You are currently viewing CENÁRIOS ESTRATÉGICOS: COMO EXPLORA-LOS E USA-LOS EM FAVOR DE SUA EMPRESA?

CENÁRIOS ESTRATÉGICOS: COMO EXPLORA-LOS E USA-LOS EM FAVOR DE SUA EMPRESA?

Que o mundo dos negócios sofre mudanças constantes todos sabem, mas nos últimos dois anos, a intensidade e velocidade dessas mudanças talvez tenha a maior da história. O cenário mudou tão repentinamente que não estava em nenhum planejamento. Ninguém planeja uma pandemia. Esse artigo vai tratar da importância de analisar os cenários e escrever o planejamento de forma profissional. Mesmo que surjam imprevistos como o citado, a empresa estará melhor preparada para os desafios. Continue lendo e descubra por quê!

As empresas de médio e grande portes realizam planejamento estratégico ou anual. As micro e pequenas, de modo geral, trabalham mais na informalidade. Não escrevem o que pretendem e nem como vão conseguir atingir suas metas, que as vezes não são claras, o que complica toda a jornada durante o ano que vai começar. O primeiro aspecto do planejamento é: ele precisa ser antecipado aos fatos esperados. Agora é hora de planejar para 2022 e o futuro. Vamos começar?

Alvin Toffle, companheiro de pesquisas livros com Peter Drucker disse “Ou você tem uma estratégia própria, ou então é parte da estratégia de alguém.” O que isso significa? Que você precisa criar um diferencial para a sua empresa, que demore para ser copiado.

Vamos imaginar o planejamento como um GPS. A partir do destino desejado (Objetivo), ele traça a melhor rota a ser seguida (estratégias), de acordo com uma análise de cenários.

O desenvolvimento do planejamento estratégico baseia-se em esquemas de concentração de informações que influenciam os tomadores de decisões da empresa. Esse processo é composto por cinco etapas importantes que vamos descrever a seguir:

  1. Diagnóstico da análise ambiental

É a etapa do levantamento inicial das informações sobre a situação real da empresa. A partir dele é criado um mapa que orientará a formulação das estratégias. Esse procedimento identifica os aspectos internos e externos da companhia, coletando dados para que ela possa se antecipar às mudanças e se preparar para a ação em seus ambientes interno e externo.

Na análise interna, são examinados os pontos fortes e fracos da empresa através da participação de funcionários de diversos cargos e setores. Isso permite que o gestor avalie melhor as competências e deficiências da organização e formule um diagnóstico. Alguns conhecem esse trabalho como mapeamento de processos. Talvez você diga: “mas não temos recursos humanos para mapear”. Saiba que o SEBRAE e outras instituições são especialistas em fazer mapeamentos. Sempre que puder, delegue e acompanhe.

Já na análise externa, são detectadas as oportunidades e ameaças que podem interferir no desempenho da organização, assim como sua capacidade de adaptação às transformações do ambiente, antecipando-se aos seus concorrentes. Uma das ferramentas mais conhecidas para a visualização é a análise SWOT.

 

 

Observe que estamos falando de análise de cenários, quando os Objetivos da empresa já precisam estar bem definidos. 

2.  Diretriz organizacional

A segunda etapa do planejamento estratégico é a definição da direção, da empresa, ou seja, a missão e os principais objetivos. Pense que fazer uma missão não é produzir palavras bonitas, mas conseguir traduzir o verdadeiro motivo da existência da empresa.  Vale lembrar que aqui ela já precisa saber se será conservadora, moderna, contemporânea, ágil e pensar em suas características para construir os demais pilares, afinal, a visão vem com valores e visão. Falando em visão, vamos a próxima etapa.

3.      Análise de cenários estratégicos

A análise de cenários, terceira fase do planejamento estratégico, prática indispensável  para o desenvolvimento de  novas estratégias dentro da empresa. Nela se estudam os diferentes caminhos que a organização pode escolher tomar, ajudando a escolher aquele que melhor se adequa aos seus objetivos. Nessa fase e na anterior, é muito importante definir qual o lugar da tecnologia no negócio. Claro que é um lugar estratégico, mas defina em que áreas a TI será usada e quais as demandas. Peça uma consultoria em TI para auxiliar na tomada de decisão.

4. Implementação das ações estratégicas

Essa fase corresponde à execução das estratégias em favor do atingimento dos objetivos, além do cumprimento da missão definida. Paralelamente, é feito o monitoramento sistemático para medir se as metas estão sendo alcançadas.

5. Controle das ações estratégicas:

Nesta fase, são comparados os valores alcançados com as referências previstas, estabelecendo-se ações corretivas caso os ganhos estejam abaixo do esperado. Nela, empresas até mesmo mudam as estratégias conforme o resultado do monitoramento.   Os indicadores são medidores do planejamento e podem ser financeiros, de clientes, de processos internos, de aprendizado e de crescimento. Resultados inferiores possivelmente indicam necessidade de rever objetivos e estratégias à realidade da empresa. Em outras palavras, planejar de forma estratégica é um exercício contínuo.

Estamos também, sempre a disposição para auxiliar as empresas na área de TI e fazerem de seu planejamento estratégico, uma referência