancos, cartões de crédito e outros serviços essenciais.

Também facilitou o lazer, permitindo maior simplicidade para escutar músicas, ver filmes e acessar jogos.

Com esse cenário, pense nos ativos de TI de uma empresa. Ela investe em tecnologia e dispõe hardware para seus colaboradores em homeoffice. Eles, por sua vez, possuem seus aparelhos pessoais. Por questões de compliance e de segurança, o que a empresa precisa fazer para que esses ativos e a segurança da informação se mantenham íntegros? O que você acha?

O QUE SÃO ATIVOS DE TI?

São todos os itens, físicos ou virtuais, que compõem a infraestrutura de TI de uma empresa. Ou seja, tudo que é hardware, software, redes e outras tecnologias fundamentais para a continuidade das operações de quase todo tipo de negócio:

  • Elementos de hardware de infraestrutura, como servidores e data centers;
  • Softwares, aplicativos e sistemas, sejam eles desenvolvidos internamente ou licenças de terceiros;
  • Dispositivos físicos, como notebooks, computadores, modens, headset, mouses, teclados, telefones e impressoras;
  • Redes de computadores, link de dados;
  • Entre outros itens.

Pelo fato de estarem em todas as áreas da empresa, mesmo que todos estejam em homeoffice, os ativos de TI são estratégicos para as operações e tomada de decisão. Isso indica que a gestão desses ativos deve ser permanente e assertiva.

A gestão dos ativos de TI vai garantir não apenas uma operação eficaz, mas também, prevenir danos causados por ataques de criminosos cibernéticos. Essas medidas, como dito antes, são fazem parte de ações estratégicas para a perenidade e prosperidade da organização.

O QUE É A GESTÃO DE ATIVOS DE TI

A gestão de ativos de TI, também conhecida como ITAM (sigla para o inglês IT Asset Management), é um conjunto de práticas e processos voltados para um gerenciamento de hardwares, softwares, redes e outras tecnologias, de forma ágil, eficaz e segura.

Diferente da gestão operacional de TI, relativa à entrega de serviços de suporte e à otimização da performance do sistema, a gestão de ativos tem foco na implantação e automação de processos de gerenciamento de equipamentos e softwares, da compra ao descarte, uma tarefa complexa e que demanda tempo.

Gestão Operacional dos Ativos de TI

Mobilidade Tecnológica

A melhor maneira de gerir os processos tecnológicos, a mobilidade tecnológica com o máximo de segurança, é através dos serviços de armazenamento em nuvem. A MR Soluções, através de seus especialistas, conta com uma carteira de clientes fiéis e cresce a cada dia por prestar serviços confiáveis e exímios. Saiba mais sobre os benefícios dos serviços clicando aqui ou falando com um especialista.

REFERÊNCIAS: Teknisa.com

Vcx.solutions

Fotos: Pexels