Nos últimos meses você tem ouvido falar sobre a ameaça da falta de recursos humanos na área de TI por diversos motivos: o efeito da pandemia com os homeoffices, empresas com novos modelos de negócios online, entre outros. Já escrevemos sobre o assunto em nosso blog. Hoje vamos mostrar experiências de empresas de diferentes segmentos com a terceirização. Aproveite!
A Embraterm Tratamentos Térmicos é uma empresa que oferece soluções em tratamento térmico para indústrias dos ramos metal mecânico e automotivo. Os serviços de tratamento térmico de superfície englobam beneficiamento, ensaios de dureza, revenido, coalescimento entre outros. Há oito anos a empresa optou por terceirizar a área de TI com o objetivo de “reduzir o custo operacional e terceirizar os problemas”, conforme Roberto Koda, proprietário da empresa. Com a terceirização, a empresa teve suas expectativas superadas, uma vez que os ganhos foram: “redução do custo operacional, maior rapidez nos processos, backups precisos, consultoria técnica e parceira”. A empresa terceirizou a hospedagem em datacenter, administração do servidor e TI.
A Univen é uma representante e distribuidora de equipamentos para healthcare e veterinária, além de soluções para odontologia com equipamentos, softwares e fluxo de trabalhos. Além disso, a empresa oportuniza treinamentos através uma edtech. Com toda essa gama de soluções e perfis de clientes que precisam de atenção personalizada e agilidade, foi necessário fazer um plano estratégico que visava entre outras coisas: redução de custo, aumento do escopo de atuação, redução do risco de turnover de colaboradores e ganho de knowhow através de empresa parceira. Com três anos de terceirização, segundo a direção da empresa, ela está obtendo os resultados daquilo que planejou. A Univen terceirizou o mesmo escopo que a Embraterm.
O HVB, Hospital Veterinário Batel possui uma grande estrutura com laboratório de análises clínicas disponível 24 horas, consultórios, sala de emergência, incubadora, salas de raio-X e ultrassonografia, área de internação para cães e gatos e UTI e estacionamento. É possível imaginar o grande fluxo de trabalho, a necessidade de perícia em todos os processos, além da responsabilidade de manter os dados de tantos pacientes armazenados de forma segura e duradoura. Além disso, os procedimentos, alguns dependentes da tecnologia, precisam funcionar perfeitamente. Com essas credenciais, o hospital optou por terceirizar a área de TI há dez anos, buscando a tranquilidade necessária. Em sua análise, através da dra. Raquel Sillas, a empresa concluir que foi uma excelente escolha. Além de todos os ganhos, os processos são mais rápidos.
Como você observou, terceirizar a TI é uma decisão estratégica e quanto mais passa o tempo, mais resultados a empresa vê em seus gráficos. Ficou interessado?