Ao procurar serviços de consultoria de TI uma empresa geralmente busca orientação para manter seu negócio atualizado e competitivo no mercado, mas na maioria das vezes não sabe o e nem como pedir de forma organizada os serviços. No artigo de hoje, você vai saber mais sobre o que esperar para listar o seu plano de contratação de uma consultoria.
O QUE É CONSULTORIA DE TI?
O conceito desse termo gira em torno da ideia de aconselhamento. Com isso em mente pense que uma consultoria aconselha seus clientes sobre as melhores estratégias ou práticas ao utilizar uma infraestrutura de TI.
Assim como uma consultoria em qualquer área de conhecimento, o consultor faz primeiro um diagnóstico e uma entrevista com o cliente, a fim de saber da capacidade, dos objetivos e dos compromissos envolvidos no projeto. Outro aspecto é que, diferente das consultorias generalistas, o consultor de TI, geralmente é especialista em uma área chave, que são elas:
- Ambientes de nuvem,
- Implementação de sistemas de ERP e outras soluções de TI,
- Infraestrutura de redes,
- Sites,
- Softwares.
Uma consultoria de TI ajuda contribui para melhorias nos seguintes aspectos, entre outros:
- Foco da Equipe nas Suas Funções
Pense em quanto tempo você ou sua equipe já perdeu por se dedicar a tarefas operacionais como resolver um problema de redes de internet, configurações de equipamentos entre outros. É frustrante e prejudicial precisar que deixar as atividades principais para tentar resolver essas questões.
A consultoria em TI oportuniza que as atividades sejam implementadas corretamente, e assim, a equipe terá mais tempo para investir em suas funções principais e melhorar o desempenho e produtividade.
- Solução Rápida de Dúvidas
Contar com a expertise de um especialista é fundamental principalmente na fase de adaptação da equipe, quando podem surgir dúvidas ou dificuldades.
- Melhoria dos Processos Operacionais
Com uma consultoria de TI, você ganha a visão de um profissional, mapeada em relação a eficiência das operações da sua empresa e como elas podem melhorar.
Quem está no dia-a-dia as vezes não percebe a necessidade, mas em muitos casos, com a implementação de uma solução tecnológica simples o trabalho da equipe muda e evolui muito mais rápido. Quem ganha com isso? Equipe interna e clientes. A empresa fica mais competitiva.
- Melhor Custo Benefício
Manter uma área de TI internamente por significar um alto custo. Será preciso montar a estrutura de trabalho, contratar um profissional, pagar um salário, benefícios, encargos. Por isso, a consultoria de TI é um serviço eficiente se as demandas da sua empresa são mais pontuais e espaçadas e não precisam de intervenções constantes.
Lembre-se que além da consultoria, existe o serviço de terceirização de TI.
Investir em projetos por meio de uma consultoria em TI significa economia, eficiência financeira e mais competitividade.
- Melhoria do nível de Segurança da Informação
Um dos assuntos mais falados e também polêmicos atualmente é a segurança das informações disponíveis na internet, principalmente depois que entrou em vigor a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
A consultoria de TI faz uma auditoria para identificar pontos vulneráveis e cria um novo protocolo para a segurança da informação, o que inclui soluções contra desastre como um sistema de backup entre outras ações preventivas.
Para completar o processo de garantia da segurança, uma consultoria pode treinar os colaboradores sobre os protocolos de segurança.
- Aumento da Produtividade
Como você observou neste artigo, quando uma empresa disponibiliza os recursos de trabalho corretos para suas equipes, elas saberão como manter suas versões atualizadas sempre a mão e compartilhar informações de modo mais seguro e rápido entre usuários em qualquer lugar do mundo. E não é só isso. Por tudo o que você já leu sobre a TI, você sabe que ela quebrou fronteiras, encurtou caminhos e trouxe possibilidades de inovação para todos os tamanhos de empresas pois a produtividade pode melhorar e aumentar.
Uma consultoria de TI vai ajudar sua equipe a ser mais produtiva e conectada para se dedicar às metas de negócios e satisfação do cliente.
REFERÊNCIAS:
https://setting.com.br/blog
https://encontreumnerd.com.br/blog/